Con­tri­bu­to de Áfri­ca é ine­gá­vel

Jornal de Economia & Financas - - Especial -

O pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de An­go­la, João Lou­ren­ço, na sua in­ter­ven­ção no par­la­men­to eu­ro­peu, lem­brou aos ame­ri­ca­nos, num dia em que os EUA ce­le­bra­va a sua in­de­pen­dên­cia, e aos pró­pri­os eu­ro­peus, que Áfri­ca con­tri­bui gran­de­men­te pa­ra os ac­tu­ais ní­veis de pros­pe­ri­da­de que es­tes con­ti­nen­tes re­ve­lam.

João Lou­ren­ço ad­mi­tiu que Áfri­ca vi­ve ho­je um cli­ma de con­fli­tos in­ter­nos, de in­se­gu­ran­ça, de cri­se eco­nó­mi­co-fi­nan­cei­ra, de ter­ro­ris­mo, de fo­me e po­bre­za e co­mo con­sequên­cia vem co­nhe­cen­do su­ces­si­vas va­gas de imi­gra­ção em di­rec­ção à Europa.

“Acre­di­ta­mos que is­so se­rá no in­te­res­se de to­dos, que a Áfri­ca e a Europa só têm a ga­nhar, com uma Áfri­ca ca­paz de re­ter os seus fi­lhos no con­ti­nen­te, atra­vés de uma mai­or ofer­ta de em­pre­go de me­lho­res con­di­ções de vi­da no ge­ral. Não se tra­ta de me­ro so­nho mas de al­go que po­de vir a ser uma re­a­li­da­de se dis­cu­tir­mos sem­pre de igual pa­ra igual, sem com­ple­xos de ti­po al­gum, com re­a­lis­mo e prag­ma­tis­mo”, dis­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.