Am­bi­en­te aque­ce con­cor­rên­cia

Num mer­ca­do com­pe­ti­ti­vo or­ga­ni­za­ções bus­cam apri­mo­ra­men­to de pro­ces­sos pa­ra atin­gir qua­li­da­de con­for­me pa­drões in­ter­na­ci­o­nais

Jornal de Economia & Financas - - Gestão -

Ac­tu­al­men­te as or­ga­ni­za­ções vêm en­fren­tan­do no­vos de­sa­fi­os. As mu­dan­ças são rá­pi­das, obri­gan­do-as a es­ta­rem aten­tas em to­dos os seus pro­ces­sos.

Tu­do ini­ci­ou com o de­sen­vol­vi­men­to do co­mér­cio e das ac­ti­vi­da­des in­dus­tri­ais, que in­flu­en­ci­a­ram a que o nú­me­ro de pes­so­as que se con­cen­tra­vam nas áre­as ur­ba­nas pas­sas­se a cres­cer. Os gru­pos so­ci­ais so­fre­ram mu­dan­ças e as em­pre­sas pas­sa­ram a ser cons­ti­tuí­das de um com­ple­xo de ac­ti­vi­da­des eco­nó­mi­cas, de­sen­vol­vi­das sob o con­tro­lo de uma en­ti­da­de ju­rí­di­ca. Nas or­ga­ni­za­ções in­se­ri­das no con­tex­to ac­tu­al, é des­ca­bi­do per­gun­tar se ha­ve­rá mu­dan­ças. O pro­ble­ma mai­or não es­tá nas mu­dan­ças que ocor­rem, mas nos pro­ble­mas que po­dem ad­vir des­tas mu­dan­ças.

A ne­ces­si­da­de de mu­dan­ça es­tá pre­sen­te nas te­o­ri­as e mo­de­los de ges­tão, se­ja uti­li­zan­do equi­pa­men­tos tec­no­ló­gi­cos, ou res­pon­den­do às trans­for­ma­ções im­pos­tas pe­la so­ci­e­da­de.

A evo­lu­ção do mer­ca­do e da so­ci­e­da­de im­põe às or­ga­ni­za­ções no­vas res­pon­sa­bi­li­da­des, o que as le­va a bus­car no­vas prá­ti­cas de ges­tão ade­qua­das à re­a­li­da­de ac­tu­al, o que re­a­li­men­ta o sis­te­ma com pro­du­tos e ser­vi­ços que mu­dam o pa­ra­dig­ma do mer­ca­do, in­du­zin­do no­vas ne­ces­si­da­des de apri­mo­ra­men­to.

As­sim sur­ge a cor­ri­da pe­la qua­li­da­de, ba­se­a­da nos Cri­té­ri­os de Ex­ce­lên­cia, sen­do que a ava­li­a­ção é ba­se­a­da em fun- da­men­tos que são re­co­nhe­ci­dos in­ter­na­ci­o­nal­men­te. Des­ta for­ma é pos­sí­vel ava­li­ar a ade­rên­cia das or­ga­ni­za­ções aos prin­cí­pi­os da ex­ce­lên­cia.

DR

A nor­ma Iso cer­ti­fi­ca qua­li­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.