MAPTSS na Huí­la re­gis­ta 154 con­fli­tos

Ins­pec­ção Ge­ral do Tra­ba­lho (IGT) acu­sou em 2017 a en­tra­da de mais de seis milhões de kwan­zas

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

A Ins­pec­ção-Ge­ral do Tra­ba­lho (IGT) re­gis­tou em 2017 uma en­tra­da de seis milhões 634 mil 313 kwan­zas de­cor­ren­tes da apli­ca­ção de mul­tas a em­pre­ga­do­res in­frac­to­res, in­for­mou esta se­ma­na, o chefe dos ser­vi­ços pro­vin­ci­ais, Ve­nân­cio Gu­al­té­rio Jo­a­quim.

Sem avan­çar da­dos com­pa­ra­ti­vos, em re­la­ção ao ano pre­ce­den­te, Ve­nân­cio Gu­al­té­rio Jo­a­quim, afir­mou que na­que­le ano fo­ram re­gis­ta­das du­as mil 326 qu­ei­xas, que re­sul­ta­ram na ins­tau­ra­ção de 109 pro­ces­sos con­tra­ven­ci­o­nais.

Fez sa­ber ain­da que a pre­o­cu­pa­ção do sec­tor prende-se com a fal­ta de exa­mes mé­di­cos pe­rió­di­cos aos tra­ba­lha­do­res, pois qual­quer ac­ti­vi­da­de de âm­bi­to la­bo­ral ofe­re­ce riscos de do­en­ças pro­fis­si­o­nais, por is­so é pre­ci­so que os tra­ba­lha­do­res te­nham ins­pec­ção mé­di­ca.

Dis­se que a ins­pec­ção se­rá ri­go­ro­sa com os em­pre­ga­do­res in­cum­pri­do­res da Lei Ge­ral do Tra­ba­lho, so­bre­tu­do com os que despedem tra­ba­lha­do­res sem aviso pré­vio.

Em 2017, o ga­bi­ne­te do MAPTSS na Huí­la re­gis­tou 154 con­fli­tos laborais, com re­al­ce para despedimentos ilegais, atrasos de pa­ga­men­to de sa­lá­ri­os e fal­ta de gra­ti­fi­ca­ções anu­ais, ob­ser­van­do um au­men­to de 81 ca­sos com­pa­ra­ti­va­men­te a 2016.

Por ou­tro la­do, a di­rec­ção pro­vin­ci­al do Co­mér­cio, Ho­te­la­ria e Turismo, Fer­nan­do Ca­lo­la, dis­se que em 2017 fo­ram cri­a­dos dois mil 590 pos­tos de tra­ba­lho, nas áre­as do Co­mér­cio, Ho­te­la­ria e Turismo na pro­vín­cia da Huí­la, ten­do se ob­ser­va­do uma re­du­ção de 881 em­pre­gos, com­pa­ra­ti­va­men­te a 2016, jus­ti­fi­ca­da pe­la di­mi­nui­ção de aber­tu­ra de no­vos es­ta­be­le­ci­men­tos e en­cer­ra­men­to de ou­tros.

DESPEDIMENTOS ILEGAIS, ATRASOS DE SA­LÁ­RIO E FAL­TA DE GRATIFICAÇÃO, ES­TÃO NA BA­SE DOS CON­FLI­TOS LABORAIS

ESTANISLAU COS­TA | HUILA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Em 2017 fo­ram cri­a­dos na Huí­la mais de dois mil no­vos pos­tos de tra­ba­lho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.