MER­CA­DO LO­CAL ATRAI INVESTIDORES

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

As con­sul­to­ras in­ter­na­ci­o­nais Mer­ger­mar­ket e Con­trol Risks con­si­de­ram que o mer­ca­do an­go­la­no es­tá a tor­nar-se mais atrac­ti­vo pa­ra in­ves­tir em fun­ção das re­for­mas lan­ça­das.

En­tre as medidas to­ma­das pa­ra de­sen­vol­ver a economia e cri­ar um am­bi­en­te de ne­gó­ci­os mais fa­vo­rá­vel, as con­sul­to­ras apon­tam a re­vi­são da nova “Lei do In­ves­ti­men­to Pri­va­do”, as­sim co­mo a res­tru­tu­ra­ção da an­ti­ga Agên­cia pa­ra a Pro­mo­ção de In­ves­ti­men­to e Exportações de An­go­la (APIEX).

Se­gun­do um re­la­tó­rio que a Lusa te­ve aces­so, os es­pe­ci­a­lis­tas acre­di­tam que An­go­la é vis­ta co­mo um an­fi­trião de mais ne­gó­ci­os no fu­tu­ro.

“O país to­mou medidas pa­ra au­men­tar o cres­ci­men­to e a diversificação da economia, e me­lho­rar a par­ti­ci­pa­ção do sec­tor pri­va­do no de­sen­vol­vi­men­to eco­nó­mi­co do país”, lê-se no do­cu­men­to.

En­tre­tan­to, os ana­lis­tas aler­tam tam­bém pa­ra os pe­ri­gos de a ac­ti­vi­da­de eco­nó­mi­ca ser do­mi­na­da pe­lo sec­tor pú­bli­co. Na visão dos es­pe­ci­a­lis­tas o do­mí­nio das em­pre­sas de­ti­das pe­lo Es­ta­do con­ti­nua a ser um desafio pa­ra os investidores.

Da­dos do re­la­tó­rio in­di­cam que o mai­or ne­gó­cio em Áfri­ca no ano pas­sa­do foi fei­to em Mo­çam­bi­que, com uma ope­ra­ção fi­nan­cei­ra no va­lor de 2,8 mil mi­lhões de dó­la­res, representando a en­tra­da da Ex­xon na ex­plo­ra­ção de gás na­tu­ral li­de­ra­da pe­la Eni na Ba­cia do Ro­vu­ma.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Re­for­mas ani­mam investidores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.