Bol­sa re­co­nhe­ci­da

Do­ra­van­te os tí­tu­los de Dí­vi­da Pú­bli­ca pas­sam a ser emi­ti­dos aten­den­do aos pa­drões ri­go­ro­sos e acei­tes mun­di­al­men­te

Jornal de Economia & Financas - - Mercados -

ABol­sa de Dí­vi­da e Va­lo­res de An­go­la (Bo­di­va), en­quan­to So­ci­e­da­de Ges­to­ra de Mer­ca­dos Re­gu­la­men­ta­dos, co­me­çou a emi­tir a par­tir des­ta se­ma­na, o có­di­go, Nú­me­ro In­ter­na­ci­o­nal de Iden­ti­fi­ca­ção de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os (ISIN), si­gla em in­glês.

Se­gun­do um co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa da ins­ti­tui­ção, que o JE te­ve aces­so, o re­fe­ri­do có­di­go é um pa­drão in­ter­na­ci­o­nal usa­do pa­ra iden­ti­fi­ca­ção úni­ca de ins­tru­men­tos fi­nan­cei­ros, in­cluin­do ac­ções, ins­tru­men­tos de dí­vi­da e ins­tru­men­tos de­ri­va­dos.

As­sim, ao as­su­mir a res­pon­sa­bi­li­da­de de atri­buir os có­di­gos de iden­ti­fi­ca­ção, a Bo­di­va aten­de a pa­drões ri­go­ro­sos e de­ta­lha­dos so­bre co­mo pro­cu­rar man­ter as exi­gên­ci­as e as prá­ti­cas sin­cro­ni­za­das com as mu­dan­ças das con­di­ções de mer­ca­do.

Des­te modo, a par­tir de ho­je, se­gun­do uma nota da ins­ti­tui­ção, os tí­tu­los de Dí­vi­da Pú­bli­ca pas­sam a ser emi­ti­dos aten­den­do pa­drões ri­go­ro­sos e acei­tes mun­di­al­men­te, abrin­do um ca­nal pa­ra en­ti­da­des ex­ter­nas.

Este pas­so abre um ca­nal pa­ra que en­ti­da­des ex­ter­nas in­te­res­sa­das em An­go­la pos­sam ter aces­so à in­for­ma­ção so­bre tí­tu­los dis­po­ní­veis pa­ra ne­go­ci­a­ção nos mer­ca­dos. A nota re­fe­re que a Bo­di­va foi ad­mi­ti­da a 29 de Ju­nho úl­ti­mo co­mo Mem­bro As­so­ci­a­do da As­so­ci­a­ti­on of Na­ti­o­nal Num- be­ring Agen­ci­es (AN­NA), as­so­ci­a­ção in­ter­na­ci­o­nal que tem co­mo mis­são a pa­dro­ni­za­ção de có­di­gos de iden­ti­fi­ca­ção de va­lo­res mo­bi­liá­ri­os nu­ma es­ca­la glo­bal.

Co­mo Agência Na­ci­o­nal de Nu­me­ra­ção, a Bo­di­va pas­sou a ser res­pon­sá­vel, em An­go­la, pe­la atri­bui­ção de có­di­gos de iden­ti­fi­ca­ção às emis­sões de va­lo­res mo­bi­liá­ri­os e ins­tru­men­tos de­ri­va­dos, res­pei­tan­do os pa­drões da Or­ga­ni­za­ção Atra­vés do ISIN emi­ti­do pe­la Bo­di­va se­rá pos­sí­vel iden­ti­fi­car as­pec­tos co­mo país de emissão, emi­ten­te e ca­rac­te­rís­ti­cas da emissão.

No fi­nal do ano, a Bo­di­va dis­po­ni­bi­li­za­rá os có­di­gos de iden­ti­fi­ca­ção Clas­si­fi­ca­ti­on of Financial Ins­tru­ments, se­gun­do a nota.

CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

A Bo­di­va aten­de a pa­drões ri­go­ro­sos e de­ta­lha­dos so­bre co­mo pro­cu­rar man­ter as exi­gên­ci­as do mer­ca­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.