Di­a­man­tes re­gis­tam su­bi­da

Di­rec­tor-ge­ral da Ca­to­ca dis­se que a em­pre­sa que di­ri­ge con­ti­nua a in­ves­tir pa­ra o cres­ci­men­to lo­cal

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

O pre­ço do di­a­man­te no mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal su­biu de 85 pa­ra 100 dó­la­res nor­te-ame­ri­ca­nos por qui­la­te nos úl­ti­mos dois me­ses, dis­se em Sau­ri­mo (Lun­da Sul), o di­rec­tor ge­ral da So­ci­e­da­de Mi­nei­ra de Ca­to­ca (SMC), Ser­gey Ame­lin.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, à mar­gem da vi­si­ta do mi­nis­tro dos Re­cur­sos Mi­ne­rais e Pe­tró­le­os, Di­a­man­ti­no de Aze­ve­do, efec­tu­a­da à SMC e à fu­tu­ra mi­na do Lu­a­xe, o res­pon­sá­vel dis­se que a su­bi­da do pre­ço vai im­pul­si­o­nar o au­men­to da pro­du­ção e da fac­tu­ra­ção.

Por es­te fac­to, dis­se que os es­for­ços da di­rec­ção de Ca­to­ca es­tão di­rec­ci­o­na­dos à mi­na do Lu­a­xe pa­ra que a mes­ma en­tre em fun­ci­o­na­men­to o mais rá­pi­do pos­sí­vel, ten­do em con­ta o seu po­ten­ci­al mi­nei­ro.

Dis­se que de Ja­nei­ro a pre­sen­te da­ta a em­pre­sa já in­ves­tiu um to­tal de usd 110 mi­lhões pa­ra a con­ti­nui­da­de dos tra­ba­lhos mi­nei­ros, as­se­gu­ra­men­to do acam­pa­men­to mon­ta­do pa­ra os téc­ni­cos, es­cri­tó­ri­os e trans­fe­rên­cia da po­pu­la­ção pa­ra uma ou­tra al­deia cons­truí­da pe­la So­ci­e­da­de Mi­nei­ra de Ca­to­ca.

In­for­mou que a al­deia cri­a­da con­tem­pla 36 re­si­dên­ci­as do ti­po T3, uma es­co­la pri­má­ria de três sa­las de au­la e um pos­to mé­di­co.

De Ja­nei­ro a Maio do ano em cur­so, a So­ci­e­da­de Mi­nei­ra de Ca­to­ca fac­tu­rou usd 40 mi­lhões, re­sul­tan­tes da pro­du­ção de dois mi­lhões e 200 mil qui­la­tes de di­a­man­tes.

A ex­plo­ra­ção e pro­du­ção de di­a­man­tes na SMC é fei­ta a céu aber­to, uti­li­zan­do o sis­te­ma de mi­ne­ra­ção com es­ca­va­ção por avan­ços e

DR

Di­a­man­te é co­ta­do a 100 dó­la­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.