Só da­qui a dois anos

A gi­gan­te in­fra-es­tru­tu­ra in­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da po­de­rá aco­lher até 15 mi­lhões de pas­sa­gei­ros/ano 10 mi­lhões do trá­fe­go in­ter­na­ci­o­nal e 5 mi­lhões do na­ci­o­nal

Jornal de Economia & Financas - - Infra-Estrutura -

As obras de cons­tru­ção do No­vo Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da (NAIL) po­dem es­tar con­cluí­das em 2020, ca­so não exis­tam cons­tran­gi­men­tos de or­dem fi­nan­cei­ra, in­for­mou nes­ta ter­ça-feira 5, em Lu­an­da, Ro­dri­go Ja­nuá­rio, di­rec­tor-ge­ral da Ma­ce Group, em­pre­sa que fis­ca­li­za os tra­ba­lhos.

No que diz res­pei­to à área de mo­vi­men­to, o di­rec­tor-ge­ral da Ma­ce Group, sa­li­en­tou que a pis­ta Nor­te es­tá com um grau de exe­cu­ção de 66 por cen­to, a pis­ta Sul com 56, e a pla­ca cen­tral pa­ra aces­so das ae­ro­na­ves ao ter­mi­nal es­tá exe­cu­ta­da em 58 por­cen­to.

No ter­mi­nal prin­ci­pal es­tá con­cluí­da a es­tru­tu­ra de be­tão ar­ma­do e a es­tru­tu­ra me­tá­li­ca da co­ber­tu­ra, as­sim co­mo a to­ta­li­da­de das fa­cha­das. De­cor­rem nes­te mo­men­to tra­ba­lhos de ins­ta­la­ções eléc­tri­cas, ar con­di­ci­o­na­do e re­des de água e es­go­tos. O res­pec­ti­vo grau de exe­cu­ção é de 47 por cen­to.

No res­pei­tan­te ao con­tro­lo de trá­fe­go, a tor­re de con­tro­lo es­tá exe­cu­ta­da em 91 por cen­to, fal­tan­do ape­nas a ins­ta­la­ção dos equi­pa­men­tos de con­tro­lo ae­ro­náu­ti­co. A cons­tru­ção do Edi­fí­cio de Con­tro­lo de Trá­fe­go Aéreo (ATC) es­tá qua­se con­cluí­da e es­tá a pro­ces­sar-se a pre­pa­ra­ção pa­ra a ins­ta­la­ção do equi­pa­men­to. O grau de exe­cu­ção é de 70 por cen­to.

Ro­dri­go Ja­nuá­rio avan­çou que es­tá em cur­so a cons­tru­ção da Es­ta­ção de Ra­dar de Con­tro­lo de Trá­fe­go Aéreo e da Es­ta­ção de Ra­dar de Me­te­o­ro­lo­gia.

Em ter­mos de edi­fí­ci­os au­xi­li­a­res e ins­ta­la­ções de apoio, apon­tou a Es­ta­ção de Com­bus­tí­vel (cons­tru­ção que es­tá exe­cu­ta­da em 52%), Edi­fí­cio dos Ór­gãos de Ins­pec­ção e Se­gu­ran­ça (exe­cu­ta­do em 76%), Su­bes­ta­ção Cen­tral Eléc­tri­ca (exe­cu­ta­da em 96%).

Ainda as­sim, o NAIL vai con­tar com um Ter­mi­nal de Car­ga (cons­tru­ção em 23%), Es­ta­ções de Re­fri­ge­ra­ção (exe­cu­ção em 45%), pro­jec­to de ar­bo­ri­za­ção (60%) es­tan­do o grau de exe­cu­ção da Es­ta­ção de Tra­ta­men­to de Águas re­si­du­ais em 39 por cen­to.

Se­gun­do o res­pon­sá­vel da Ma­ce Group, o grau de exe­cu­ção global do NAIL es­tá nes­te mo­men­to na or­dem dos 60 por cen­to.

“A con­clu­são es­tá pre­vis­ta pa­ra o fim do pri­mei­ro tri­mes­tre de 2020, de­pen­den­do de pos­sí­veis cons­tran­gi­men­tos fi­nan­cei­ros que, pa­ra nós, são im­pos­sí­veis de pre­ver”, dis­se. Foi de­sen­vol­vi­do um es­tu­do que fa­ci­li­tou a iden­ti­fi­ca­ção dos pos­tos de tra­ba­lho ne­ces­sá­ri­os com os res­pec­ti­vos per­fis pro­fis­si­o­nais, pa­ra a ope­ra­ção do No­vo Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da, com ele­va­dos ní­veis de pro­du­ti­vi­da­de e de efi­ci­ên­cia.

Com ba­se ne­le es­tá em exe­cu­ção um pla­no de ac­ção pa­ra o pro­ces­so de se­lec­ção e re­cru­ta­men­to as­sen­te num con­jun­to de téc­ni­cas e pro­ce­di­men­tos pa­ra cap­tar os can­di­da­tos po­ten­ci­al­men­te mais qua­li­fi­ca­dos e ca­pa­zes de ocu­par os di­fe­ren­tes pos­tos de tra­ba­lho do NAIL, de for­ma a res­pon­der aos re­qui­si­tos exi­gi­dos no res­pec­ti­vo per­fil pro­fis­si­o­nal.

Em Outubro do ano pas­sa­do, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, João Lou­ren­ço, efec­tu­ou uma vi­si­ta de cons­ta­ta­ção às obras lo­ca­li­za­das na co­mu­na do Bom Je­sus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.