AGT anun­cia pa­ga­men­to do IVA

A par­tir de Janeiro co­me­ça a ser im­ple­men­ta­do de for­ma pro­gres­si­va a uti­li­za­ção do im­pos­to

Jornal de Economia & Financas - - Finanças -

A par­tir de Janeiro de 2019 co­me­ça­rá a ser im­ple­men­ta­do de for­ma pro­gres­si­va no sis­te­ma tri­bu­tá­rio an­go­la­no o Im­pos­to so­bre o va­lor Acres­cen­ta­do (IVA), re­sul­tan­te de um pa­co­tes de me­di­das à se­rem im­ple­men­ta­das pe­la Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT).

O IVA um im­pos­to aplicado a produtos, ser­vi­ços, tran­sac­ções co­mer­ci­ais e im­por­ta­ções, con­tu­do se des­co­nhe­ce ain­da o mo­de­lo que o Go­ver­no vai adop­tar para o re­gi­me fis­cal an­go­la­no, que ac­tu­al­men­te in­cor­po­ra um re­gi­me mais sim­ples do Im­pos­to de con­su­mo.

A van­ta­gem para o sis­te­ma fis­cal an­go­la­no é o alar­ga­men­to da ba­se tri­bu­tá­ria . A adop­ção da me­di­da por par­te de paí­ses em via de de­sen­vol­vi­men­to tem ser­vi­do co­mo uma im­por­tan­te fon­te para au­men­tar a ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas fis­cais do Go­ver­no.

An­go­la é o úni­co país da co­mu­ni­da­de de paí­ses da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral(SADC), onde os con­tri­buin­tes não to­ma­ram con­tac­to com o IVA, co­nhe­ci­do co­mo um dos im­pos­tos mais co­me­di­dos para as melhores pra­ti­cas in­ter­na­ci­o­nais de tri­bu­ta­ção.

Por is­so uti­li­za­do am­pla­men­te por paí­ses com dis­tin­tas es­tru­tu­ras eco­nó­mi­cas, es­tá­gi­os de de­sen­vol­vi­men­to e ca­pa­ci­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Or­gão da Ad­mi­nis­tra­ção fis­cal quer alar­ga­men­to da ba­se tri­bu­tá­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.