Uruguai alar­ga co­o­pe­ra­ção

An­go­la e aque­le país da Amé­ri­ca Latina têm bo­as re­la­ções eco­nó­mi­cas e pri­vi­le­gi­am as tro­cas co­mer­ci­ais en­tre em­pre­sas

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

Oem­bai­xa­dor do Uruguai, Ál­va­ro Gon­zá­lez Ote­ro re­a­fir­mou es­ta se­ma­na, em Lu­an­da, a in­ten­ção de o seu país apro­fun­dar o ní­vel de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral com An­go­la, no âm­bi­to das re­la­ções eco­nó­mi­cas e po­lí­ti­cas exis­ten­tes en­tre si.

Em en­tre­vis­ta à An­gop, por oca­sião do 193º aniversário da de­cla­ra­ção da in­de­pen­dên­cia do Uruguai, ce­le­bra­do on­tem, quin­ta-fei­ra (13), em Lu­an­da, Ál­va­ro Gon­zá­lez Ote­ro adi­an­tou que o apro­fun­da­men­to des­tas re­la­ções con­sis­ti­rá na im­ple­men­ta­ção e di­na­mi­za­ção de di­ver­sos acor­dos an­te­ri­or­men­te as­si­na­dos, em vá­ri­os do­mí­ni­os, en­tre am­bos go­ver­nos.

Ál­va­ro Gon­zá­lez Ote­ro anun­ci­ou pa­ra os pró­xi­mos tem­pos a re­a­li­za­ção, em Lu­an­da, da 1ª reu­nião mis­ta de co­o­pe­ra­ção, de al­to ní­vel, que da­rá im­pul­so às re­la­ções bi­la­te­rais, cu­ja agen­da foi pre­pa­ra­da du­ran­te a vi­si­ta a An­go­la, em Ju­nho úl­ti­mo, do di­rec­tor ge­ral de co­o­pe­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal do Uruguai.

Este even­to, su­bli­nhou, de­ve­rá dar res­pos­ta aos as­pec­tos abor­da­dos na 1ª reu­nião de Se­tem­bro de 2016 em Mon­te­vi­déu, cujas de­le­ga­ções de am­bos os paí­ses fo­ram en­ca­be­ça­das, na al­tu­ra, pe­lo ex-mi­nis­tro das re­la­ções de An­go­la, Ge­or­ge Re­be­lo Chi­coty, e o ain­da ti­tu­lar da mes­ma pas­ta uruguaia, Ro­dol­fo Nin Ro­voa.

Pa­ra sustentar a von­ta­de des­te reforço de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral, o em­bai­xa­dor anun­ci­ou que o pre­si­den­te uru­guaio, Ta­ba­ré Váz­quez, po­de­rá vi­si­tar An­go­la, em da­ta ain­da não de­fi­ni­da.

Por ou­tro la­do, apon­tou que a re­pre­sen­ta­ção di­plo­má­ti­ca uruguaia em An­go­la con­ta­rá, em bre­ve, com o reforço de um conselheiro pa­ra par­ti­ci­par dos pro­jec­tos em cur­so em An­go­la.

De­bru­çan­do-se so­bre as ac­tu­ais re­for­mas eco­nó­mi­cas em cur­so em An­go­la, Ál­va­ro Gon­zá­lez Ote­ro afir­mou que o seu go­ver­no já foi in­for­ma­do da no­va lei de in­ves­ti­men­to es­tran­gei­ro que, por sua vez, da­rá a co­nhe­cer aos di­fe­ren­tes in­ves­ti­do­res do seu país.

Re­co­nhe­ceu que as me­di­das cons­tan­tes da no­va lei an­go­la­na de in­ves­ti­men­to dá mai­or aber­tu­ra e fa­ci­li­da­des pa­ra os in­ves­ti­do­res es­tran­gei­ros ope­ra­rem em An­go­la sem cons­tran­gi­men­tos.

An­go­la e Uruguai co­o­pe­ram nos do­mí­ni­os di­plo­má­ti­co, po­lí­ti­co, eco­nó­mi­co, so­ci­al, en­tre ou­tros.Mas este intercâmbio ain­da é li­mi­ta­do, de acor­do com o em­bai­xa­dor uru­guaio, pe­la cri­se eco­nó­mi­ca que afec­ta os dois paí­ses, en­tre­tan­to su­pe­rá­vel pe­las ex­pec­ta­ti­vas que ro­dei­am o fu­tu­ro.

No pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano, as tro­cas co­mer­ci­ais en­tre os dois paí­ses fo­ram fa­vo­rá­veis à An­go­la, com a ven­da de pe­tró­leo ao Uruguai no va­lor de 100 mi­lhões de dó­la­res e a com­pra de pro­du­tos do país la­ti­no ame­ri­ca­no na or­dem de cin­co mi­lhões de dó­la­res.

An­go­la ex­por­ta pe­tró­leo pa­ra o Uruguai e im­por­ta des­te país carne, pei­xe, ar­roz, lei­te, quei­jo, en­tre ou­tros pro­du­tos. A co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses cir­cuns­cre­ve, en­tre ou­tros sectores, nos sectores da Agricultura, da In­ves­ti­ga­ção Agrí­co­la e Agro-pe­cuá­ria. Em 2003 foi as­si­na­do um acor­do ge­ral de co­o­pe­ra­ção nos do­mí­ni­os eco­nó­mi­co, ci­en­tí­fi­co, téc­ni­co e cul­tu­ral, o me­mo­ran­do de en­ten­di­men­to pa­ra es­ta­be­le­ci­men­to de con­sul­tas po­lí­ti­cas (2008), o acor­do so­bre a su­pres­são de vis­tos em pas­sa­por­tes di­plo­má­ti­cos, ofi­ci­ais e de ser­vi­ço (2013).

TE­MOS IN­TEN­ÇÃO DE APRO­FUN­DAR O NÍ­VEL DE CO­O­PE­RA­ÇÃO ECO­NÓ­MI­CA BI­LA­TE­RAL EN­TRE OS DOIS PAÍ­SES

AN­GOP

Em­bai­xa­dor do Uruguai, Ál­va­ro Gon­zá­lez Ote­ro, re­a­fir­mou es­sa in­ten­ção nas co­me­mo­ra­ções do aniversário do seu país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.