Der­ra­me de pe­tró­leo vis­to no Soyo

Téc­ni­cos do Mi­nis­té­rio do Am­bi­en­te es­ti­ve­ram no Zai­re pa­ra ava­li­ar o im­pac­to do der­ra­me

Jornal de Economia & Financas - - Mercados -

A mi­nis­tra do Am­bi­en­te, Paula Cristina Fran­cis­co Coelho, ava­lia des­de terça-fei­ra, no mu­ni­cí­pio do Soyo, pro­vín­cia do Zai­re, o im­pac­to am­bi­en­tal re­sul­tan­te do der­ra­me de cer­ca de 30 mil li­tros do ouro ne­gro em con­sequên­cia do con­fli­to ar­ma­do que di­la­ce­rou o país du­ran­te dé­ca­das.

Acom­pa­nha­da por téc­ni­cos do seu sec­tor e pe­lo go­ver­na­dor do Zai­re, Jo­sé Jo­a­nes André, a go­ver­nan­te vi­si­tou, a ba­cia de re­ten­ção de óleo bru­to ao ar li­vre, lo­ca­li­za­da na ba­se lo­gís­ti­ca de Kin­fu­que­ne, ar­re­do­res da ci­da­de, on­de cer­ca de 30 mil bar­ris de pe­tró­leo bru­to fo­ram va­za­dos nes­te lo­cal após a des­trui­ção dos tan­ques de ar­ma­ze­na­men­to do pro­du­to.

A mi­nis­tra man­te­ve, na ba­se da pe­tro­lí­fe­ra na­ci­o­nal “So­moil”, uma das res­pon­sá­veis pe­la ex­plo­ra­ção do ouro ne­gro em onsho­re (em ter­ra), nes­ta re­gião, um en­con­tro com os res­pon­sá­veis da em­pre­sa, du­ran­te o qual pe­diu co­la­bo­ra­ção com o seu Mi­nis­té­rio na re­so­lu­ção de ma­té­ri­as am­bi­en­tais afec­tas à ac­ti­vi­da­de.

Na oca­sião, a ti­tu­lar da pas­ta do am­bi­en­te ma­ni­fes­tou a sua pre­o­cu­pa­ção fa­ce as gran­des quan­ti­da­des de óleo bru­to ex­pos­tas ao ar li­vre no lo­cal e que aguar­dam por me­di­das pa­ra a re­so­lu­ção des­te pas­si­vo her­da­do do pe­río­do de guerra ci­vil.

“A ques­tão des­te pas­si­vo pre­o­cu­pa-nos de for­ma mui­to alar­man­te, uma vez que ain­da não sa­be­mos o im­pac­to que es­te der­ra­me tem na saú­de pú­bli­ca, uma vez que exis­tem re­si­dên­ci­as cons­truí­das em ci­ma das li­nhas de trans­por­te do pe­tró­leo bru­to. Por is­so, pre­ci­sa­mos es­ta co­la­bo­ra­ção”, re­fe­riu.

De­fen­deu, por ou­tro la­do, a ne­ces­si­da­de da ca­ta­lo­ga­ção das es­pé­ci­es de fau­na e da flo­ra que fi­ca­ram afec­ta­das por si só, na re­gião, em con­sequên­cia des­ta ca­la­mi­da­de e da ac­ti­vi­da­de de ex­plo­ra­ção pe­tro­lí­fe­ra em ter­ra.

Re­co­men­dou à es­tru­tu­ra pro­vin­ci­al do seu sec­tor a apli­car na prá­ti­ca os re­gu­la­men­tos pre­vis­tos no pro­gra­ma na­ci­o­nal so­bre a qua­li­da­de e nor­ma­li­za­ção am­bi­en­tal

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mi­nis­tra do Am­bi­en­te, Paula Coelho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.