Zo­nas ru­rais do Hu­am­bo po­dem ter mais água po­tá­vel

A Em­pre­sa de Águas e Sa­ne­a­men­to da pro­vín­cia vai de­sen­vol­ver o Mo­de­lo de Ges­tão Co­mu­ni­tá­ria de Águas que se­rá um ga­nho

Jornal de Economia & Financas - - Destaque - Jus­ti­no Vic­to­ri­no no Hu­am­bo

OMo­de­lo de Ges­tão Co­mu­ni­tá­ria de Águas (MOGECA), cu­jo ob­jec­ti­vo é me­lho­rar a ma­nu­ten­ção dos pe­que­nos sis­te­mas de abas­te­ci­men­to nas zo­nas ru­rais e pe­ri-ur­ba­nas em to­da pro­vín­cia do Hu­am­bo, vai ser im­ple­men­ta­do ain­da este ano.

Se­gun­do o pre­si­den­te do Con­se­lho de Administração da Em­pre­sa de Águas e Sa­ne­a­men­to da pro­vín­cia do Hu­am­bo, Adol­fo Go­mes Eli­as, o pro­jec­to vi­sa igual­men­te per­mi­tir des­cen­tra­li­zar e atri­buir res­pon­sa­bi­li­da­des de au­to­no­mia às ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais pa­ra au­men­tar a efi­ci­ên­cia dos sis­te­mas de água a se­rem cons­truí­dos.

O pro­jec­to, que pre­vê abran­ger to­das as co­mu­ni­da­des ru­rais a ní­vel da pro­vín­cia do Hu­am­bo, en­glo­ba a cons­tru­ção de cha- fa­ri­zes, fon­te­ná­ri­os, sis­te­mas gra­ví­ti­cos, mu­ni­dos de pai­néis so­la­res e de gra­vi­da­de.

A im­ple­men­ta­ção do pro­gra­ma de ges­tão co­mu­ni­tá­ria de água con­ta com a par­ce­ria do sec­tor dos Ser­vi­ços Téc­ni­cos e In­fra-es­tru­tu­ras do go­ver­no da pro­vín­cia do Hu­am­bo e da em­pre­sa Vis­ta Wa­ter.

Adol­fo Go­mes Eli­as sa­li­en­tou que o pro­jec­to é “bem-vin­do”, já que tra­ta di­rec­ta­men­te da ges­tão co­mu­ni­tá­ria.

“É um pro­jec­to que faz com que a po­pu­la­ção te­nha mais cui­da­dos e saiba a ne­ces­si­da­de, as­sim co­mo a im­por­tân­cia de ter um pon­to de água na co­mu­ni­da­de”, afir­mou.

Mais abas­te­ci­men­to

Por ou­tro la­do, a fonte dis­se que com o lan­ça­men­to des­te pro­jec­to pre­ten­de-se que os pon­tos de água que fo­ram cons­truí­dos nos anos an­te­ri­o­res e que se en­con­tram van­da­li­za­dos vol­tem a fun­ci­o­nar na nor­ma­li­da­de.

É UM PRO­JEC­TO QUE FAZ COM QUE A PO­PU­LA­ÇÃO TE­NHA MAIS CUI­DA­DOS E IM­POR­TÂN­CIA DE TER UM PON­TO DE ÁGUA NA CO­MU­NI­DA­DE

O PCA da em­pre­sa pú­bli­ca das águas no Hu­am­bo, apon­tou que a em­pre­sa de águas a vai co­lo­car re­cur­sos hu­ma­nos que pos­sam fa­zer par­te da ges­tão des­tes pon­tos a ní­vel das co­mu­ni­da­des.

FRAN­CIS­CO LO­PES | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO | BEN­GUE­LA

O for­ne­ci­men­to de água a ní­vel da pro­vín­cia ain­da é con­si­de­ra­do co­mo in­sa­tis­fa­tó­rio ape­sar dos es­for­ços em cur­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.