Ges­to­res pú­bli­cos for­ma­dos sobre OGE

O se­mi­ná­rio acon­te­ceu es­ta se­ma­na em Sau­ri­mo e abor­dou a exe­cu­ção dos gas­tos e fi­nan­ças lo­cais

Jornal de Economia & Financas - - Gestão -

Um se­mi­ná­rio sobre a exe­cu­ção do Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE) de­cor­reu es­ta se­ma­na, em Sau­ri­mo, pro­vín­cia da Lun­da Sul, com o ob­jec­ti­vo de prevenir e ori­en­tar os ges­to­res pú­bli­cos sobre a im­ple­men­ta­ção cor­rec­ta e gas­tos de re­cur­sos or­ça­men­tais dis­po­ní­veis pe­lo Exe­cu­ti­vo.

Com a duração de um dia, o se­mi­ná­rio abor­dou as ques­tões sobre rR­gras de Exe­cu­ção do OGE (De­cre­to Pre­si­den­ci­al nº 3/18, de 1 de Mar­ço), pro­gra­ma­ção fi­nan­cei­ra, in­ven­tá­rio dos bens pú­bli­cos e a mu­ni­ci­pa­li­za­ção das fi­nan­ças pú­bli­cas.

No ac­to de aber­tu­ra, a vi­ce-go­ver­na­do­ra pa­ra o Sec­tor Po­lí­ti­co, Eco­nó­mi­co e So­ci­al, Ofé­lia Xi­li, su­bli­nhou que os ges­to­res de­vem observar ri­go­ro­sa­men­te os cri­té­ri­os de ges­tão em vi­gor, pa­ra as­se­gu­rar a ra­ci­o­na­li­za­ção dos re­cur­sos pú­bli­cos dis­po­ní­veis, de for­ma a per­mi­tir me­lhor sa­tis­fa­ção das ne­ces­si­da­des co­lec­ti­vas.

O se­mi­ná­rio é uma ini­ci­a­ti­va da de­le­ga­ção pro­vin­ci­al das fi­nan­ças e con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de ges­to­res pú­bli­cos de di­ver­sos sec­to­res da fun­ção pú­bli­ca, ad­mi­nis­tra­do­res mu­ni­ci­pais e mem­bros do Go­ver­no.

Es­ses res­pon­sá­veis pre­ci­sam es­tar an­te­na­dos às ten­dên­ci­as da ad­mi­nis­tra­ção de em­pre­sas, da economia, con­ta­bi­li­da­de, in­ter­pre­ta­ção de da­dos e ges­tão estratégica das su­as lo­ca­li­da­des. Es­ta am­pla ga­ma de as­sun­tos faz com que o pro­fis­si­o­nal es­te­ja ca­pa­ci­ta­do pa­ra exer­cer di­ver­sas fun­ções den­tro da es­fe­ra pú­bli­ca — e tam­bém pri­va­da — tais co­mo di­rec­ção e co­or­de­na­ção de projectos, ad­mi­nis­tra­ção de equi­pas, con­sul­to­ria e pla­ne­a­men­to lo­cal.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

In­ven­tá­rio dos bens pú­bli­cos é im­por­tan­te pa­ra a efi­cá­cia das des­pe­sas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.