Mais eu­ros no mer­ca­do

Pa­ra a co­ber­tu­ra de ope­ra­ções ge­rais o ban­co cen­tral co­lo­cou no mer­ca­do pri­má­rio um mon­tan­te de 30 mi­lhões de eu­ros

Jornal de Economia & Financas - - Mercados -

OBan­co Na­ci­o­nal de An­go­la efec­tu­ou, se­ma­na du­as ses­sões de ven­da de di­vi­sas em lei­lão aos bancos co­mer­ci­ais, ten­do co­lo­ca­do no mer­ca­do pri­má­rio o mon­tan­te de 30 mi­lhões de eu­ros pa­ra a co­ber­tu­ra de ope­ra­ções ge­rais, ex­cluin­do adi­an­ta­men­tos a fa­vor de tra­dings, offsho­res, so­ci­e­da­des uni­pes­so­ais, sa­lá­ri­os aci­ma de 15 mil de eu­ros de re­po­si­ção de po­si­ção cam­bi­al.

Des­ta ses­são, fo­ram ven­di­dos 9.980.000 mil eu­ros e apu­ra­da a ta­xa de câm­bio mé­dia pon­de­ra­da de 324,158 por eu­ros/kwanzas, pas­san­do a vi­go­rar a ta­be­la de câm­bi­os que se ane­xa.

Con­tri­bui­ram pa­ra o apu­ra­men­to da ta­xa de câm­bio de re­fe­rên­cia ape­nas 2 bancos. Ten­do a ta­xa mais al­ta si­do de 325,507 kwanzas e a mais bai­xa de 324,012 kwanzas por eu­ros. Em fun­ção das re­gras pa­ra or­ga­ni­za­ção dos lei­lões, o mon­tan­te co­lo­ca­do foi ar­re­ca­da­do co­mo se se­gue:

Ban­co de Pou­pan­ça e Cré­di­to (BPC), 7.500.000 e VTB 2.480.000 num to­tal de 9.980.000 kwanzas.

Na se­gun­da ses­são foi atri­buí­do o Pla­fond de 100 mi­lhões de eu­ros pa­ra aber­tu­ra e con­fir­ma­ção de car­tas de cré­di­to, com o ob­jec­ti­vo de as­se­gu­rar a im­por­ta­ção de mer­ca­do­ri­as di­ver­sas.

Des­ta ses­são não re­sul­tou qual­quer al­te­ra­ção da ta­xa de câm­bio. Par­ti­ci­pa­ram no re­fe­ri­do lei­lão 21 bancos cu­jos mon­tan­tes apu­ra­dos fo­ram dis­tri­buí­dos co­mo se se­gue: Os bancos BCS, BFA, BPC e SBA re­ce­be­ram ca­da um 9,8 mi­lhões de eu­ros, o BE, Ke­ve, Sol e BTV com 7, 8 mi­lhões de eu­ros. ATL e BAI re­ce­be­ram ca­da um 5,9 mi­lhões de eu­ros, o BIC fi­cou com 3,5 mi­lhões, en­quan­to o BCH re­ce­beu 2,9 mi­lhões. Cou­be ao BCGA 2,5 mi­lhões de eu­ros, en­quan­to o BCA foi con­tem­pla­do com 2,3 mi­lhões. O BCI re­ce­beu 1,9 mi­lhão, ao pas­so que o BVB ad­qui­riu um mi­lhão, 671 mil, 773 e 34 eu­ros.

DR

Mer­ca­do de bens e ser­vi­ços po­de­rá co­nhe­cer no­vos de­sen­vol­vi­men­tos com a ven­da de mais di­vi­sas às ope­ra­do­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.