Brent está 64 dó­la­res

Jornal de Economia & Financas - - Destaque -

O anún­cio, esta se­ma­na, em No­va Ior­que, do au­men­to das reservas pe­tro­lí­fe­ras nor­te-ame­ri­ca­nas pres­si­o­na­ram para bai­xo o pre­ço de mercado do barril de Brent, que de 70 es­te­ve a ne­go­ci­ar on­tem nos 64 dó­la­res.

As reservas dos Es­ta­dos Uni­dos, que tem si­do um ver­da­dei­ro “Cal­ca­nhar de Aqui­les” para os pro­du­to­res de petróleo, são os res­pon­sá­veis pe­la de­fi­ni­ção do cur­so dos preços de lan­ça­men­to no mercado de com­mo­di­ti­es.

Ape­sar dis­so, paí­ses co­mo An­go­la com uma pre­vi­são or­ça­men­tal para este ano de 50 dó­la­res por barril ain­da res­pi­ram de cer­to alí­vio, em­bo­ra vol­ta a des­con­fi­an­ça dos mer­ca­dos e a pró­xi­ma reu­nião do car­tel Opep já te­rá mais um as­sun­to por que se de­ba­ter, em prin­cí­pio.

As en­tre­gas para Abril co­me­çam as­sim em va­lo­res mais bai­xos, após se­mans em al­ta re­fe­ren­te as en­tre­gas do mês de Mar­ço.

Con­tu­do, os prog­nós­ti­cos dos vá­ri­os es­pe­ci­a­lis­tas é o de que as ne­gox­ci­a­ções do Brent se man­te­nham em níveis es­tá­veis, ape­sar des­te re­vês cau­sa­do pe­la su­bi­da das reservas dos es­ta­dos uni­dos.

DR

Um barril re­pre­sen­ta re­ci­pi­en­te de cer­ca de 125 li­tros de petróleo bru­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.