EUA blo­que­am en­tra­da da Chi­na Mo­bi­le no país

Bar­rei­ras co­mer­ci­ais con­ti­nu­am a di­fi­cul­tar as mul­ti­na­ci­o­nais de es­ten­der as su­as po­li­ti­cas de des­lo­ca­li­za­ção nou­tros mer­ca­dos

Jornal de Economia & Financas - - Mundo -

Os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca (EUA) re­co­men­da­ram na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra que se­ja ne­ga­da uma li­cen­ça pa­ra a mai­or ope­ra­do­ra de te­le­co­mu­ni­ca­ções do mun­do, a Chi­na Mo­bi­le, a ac­tu­ar no país, nu­ma al­tu­ra de cres­cen­tes fric­ções co­mer­ci­ais en­tre Pe­quim e Washington.

Em co­mu­ni­ca­do, a Ad­mi­nis­tra­ção Na­ci­o­nal de In­for­ma­ção e Te­le­co­mu­ni­ca­ções, que es­tá sob a tu­te­la do De­par­ta­men­to do Co­mér­cio, jus­ti­fi­cou com mo­ti­vos de “se­gu­ran­ça na­ci­o­nal” a sua re­co­men­da­ção à Co­mis­são Fe­de­ral de Co­mu­ni­ca­ções, uma agên­cia in­de­pen­den­te, en­car­re­gue de to­mar a de­ci­são fi­nal.

“De­pois de uma sig­ni­fi­ca­ti­va in­te­ra­ção com a Chi­na Mo­bi­le, as pre­o­cu­pa­ções so­bre o au­men­to de ris­cos pa­ra a or­dem pú­bli­ca e se­gu­ran­ça na­ci­o­nal não fo­ram dis­si­pa­das”, afir­mou em co­mu­ni­ca­do Da­vid J. Re­dl, o vice-se­cre­tá­rio pa­ra as Co­mu­ni­ca­ções e In­for­ma­ção do De­par­ta­men­to de Co­mér­cio. Com cer­ca de 900 mi­lhões de usuários, a Chi­na Mo­bi­le so­li­ci­tou em 2011 uma li­cen­ça pa­ra ope­rar nos EUA.

A Ad­mi­nis­tra­ção de Do­nald Trump anun­ci­ou, no mês pas- sado, ta­xas al­fan­de­gá­ri­as de 25% so­bre um to­tal de 50.000 mi­lhões de dó­la­res de im­por­ta­ções oriun­das da Chi­na, nu­ma re­ta­li­a­ção con­tra a fal­ta de pro­te­ção dos di­rei­tos de pro­pri­e­da­de in­te­lec­tu­al das em­pre­sas nor­te-ame­ri­ca­nas no país asiá­ti­co.

Washington acu­sa Pe­quim de exi­gir às em­pre­sas es­tran­gei­ras que trans­fi­ram tec­no­lo­gia pa­ra po­ten­ci­ais con­cor­ren­tes chi­ne­sas, em tro­ca de aces­so ao mer­ca­do chi­nês. Trump ame­a­ça ain­da li­mi­tar os in­ves­ti­men­tos chi­ne­ses nos EUA.

A Ad­mi­nis­tra­ção de Do­nald Trump anun­ci­ou, no mês pas­sa­do, ta­xas al­fan­de­gá­ri­as de 25% so­bre um to­tal de 50.000 mi­lhões de dó­la­res de im­por­ta­ções oriun­das da Chi­na, nu­ma re­ta­li­a­ção con­tra a fal­ta de pro­te­ção dos di­rei­tos de pro­pri­e­da­de in­te­lec­tu­al das em­pre­sas nor­te-ame­ri­ca­nas no país asiá­ti­co.

Washington acu­sa Pe­quim de exi­gir às em­pre­sas es­tran­gei­ras que trans­fi­ram tec­no­lo­gia pa­ra po­ten­ci­ais con­cor­ren­tes chi­ne­sas, em tro­ca de aces­so ao mer­ca­do chi­nês. Trump ame­a­ça ain­da li­mi­tar os in­ves­ti­men­tos chi­ne­ses nos EUA.

DR

Po­li­ti­cas adu­a­nei­ras es­tão a ame­a­çar o am­bi­en­te ma­cro­e­co­nó­mi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.