Huí­la des­pa­ra­si­ta 220 mil bo­vi­nos

Cam­pa­nha de des­pa­ra­si­ta­ção con­tra car­ra­ças vai con­tri­buir pa­ra o au­men­to da ra­ça animal

Jornal de Economia & Financas - - Infra-Estrutura -

Du­zen­tas e 20 mil ca­be­ças de ga­do bo­vi­no co­me­ça­ram ter­ça-feira a ser va­ci­na­das no mu­ni­cí­pio da Chi­bia, pro­vín­cia da Huí­la, no qua­dro de uma cam­pa­nha de des­pa­ra­si­ta­ção con­tra car­ra­ças.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa no ac­to de lan­ça­men­to da cam­pa­nha, o di­rec­tor-ge­ral ad­jun­to pa­ra a Área Téc­ni­ca dos Ser­vi­ços de Ve­te­ri­ná­ria de An­go­la, Ed­gar Dom­bo­lo, dis­se que nos úl­ti­mos cin­co anos a Huí­la tem si­do al­vo de mui­tos ca­sos de do­en­ça da pe­le nos bo­vi­nos, ten­do mais de dois mil bo­vi­nos mor­ri­do por der­ma­ti­te no­du­lar (sar­na animal).

Des­ta­cou que a va­ci­na­ção é fei­ta atra­vés da pas­sa­gem dos ani­mais por cin­co tan­ques ba­nhei­ros aco­pla­dos às man­gas de va­ci­na­ção exis­ten­tes na cir­cuns­cri­ção, com vis­ta a me­lho­rar o es­ta­do sa­ni­tá­rio do ga­do.

“Os bois são fon­te de ri­que­za de mui­tas fa­mí­li­as, por is­so de­ve­mos cui­dá-los bem. Ho­je va­mos co­me­çar com os bo­vi­nos, não qu­e­re­mos pa­rar por aqui, va­mos ter que cui­dar tam­bém da saú­de das ga­li­nhas, dos por­cos, ca­bri­tos, por­que de uma ou de ou­tra ma­nei­ra nos aju­dam a me­lho­rar as nos­sas con­di­ções de vi­da”, dis­se.

Re­fe­riu que após esta ac­ção se­guir-se-á a des­pa­ra­si­ta­cão in­ter­na, va­ci­na­ção e in­se­mi­na­ção ar­ti­fi­ci­al pa­ra o me­lho­ra­men­to ge­né­ti­co dos ani­mais.

O mu­ni­cí­pio da Chi­bia con­tro­la um efec­ti­vo ga­na­dei­ro com­pos­to por 220 mil bo­vi­nos

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Os bois são fon­te de ri­que­za de mui­tas fa­mí­li­as no meio ru­ral e pe­riur­ba­no

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.