Go­ver­no bel­ga re­for­ça in­ves­ti­men­tos em vá­ri­as áre­as com An­go­la

Jornal de Economia & Financas - - Empresas -

O Rei­no da Bél­gi­ca vai re­for­çar a co­o­pe­ra­ção com as au­to­ri­da­des an­go­la­nas nos sectores dos di­a­man­tes, de­fe­sa e dos trans­por­tes, anun­ci­ou o vi­ce-pri­mei­ro mi­nis­tro e mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros bel­ga, Di­di­er Reyn­ders.

O chefe da di­plo­ma­cia bel­ga foi re­ce­bi­do em au­di­ên­cia, es­ta se­ma­na, pe­lo Chefe de Es­ta­do an­go­la­no, João Lou­ren­ço, com quem abor­dou ques­tões de in­te­res­se bi­la­te­ral.

À im­pren­sa, Di­di­er Reyn­ders in­for­mou que o seu país vai alar­gar os in­ves­ti­men­tos no ter­ri­tó­rio an­go­la­no e, nes­te sen­ti­do, acon­te­ce­rá, em 2019, o re­lan­ça­men­to da co­mis­são mis­ta An­go­la – Bél­gi­ca.

No qua­dro das re­for­mas le­va­das a ca­bo pe­lo Exe­cu­ti­vo an­go­la­no, dis­se que a Bél­gi­ca pre­ten­de aju­dar as au­to­ri­da­des an­go­la­nas na co­mer­ci­a­li­za­ção, controlo, ges­tão e pro­du­ção de di­a­man­tes.

A Bél­gi­ca, de acor­do com Di­di­er Reyn­ders, na zo­na de An­tuér­pia de­sen­vol­veu uma téc­ni­ca no­va pa­ra o controlo dos di­a­man­tes pu­ro e sin­té­ti­co e, por es­se fac­to, pre­ten­de fa­zer um acom­pa­nha­men­to de boa ges­tão e trans­pa­rên­cia no co­mér­cio de di­a­man­tes.

Ou­tro as­sun­to que do­mi­nou a au­di­ên­cia, no Pa­lá­cio Pre­si­den­ci­al, foi a ac­tu­al si­tu­a­ção do Bu­run­di e da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Congo, nu­ma al­tu­ra em que a Bél­gi­ca se pre­pa­ra pa­ra, a par­tir de Ja­nei­ro de 2019, as­su­mir o car­go de mem­bro não per­ma­nen­te do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das.

No Bu­run­di, país afri­ca­no da Re­gião dos Gran­des La­gos, a si­tu­a­ção é pre­o­cu­pan­te de­vi­do ao agra­va­men­to de uma cri­se hu­ma­ni­tá­ria, en­quan­to a RDC vai re­a­li­zar elei­ções em De­zem­bro pró­xi­mo. A in­ten­ção do Go­ver­no bel­ga é de aju­dar es­tes paí­ses a al­can­ça­rem a paz.

A Re­pú­bli­ca de An­go­la e o Rei­no da Bél­gi­ca co­o­pe­ram des­de 1976. A 26 de Abril de 1983 as­si­na­ram um Acor­do de Co­o­pe­ra­ção Eco­nó­mi­ca, Ci­en­tí­fi­ca e Cul­tu­ral que de­fi­niu o qua­dro ju­rí­di­co da par­ce­ria e ins­ti­tuiu a co­mis­são mis­ta.

FRAN­CIS­CO BER­NAR­DO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mi­nis­tro bel­ga Di­di­er Reyn­ders

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.