Obras in­te­gra­das da ci­da­de ar­ran­ca­ram no bair­ro La­ge

O pro­jec­to es­tá a ser exe­cu­ta­do por um con­sór­cio cu­ja con­sig­na­ção teve lu­gar no mês de Ju­nho des­te ano e pre­vê 100 qui­ló­me­tros de in­fra-es­tru­tu­ras in­te­gra­das e ou­tros 17 km de re­de de abas­te­ci­men­to de água

Jornal de Economia & Financas - - Infra-estrutura -

Acons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras in­te­gra­das do Lu­ban­go, ca­pi­tal da Huí­la, con­sig­na­das a 20 de Ju­nho des­te ano, ar­ran­ca­ram es­ta se­ma­na, com a re­mo­ção do as­fal­to an­ti­go, do bair­ro La­ge, uma operação que vai du­rar 36 me­ses.

Or­ça­das em 212 mi­lhões 682 mil 926 dó­la­res nor­te-ame­ri­ca­nos, os tra­ba­lhos vão ini­ci­al­men­te in­ci­dir so­bre o tro­ço que li­ga a es­co­la do I Ci­clo 27 de Mar­ço à ro­tun­da do ve­lho ci­ne-teatro Ar­co-íris.

À An­gop, o res­pon­sá­vel da em­prei­ta­da, Almeida e Silva, do con­sór­cio Oma­ta­pa­lo/Imo­sul, afir­mou que as obras ca­rac­te­ri­zam-se pe­la construção de novas vi­as, in­fra-es­tru­tu­ras de sa­ne­a­men­to para o es­co­a­men­to de águas plu­vi­ais, ilu­mi­na­ção pú­bli­ca e ins­ta­la­ção de re­des téc­ni­cas.

Re­fe­riu que as es­tra­das vão manter as di­men­sões an­ti­gas, que são se­te me­tros de via, mais cin­co me­tros de es­ta­ci­o­na­men­to e 3,5 me­tros de pas­seio.

Além des­ta, estão tam­bém em curso in­ter­ven­ções nou­tros tro­ços, co­mo o que li­ga a via-ex­pres­sa ci­da­de/ae­ro­por­to à ro­tun­da do João de Almeida, com 3.900 me­tros de es­tra­da, as­sim co­mo a via en­tre o bair­ro Hél­der Ne­to à cer­ve­jei­ra N’go­la, atra­ves­san­do os conhecidos bair­ros Re­lé e Ma­pun­da de Bai­xo, num per­cur­so de três qui­ló­me­tros e 606 me­tros.

SE­RÃO INTERVENCIONADAS 31 RU­AS, A MAI­OR PAR­TE DE­LAS NO CASCO URBANO E OU­TRAS RES­TAN­TES EM NOVAS ZO­NAS RESIDENCIAIS

A obra pre­vê 100 qui­ló­me­tros de in­fra-es­tru­tu­ras in­te­gra­das, en­tre es­tra­das, equipamentos so­ci­ais e ou­tros 17 km de re­de de abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel à no­va cen­tra­li­da­de da Qui­lem­ba, as­sim co­mo ar­ran­jos ex­te­ri­o­res em qua­tro uni­da­des de la­zer, se­gun­do o res­pon­sá­vel da em­pre­sa fis­ca­li­za­do­ra, Dar An­go­la, Is­ma­el dos San­tos.

Tra­ta-se de uma em­prei­ta­da que re­flec­te um tra­ba­lho de co­or­de­na­ção, no se­gui­men­to do pla­no di­rec­tor do Lu­ban­go, ela­bo­ra­do em 2002 pe­lo go­ver­no da Huí­la, e o en­tão Mi­nis­té­rio do Ur­ba­nis­mo e Construção, um do­cu­men­to cu­ja exe­cu­ção se­ria fei­ta num ho­ri­zon­te de 25 anos, cu­ja pri­mei­ra fa­se é es­ta e se­rá con­cluí­da em três.

Ao to­do se­rão intervencionadas 31 ru­as, a mai­or par­te de­las no casco urbano e ou­tras res­tan­tes em novas zo­nas residenciais, co­mo par­te dos bair­ros da Nos­sa Se­nho­ra do Mon­te, Ma­pun­da e San­to António.

No jardim de­fron­te à sede do Ca­mi­nho-de-Ferro de Mo­çâ­me­des vão nas­cer no­vos equipamentos so­ci­ais co­mo um cen­tro de pro­tec­ção am­bi­en­tal, um es­pa­ço in­fan­til e bi­bli­o­te­ca. A ci­da­de do Lu­ban­go já foi con­si­de­ra­do nos tem­pos idos, co­mo “Ci­da­de Jardim de An­go­la”. Com o pro­ces­so de re­qua­li­fi­ca­ção e mo­der­ni­za­ção do sis­te­ma de te­le­co­mu­ni­ca­ções e de abas­te­ci- men­to de água, Lu­ban­go, re­gis­ta, uma “ca­ra” di­fe­ren­te, que vai ser mu­da­da, com­ple­ta­men­te, com o pro­jec­to de re­a­bi­li­ta­ção da ur­be.

O pro­gra­ma de re­a­bi­li­ta­ção das in­fra-es­tru­tu­ras in­te­gra­das é um pro­jec­to que cons­ta no Pro­gra­ma de In­ves­ti­men­tos Pú­bli­cos (PIP) do Go­ver­no.

As obras in­te­gra­das do Lu­ban­go têm im­pac­to po­si­ti­vo, na me­di­da em que vai se ele­var a qua­li­da­de de vi­da das populações.

Com uma su­per­fí­cie ter­ri­to­ri­al de 3.140 qui­ló­me­tros, o mu­ni­cí­pio do Lu­ban­go foi con­ce­bi­do para 50 mil ha­bi­tan­tes. Pas­sa­dos 94 anos, desde que al­can­çou a ca­te­go­ria de ci­da­de, al­ber­ga hoje 766.249 ha­bi­tan­tes, de acor­do com da­dos do Cen­so de 2014.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Con­sór­cio Oma­ta­pa­lo/Imo­sul vai de­vol­ver ao Lu­ban­go (Huí­la) o es­ta­tu­to de “Ci­da­de Jardim de An­go­la”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.