INE arranca com II fa­se do Idrea

Jornal de Economia & Financas - - Lazer -

A se­gun­da fa­se do Inqué­ri­to so­bre Des­pe­sas, Re­cei­tas e Em­pre­go em An­go­la (IDREA), um es­tu­do realizado pelo Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­ta­tís­ti­ca (INE) pa­ra cal­cu­lar os in­di­ca­do­res de po­bre­za, co­me­çou na ter­ça-feira em Me­non­gue.

A res­pon­sá­vel dos ser­vi­ços pro­vin­ci­ais do INE, Dé­bo­ra Fer­ro, afir­mou que o pro­ces­so abran­ge to­dos os mu­ni­cí­pi­os da pro­vín­cia e ter­mi­na no dia 10 de Maio de 2019, al­tu­ra em que se­rão di­vul­ga­dos os re­sul­ta­dos do inqué­ri­to.

Dé­bo­ra Fer­ro dis­se, que a ope­ra­ção vi­sa re­co­lher da­dos so­bre as ca­rac­te­rís­ti­cas so­cio-de­mo­grá­fi­cas da po­pu­la­ção, re­gis­tos de nas­ci­men­to, ní­veis de edu­ca­ção e for­ma­ção pro­fis­si­o­nal, saú­de ge­ral, em­pre­go, ha­bi­ta­ção, pos­se de bens do agre­ga­do fa­mi­li­ar, se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal, agri­cul­tu­ra, pe­cuá­ria e pes­cas.

A res­pon­sá­vel su­bli­nhou ainda que o INE sub­di­vi­diu a pro­vín­cia em 72 sec­ções que cor­res­pon­dem a igual nú­me­ro de bair­ros, nos quais vão pas­sar agen­tes que, jun­to da po­pu­la­ção, vão pro­cu­rar ob­ter in­for­ma­ções fun­da­men­tais so­bre os in­di­ca­do­res de po­bre­za no seio das co­mu­ni­da­des. Ca­da sec­ção cor­res­pon­de a uma mé­dia de 150 re­si­dên­ci­as nas zo­nas ur­ba­nas e 90 nas áre­as ru­rais.

“Na pri­mei­ra fa­se, que de­cor­reu de 5 de Mar­ço a 10 de Maio, a pes­qui­sa re­caiu so­bre um uni­ver­so de 328 agre­ga­dos fa­mi­li­a­res, 200 nas áre­as ur­ba­nas e 128 nas zo­nas ru­rais”, dis­se Dé­bo­ra Fer­ro, que ex­pli­cou que o IDREA, realizado nu­ma ba­se tri­mes­tral, vai per­mi­tir ao Exe­cu­ti­vo ela­bo­rar po­lí­ti­cas, pla­nos e programas pú­bli­cos de me­lho­ria das con­di­ções de vi­da da po­pu­la­ção.

CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­ta­tís­ti­ca quer dar ao Exe­cu­ti­vo in­for­ma­ção fiá­vel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.