BNA põe Usd 30 mi­lhões pa­ra acu­dir ma­pa da ban­ca

Lei­lão des­ta se­ma­na vi­sou dar co­ber­tu­ra às ne­ces­si­da­des de se­te ru­bri­cas va­li­da­das nu­ma ope­ra­ção em que se con­tou com um to­tal de 24 ban­cos co­mer­ci­ais be­ne­fi­ci­a­dos

Jornal de Economia & Financas - - Mercados -

Amais re­cen­te ses­são de ven­da de di­vi­sas à ban­ca co­mer­ci­al, efec­tu­a­da pe­lo BNA, dis­po­ni­bi­li­zou aos ope­ra­do­res um va­lor de 30 mi­lhões de euros pa­ra a co­ber­tu­ra de ope­ra­ções pri­va­das (vi­a­gens, apoio fa­mi­li­ar, en­si­no, saú­de, pro­pi­nas es­co­la­res e sa­lá­ri­os).

Da re­fe­ri­da ses­são, foi apu­ra­da a ta­xa de câm­bio mé­dia pon­de­ra­da de kz 293,417 por eu­ro, com va­ri­a­ção de 1,45 por cen­to.

Con­tri­buí­ram pa­ra o apu­ra­men­to da ta­xa de câm­bio de re­fe­rên­cia 24 ban­cos, ten­do a ta­xa mais al­ta si­do de kz 294,728 por eu­ro e a mais bai­xa de 292,848. Em fun­ção das re­gras pa­ra a or­ga­ni­za­ção dos lei­lões, o mon­tan­te co­lo­ca­do foi ar­re­ca­da­do no li­mi­te do ma­pa das ne­ces­si­da­des en­vi­a­do pe­los ban­cos.

De acor­do com o ma­pa do re­fe­ri­do lei­lão, o Ban­co Eco­nó­mi­co (BE) com 4,5 mi­lhões de euros foi o ope­ra­dor que mai­or va­lor re­ce­beu, ten­do si­do se­gui­do pe­lo Sol, que se be­ne­fi­ci­ou de 3,75 mi­lhões. O BPC fe­chou o top 3 com 3,65 mi­lhões de euros be­ne­fi­ci­a­do pa­ra acu­dir as di­ver­sas ne­ces­si­da­des dos res­pec­ti­vos cli­en­tes.

No­vos ofer­tan­tes

A 2ª fa­se do no­vo qua­dro ope­ra­ci­o­nal do mer­ca­do cam­bi­al tem co­mo ob­jec­ti­vo au­men­tar o nú­me­ro de ofer­tan­tes de mo­e­da es­tran­gei­ra, além do BNA, e bem co­mo ter­mos um mai­or di­na­mis­mo no mer­ca­do cam­bi­al, par­ti­cu­lar­men­te, no apu­ra­men­to da ta­xa de câm­bio. A ga­ran­tia foi da­da pe­lo go­ver­na­dor do ban­co cen­tral.

“No ca­so par­ti­cu­lar do nos­so mer­ca­do, o Te­sou­ro Na­ci­o­nal, as ope­ra­do­ras pe­tro­lí­fe­ras e os ex­por­ta­do­res não pe­tro­lí­fe­ros são os que es­tão em con­di­ções de par­ti­ci­par do la­do da ofer­ta.

Es­ta eta­pa se­rá im­ple­men­ta­da em fa­ses, pe­lo que num pri­mei­ro mo­men­to, te­re­mos os ex­por­ta­do­res não pe­tro­lí­fe­ros até Se­tem­bro e, pos­te­ri­or­men­te, a re­en­tra­da das ope­ra­do­ras pe­tro­lí­fe­ras”, dis­se o go­ver­na-

DR

Va­lo­res dis­po­ni­bi­li­za­dos vão aten­der aju­da fa­mi­li­ar e pa­ga­men­tos de sa­lá­ri­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.