UÍGE INAUGURA HO­JE 1º CEN­TRO SO­CI­AL IN­TE­GRA­DO EM AN­GO­LA

Jornal de Economia & Financas - - Infra-Estrutura -

A aber­tu­ra do pri­mei­ro Cen­tro de Ac­ção So­ci­al In­te­gra­do no país vai mar­car o lan­ça­men­to da Municipalização da Ac­ção So­ci­al, um mo­de­lo des­cen­tra­li­za­do dos ser­vi­ços de Pro­tec­ção So­ci­al. O pro­jec­to-pi­lo­to vai de­cor­rer em seis mu­ni­cí­pi­os das pro­vín­ci­as do Uíge, Mo­xi­co e Bié.

Se­gun­do apu­rou o JE, o pro­jec­to a ser fi­nan­ci­a­do pe­la União Eu­ro­peia, es­tá in­se­ri­do no âm­bi­to das Au­tar­qui­as lo­cais a ser im­ple­men­ta­do a par­tir de 2020.

Em fun­ção dis­so, o Mi­nis­té­rio da Ac­ção So­ci­al, Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher (MASFAMU) e par­cei­ros lan­çam ho­je, 8 de Junho, o mo­de­lo da Municipalização da Ac­ção So­ci­al (MAS), ofi­ci­a­li­za­do com a aber­tu­ra do pri­mei­ro Cen­tro de Ac­ção So­ci­al In­te­gra­do (CASI), lo­ca­li­za­do no mu­ni­cí­pio da Dam­ba, pro­vín­cia do Uíge.

O ac­to se­rá pre­si­di­do pelo Go­ver­na­dor do Uíge, Mpin­da Simão, con­tan­do ainda com a pre­sen­ça da Mi­nis­tra da Ac­ção So­ci­al, Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, Vi­tó­ria Cor­reia da Con­cei­ção, mem­bros do Go­ver­no e dos par­cei­ros di­rec­tos do pro­jec­to, o UNICEF, o consórcio de em­pre­sas Lois Ber­ger.

A Municipalização da Ac­ção So­ci­al vi­sa cri­ar um no­vo mo­de­lo de pro­tec­ção so­ci­al de ba­se des­cen­tra­li­za­do, no qual a por­ta de entrada pa­ra o mes­mo se­rá o Cen­tro de Ac­ção So­ci­al In­te­gra­do (CASI), que tem por ob­jec­ti­vo le­var os ser­vi­ços pa­ra mais per­to do ci­da­dão.

São nes­tes no­vos cen­tros que se­rão fei­tos o re­gis­to e acom­pa­nha­men­to de ca­sos de pes­so­as em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al, fa­ci­li­tan­do de­pois o aces­so das mes­mas a ser­vi­ços bá­si­cos pú­bli­cos já dis­po­ni­bi­li­za­dos pelo Es­ta­do.

No âm­bi­to do pro­jec­to-pi­lo­to, que abran­ge seis mu­ni­cí­pi­os do Uíge, Mo­xi­co e Bié, es­ta­rão a fun­ci­o­nar 24 CASI, (6) mu­ni­ci­pais e 18 co­mu­nais, on­de vão tra­ba­lhar téc­ni­cos das Ad­mi­nis­tra­ções lo­cais, es­ta­giá­ri­os da Ac­ção So­ci­al e, co­mo prin­ci­pais ac­to­res, e em cam­po, 120 ac­ti­vis­tas so­ci­ais, que fo­ram con­tra­ta­dos e for­ma­dos pa­ra iden­ti­fi­car pes­so­as em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de.

In­se­ri­do nas te­má­ti­cas re­fe­ri­das de in­ter­ven­ção que a MAS irá pro­por­ci­o­nar, igual­men­te se­rá lan­ça­do um sis­te­ma in­for­má­ti­co, o Sis­te­ma de In­for­ma­ção e Ges­tão da Ac­ção So­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.