Ilhas Mau­rí­ci­as aco­lhem 20ª edição do “África Ener­gia”

O re­fe­ri­do fórum que reú­ne lí­de­res afri­ca­nos so­bre Ener­gia se­rá re­a­li­za­do pe­la pri­mei­ra e única vez no con­ti­nen­te en­tre os dias 19 e 22 de Ju­nho do cor­ren­te

Jornal de Economia & Financas - - África -

OFó­rumÁ­fri­caE­ner­gia irá ce­le­brar o seu 20.º ani­ver­sá­rio con­vi­dan­do a comunidade in­ter­na­ci­o­nal do sec­tor da Ener­gia para as Ilhas Mau­rí­ci­as para a con­fe­rên­cia e ex­po­si­ção pri­va­da de quatro dias de du­ra­ção. Du­ran­te o pe­río­do da con­fe­rên­cia se­rão re­ser­va­dos dois ho­téis com o AEF Vil­la­ge, cons­truí­dos para este pro­pó­si­to nos ter­re­nos de um cam­po de fu­te­bol no Su­do­es­te da ilha.

A de­ci­são de mover o fórum para as Ilhas Mau­rí­ci­as a par­tir da sua lo­ca­li­za­ção ac­tu­al na Eu­ro­pa tem co­mo ob­jec­ti­vo ce­le­brar os êxitos da comunidade AEF em “ca­sa pró­pria”. Es­tra­te­gi­ca­men­te si­tu­a­das no Oce­a­no Ín­di­co, as Ilhas Mau­rí­ci­as en­con­tram-se nu­ma lo­ca­li­za­ção ide­al para re­a­li­zar ne­gó­ci­os em África, sen­do o país também in­ter­na­ci­o­nal­men­te re­co­nhe­ci­do pe­la sua es­tru­tu­ra go­ver­na­ti­va, pe­la fa­ci­li­da­de na re­a­li­za­ção de ne­gó­ci­os e pe­lo am­bi­en­te aco­lhe­dor para os in­ves­ti­do­res.

O te­ma do fórum des­te ano é “Re­fle­xões so­bre os úl­ti­mos 20 anos”. Se­rão con­vi­da­das fi­gu­ras cha­ve que mol­da­ram o sec­tor da Ener­gia em África para que par­ti­lhem o seu co­nhe­ci­men­to, as su­as ex­pe­ri­ên­ci­as e as su­as pre­vi­sões re­la­ti­va­men­te ao fu­tu­ro com to­dos os pre­sen­tes.

O Ban­co Mun­di­al e a Uni­ver­si­da­de de Ber­ke­ley na Ca­li­fór­nia irão co­la­bo­rar com os or­ga­ni­za­do­res EnergyNet para re­gis­tar um pla­no de ac­ção du­ran­te a con­fe­rên­cia com os ob­jec­ti­vos para os pró­xi­mos 20 anos, de mo­do a cri­ar as fun­da­ções para as fu­tu­ras ge­ra­ções de uti­li­za­do­res de ener­gia em África.

Os pon­tos de des­ta­que da agen­da in­clu­em a ce­ri­mó­nia mi­nis­te­ri­al de aber­tu­ra sob o te­ma glo­bal “Cons­truir uma es­tra­té­gia co­e­ren­te para os pró­xi­mos 20 anos’’, ses­sões fo­ca­das por país, que irão ex­plo­rar os con­tex­tos úni­cos no sec­tor da ener­gia de paí­ses de to­do o con­ti­nen­te, a ini­ci­a­ti­va ‘Gas to power fu­tu­re’ em África - Uma ac­tu­a­li­za­ção so­bre projectos ac­tu­ais, e um olhar mais apro­fun­da­do so­bre a taxa de su­ces­so de ini­ci­a­ti­vas e fer­ra­men­tas de­sen­vol­vi­das por or­ga­nis­mos co­mo Power Afri­ca, KfW e IFC ao lon­go das últimas du­as dé­ca­das.

Se­rão apre­sen­ta­dos prémios de re­co­nhe­ci­men­to a per­so­na­li­da­des que ti­ve­ram uma con­tri­bui­ção sig­ni­fi­ca­ti­va no sec­tor ao lon­go dos úl­ti­mos 20 anos no “Afri­ca energy fo­rum hall of fa­me”.

Em 2017, na Di­na­mar­ca, a AEF deu as bo­as-vin­das a qua­se 2.000 par­ti­ci­pan­tes de 77 paí­ses - 33 dos quais afri­ca­nos. Fo­ram re­a­li­za­dos di­ver­sos acor­dos, com anún­ci­os da Ust­da, do Ban­co Mun­di­al e da In­fraCo Afri­ca.

Este en­con­tro vai ser ain­da uma gran­de opor­tu­ni­da­de para os Go­ver­nos afri­ca­nos apre­sen­ta­rem os seus projectos de elec­tri­fi­ca­ção e as su­as ne­ces­si­da­des de investimento em apre­sen­ta­ções de dois mi­nu­tos. Após ca­da apre­sen­ta­ção, os for­ne­ce­do­res de ener­gia e os in­ves­ti­do­res fi­ze­ram os seus co­men­tá­ri­os. Esta tro­ca de opi­niões so­bre os di­fe­ren­tes mer­ca­dos, par­ti­cu­lar­men­te nos projectos lo­cais para os mer­ca­dos lu­só­fo­nos e fran­có­fo­nos, se­rão bas­tan­te vá­li­dos.

Ou­tros pai­néis dis­cu­ti­rão ain­da o en­vol­vi­men­to do sec­tor pri­va­do e a ne­ces­si­da­de dos ser­vi­do­res pú­bli­cos re­a­li­za­rem a pro­mes­sa de elec­tri­fi­car e cri­ar fon­tes de ener­gia em toda a África, atra­vés de me­sas-re­don­das.

A DE­CI­SÃO DE MOVER O FÓRUM PARA AS ILHAS, TEM CO­MO OB­JEC­TI­VO CE­LE­BRAR OS ÊXITOS DA COMUNIDADE AEF, EM CA­SA PRÓ­PRIA

DR

As Ilhas Mau­rí­ci­as en­con­tram-se nu­ma lo­ca­li­za­ção ide­al para re­a­li­za­ção de ne­gó­ci­os em África, sen­do também re­co­nhe­ci­da pe­la sua es­tru­tu­ra go­ver­na­ti­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.