Lu­an­da pri­o­ri­za re­a­bi­li­ta­ção de vi­as

Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da quer de­sen­vo­ler vá­ri­os projectos em 2019 pa­ra di­na­mi­zar a ac­ti­vi­da­de pro­du­ti­va

Jornal de Economia & Financas - - Infra-estrutura -

Acon­clu­são da re­a­bi­li­ta­ção das vi­as se­cun­dá­ri­as e ter­ciá­ri­as, são en­tre ou­tras, as pri­o­ri­da­des da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da (CACL), du­ran­te o ano eco­nó­mi­co 2019, afir­mou, na pas­sa­da quar­ta-fei­ra, a sua pre­si­den­te, Ma­ria An­tó­nia Ne­lum­ba.

De acor­do com a pre­si­den­te da Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va da Ci­da­de de Lu­an­da, por mo­ti­vos da re­ces­são eco­nó­mi­ca, vá­ri­as infra-es­tru­tu­ras fi­ca­ram ina­ca­ba­das, tais co­mo hos­pi­tais, es­co­las, ca­na­li­za­ção de água e for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca, que de­ve­rão ser con­cluí­das em 2019, se o or­ça­men­to for apro­va­do tal co­mo pro­pos­to.

Es­tas in­for­ma­ções fo­ram pres­ta­das à im­pren­sa, no fi­nal do Con­se­lho de Aus­cul­ta­ção e Con­cer­ta­ção So­ci­al do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, que te­ve co­mo pro­pó­si­to ana­li­sar o Or­ça­men­to Ge­ral do Es­ta­do (OGE), pa­ra o ano eco­nó­mi­co de 2019.

Pro­pos­ta de or­ça­men­to

O mu­ni­cí­pio de Lu­an­da pro­põe co­mo OGE, pa­ra o ano eco­nó­mi­co 2019, um to­tal de 31.049.133.745,90 de kwan­zas, um in­cre­men­to de mais 12 por cen­to, em re­la­ção a 2018 em que o cál­cu­lo foi de 27.473.763.277,00.

A res­pon­sá­vel fez sa­ber que o OGE pro­pos­to vai a apre­ci­a­ção su­pe­ri­or, ao Go­ver­no Pro­vin­ci­al de Lu­an­da, e es­te por sua vez propô-lo à As­sem­bleia Na­ci­o­nal, pa­ra a sua re­vi­são e apro­va­ção, no má­xi­mo até ao dia 31 de Ou­tu­bro.

O in­cre­men­to na or­dem dos 12 por cen­to, se­gun­do a vice-pre­si­den­te da CACL, Amé­lia Ri­ta, jus­ti­fi­ca-se pe­la ne­ces­si­da­de da actualização de al­guns va­lo­res, com vis­ta a se dar sequência a al­gu­mas obras infra-es­tru­tu­rais, que fo­ram in­ter­rom­pi­das por cau­sa das di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras que o país es­tá a atra­ves­sar.

De­sa­fi­os

Pa­ra o ad­mi­nis­tra­dor do dis­tri­to ur­ba­no do Ngo­la Ki­lu­an­je, Or­lan­do Pa­ca, es­pe­ra-se que em 2018 se­jam con­cluí­das obras do hos­pi­tal São Pedro da Bar­ra, a cons­tru­ção do edi­fí­cio da ad­mi­nis­tra­ção, me­lho­ria das vi­as se­cun­dá­ri­as e ter­ciá­ri­as, e o for­ne­ci­men­to de ener­gia eléc­tri­ca e água po­tá­vel, na sua área de ju­ris­di­ção.

Já a ad­mi­nis­tra­do­ra da Sam­ba, Ma­ri­a­na Fran­cis­co au­gu­ra que no pró­xi­mo ano eco­nó­mi­co pos­sa ver re­sol­vi­dos pro­ble­mas de ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, abas­te­ci­men­to de água pa­ra to­dos, sa­ne­a­men­to bá­si­co e as va­las de dre­na­gem.

O en­con­tro reu­niu no au­di­tó­rio do Ins­ti­tu­to Mé­dio de Eco­no­mia de Lu­an­da (IMEL), res­pon­sá­veis das se­te ad­mi­nis­tra­ções dos dis­tri­tos urbanos do mu­ni­cí­pio.

Es­pa­ços de la­zer

Por ou­tro la­do, a Co­mis­são Ad­mi­nis­tra­ti­va do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da (CACL) pre­ten­de au­men­tar es­pa­ços de la­zer e apren­di­za­gem, em to­dos os dis­tri­tos urbanos, pa­ra o reforço do in­ter­câm­bio en­tre os jo­vens por via do des­por­to.

A in­ten­ção foi ma­ni­fes­ta­da, re­cen­te­men­te, pe­la pre­si­den­te da CACL, Ma­ria António Ne­lum­ba, após rei­nau­gu­rar a qua­dra mul­ti-uso, gi­ná­sio co­mu­ni­tá­rio e par­que in­fan­til de­no­mi­na­do Ne­li­to Soares, no bair­ro com o mes­mo no­me.

Re­a­fir­mou que pre­ten­de alar­gar, em to­dos os dis­tri­tos do mu­ni­cí­pio de Lu­an­da, infra-es­tru­tu­ras do gé­ne­ro, pa­ra aju­dar a pro­por­ci­o­nar mo­men­tos de la­zer, apren­di­za­gem, in­te­rac­ção, as­sim co­mo, o reforço do in­ter­câm­bio e ami­za­des en­tre mu­ní­ci­pes de Lu­an­da.

Su­ge­riu aos mu­ní­ci­pes de ou­tros dis­tri­tos de­ten­to­res de es­pa­ços de la­zer, a or­ga­ni­za­rem-se e so­li­ci­ta­rem apoi­os às em­pre­sas se­de­a­das nas su­as lo­ca­li­da­des, no âm­bi­to da sua res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al.

O IN­CRE­MEN­TO NA OR­DEM DOS 12 POR CEN­TO JUS­TI­FI­CA-SE PE­LA NE­CES­SI­DA­DE DA ACTUALIZAÇÃO DE AL­GUNS VA­LO­RES

VIGAS DA PURIFICAÇÃO | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Es­tão em cur­so vá­ri­os projectos que po­dem con­tri­buir pa­ra me­lho­rar a mo­bi­li­da­de a ní­vel da ci­da­de ca­pi­tal do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.