Re­for­ma le­vam à es­ta­bi­li­za­ção

Jornal de Economia & Financas - - Finanças -

O pro­ces­so de re­for­mas eco­nó­mi­cas em cur­so des­de 2014, cons­tan­tes do Pla­no de Es­ta­bi­li­za­ção Ma­cro­e­co­nó­mi­ca e do Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Na­ci­o­nal do Exe­cu­ti­vo, que cor­res­pon­de ao pe­río­do 2017/2022, es­tá re­sul­tar num cli­ma de es­ta­bi­li­za­ção ma­cro­e­co­nó­mi­ca, se­gun­do o vi­ce-go­ver­na­dor do Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la, Ma­nu­el Di­as, quan­do dis­cur­sa­va no X en­con­tro de es­ta­tís­ti­cas dos ban­cos cen­trais da CPLP.

A po­li­ti­ca de di­ver­si­fi­ca­ção das ex­por­ta­ções e subs­ti­tui­ção das im­por­ta­ções, a con­so­li­da­ção fis­cal, a cri­a­ção de con­di­ções pa­ra um me­lhor am­bi­en­te de ne­gó­ci­os e atrac­ção de in­ves­ti­men­to es­tran­gei­ro e, so­bre­tu­do, a po­lí­ti­ca de fle­xi­bi­li­za­ção da ta­xa de câm­bio (ajus­ta­men­tos do mer­ca­do Cam­bi­al), são al­gu­mas das ac­ções apon­ta­das que tem con­tri­buí­do pa­ra o au­men­to da com­pe­ti­ti­vi­da­de da pro­du­ção in­ter­na.

Ma­nu­el Di­as dis­se que de­pois do BNA ter aco­lhi­do, pe­la pri­mei­ra vez, em 2005, o 3º en­con­tro dos Ban­cos Cen­trais da CPLP, cons­ti­tui regozijo al­ber­gar o X, des­ta fei­ta com mais três no­vos mem­bros, no­me­a­da­men­te Bra­sil, Macau e Ti­mor Les­te, que es­ti­ve­ram au­sen­tes na al­tu­ra.

“Des­te modo, os ban­cos cen­trais, são de­sa­fi­a­dos a me­lho­rar ca­da vez mais a qualidade das es­ta­tís­ti­cas por si pro­du­zi­das, ten­do em con­ta o seu pa­pel”. dis­se.

DR

Vi­ce do BNA, Ma­nu­el Di­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.