Con­fi­an­ça dos in­ves­ti­do­res na Ale­ma­nha su­biu em Se­tem­bro

Jornal de Economia & Financas - - Mundo -

A con­fi­an­ça dos in­ves­ti­do­res na Ale­ma­nha su­biu em Se­tem­bro, ape­sar do agra­va­men­to da cri­se na Tur­quia e na Ar­gen­ti­na e dos fra­cos nú­me­ros da pro­du­ção in­dus­tri­al e da en­tra­da de en­co­men­das na in­dús­tria ale­mã em Ju­lho.

O Cen­tro pa­ra a In­ves­ti­ga­ção Eco­nó­mi­ca Europeia ale­mão (ZEW) in­for­mou na ter­ça-fei­ra, 11, que o seu ín­di­ce de con­fi­an­ça do in­ves­ti­men­to su­biu em Se­tem­bro pa­ra -10,6 pon­tos, mais 3,1 pon­tos do que no mês an­te­ri­or.

“O sig­ni­fi­ca­ti­vo te­mor dos par­ti­ci­pan­tes no inqué­ri­to so­bre a evo­lu­ção da con­jun­tu­ra su­a­vi­zou de no­vo, o que po­de­ria es­tar re­la­ci­o­na­do com o no­vo acor­do co­mer­ci­al en­tre os Es­ta­dos Uni­dos e o Mé­xi­co”, afir­mou o pre­si­den­te do ZEW, Achim Wam­ba­ch.

A ava­li­a­ção da si­tu­a­ção eco­nó­mi­ca ac­tu­al na Ale­ma­nha su­biu pa­ra 76 pon­tos, mais 3,4 pon­tos do que em Agos­to. A economia ale­mã cres­ceu 0,5 pon­tos per­cen­tu­ais no se­gun­do tri­mes­tre. To­dos os sectores de ac­ti­vi­da­de na Ale­ma­nha so­fre­ram um cres­ci­men­to. O sec­tor da Cons­tru­ção ex­pan­diu 0,6%, per­cen­ta­gem equi­va­len­te ao au­men­to dos ‘gas­tos do es­ta­do’.

Em pa­ra­le­lo, o mi­nis­tro das Fi­nan­ças ale­mão, Olaf Scholz, anun­ci­ou que este cres­ci­men­to traz op­ti­mis­mo aos mer­ca­dos por­que “cria pos­si­bi­li­da­des no fu­tu­ro”, dis­se Scholz.

DR

Mi­nis­tro das Fi­nan­ças ale­mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.