OGE de Ca­bo Ver­de gera ex­pec­ta­ti­vas

Exe­cu­ti­vo ca­bo-ver­di­a­no apre­sen­ta no­vo orçamento para con­so­li­dar o cres­ci­men­to e re­for­çar a mas­sa sa­la­ri­al com au­men­to do salário mí­ni­mo na­ci­o­nal já em 2018

Jornal de Economia & Financas - - África -

O Par­la­men­to ca­bo-ver­di­a­no co­me­çou a de­ba­ter es­ta se­ma­na o Orçamento Ge­ral de Es­ta­do (OGE) para 2018, com o Go­ver­no e o par­ti­do que o sus­ten­ta, e o PAICG, na oposição com po­si­ções con­trá­ri­as.

Ao fa­lar na Co­mis­são Es­pe­ci­a­li­za­da de Fi­nan­ças da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, o mi­nis­tro das Fi­nan­ças dis­se que o OGE es­tá vol­ta­do para apoi­ar o sec­tor pri­va­do e ga­ran­te as­ses­so­ria às em­pre­sas para ace­de­rem a fi­nan­ci­a­men­tos ex­ter­nos.

Ola­vo Cor­reia avan­çou que o Exe­cu­ti­vo es­tá a ne­go­ci­ar com o Banco Mun­di­al uma linha de cré­di­to de 11 mi­lhões de dó­la­res, ver­ba pra­ti­ca­men­te ga­ran­ti­da e que de­ve­rá estar dis­po­ní­vel em Abril. O PAICV, na oposição, não acre­di­ta muito nos efei­tos prá­ti­cos das me­di­das anun­ci­a­das, no­me­a­da­men­te 550 mi­lhões de dó­la­res do Afre­xim­bank, que exi­ge mí­ni­mos ex­tre­ma­men­te ele­va­dos em ter­mos de ca­pa­ci­da­de mo­ne­tá­ria.

En­tre­tan­to, o Go­ver­no pre­vê um au­men­to do salário mí­ni­mo na­ci­o­nal de 11 para 13 mil, a vi­go­rar a par­tir de 2018.

A pro­pos­ta foi avan­ça­da pe­lo pri­mei­ro-mi­nis­tro ca­bo-ver­di­a­no, Ulis­ses Cor­reia e Silva, na apre­sen­ta­ção do Orçamento do Es­ta­do para 2018, dis­cu­ti­da es­ta se­ma­na na As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

O chefe do Go­ver­no adi­an­tou que o orçamento de 2018 vai au­men­tar a mas­sa sa­la­ri­al na Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca na or­dem dos se­te por cen­to.

DR

O ar­qui­pé­la­go tem no tu­ris­mo uma das su­as prin­ci­pais fon­tes de re­cei­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.