Bra­sil vai aju­dar na ace­le­ra­ção do pro­gra­ma de di­ver­si­fi­ca­ção.

Jornal de Economia & Financas - - Primeira Página - PAU­LI­NO DE CAR­VA­LHO

O em­bai­xa­dor do Bra­sil em An­go­la, Pau­li­no de Car­va­lho, de­fen­deu que o seu país não de­ve só pen­sar em ex­por­tar pro­du­tos pa­ra An­go­la, mas es­ta­be­le­cer fá­bri­cas lo­cais.

Se­gun­do o go­ver­nan­te, o Bra­sil pre­ci­sa de di­ver­si­fi­car a pau­ta ex­por­ta­do­ra e ter mai­or par­ti­ci­pa­ção de bens se­mi-ma­nu­fac­tu­ra­dos e ma­nu­fac­tu­ra­dos.

Avan­çou du­ran­te o fórum eco­no­mi­co re­a­li­za­do pe­la Aebran que em 2017 boa par­te do que o Bra­sil ex­por­tou pa­ra An­go­la foi açú­car (28,7 por cen­to), carne de fran­go (14) e fa­ri­nhas de ce­re­ais (7,9).

“De Ja­nei­ro a Ju­lho de 2018, o Bra­sil ocu­pa a quar­ta po­si­ção co­mo o mai­or ex­por­ta­dor pa­ra An­go­la com um vo­lu­me de ven­das de 225 mihões de dó­la­res”, afir­mou o em­bai­xa­dor.

Ca­dei­as pro­du­ti­vas

Nes­te con­tex­to, acla­rou que a ex­pe­ri­ên­cia bra­si­lei­ra po­de agre­gar va­lor às ca­dei­as pro­du­ti­vas em lo­cais.

No que to­ca às in­fra-es­tru­tu­ras de co­mu­ni­ca­ções ra­mo que abre pers­pec­ti­vas pa­ra o Bra­sil, a ju­ven­tu­de an­go­la­na po­de be­ne­fi­ci­ar da ex­pe­ri­ên­cia bra­si­lei­ra nes­te seg­men­to.

Pa­ra a pre­si­den­te Exe­cu­ti­va da Aebran, Ar­le­te Lins o fac­to de a economia não pe­tro­lí­fe­ra an­go­la­na po­der cres­cer 5,1 por cen­to este ano, com a agricultura e a in­dús­tria trans­for­ma­do­ra em des­ta­que “é si­nal que An­go­la de­se­nha um fu­tu­ro pro­mis­sor”.

Res­sal­tou igual­men­te que nos úl­ti­mos anos o Bra­sil au­men­tou a sua pro­du­ção em grãos, de­tém mais de 35 mi­lhões de hec­ta­res de so­ja com uma pre­vi­são de 156 mi­lhões de to­ne­la­das des­te pro­du­to em 2028.

“Es­pe­ro que te­nha­mos um cres­ci­men­to que me­re­ce­mos, por An­go­la es­tá a fa­zer bem o seu de­ver de ca­sa”, as­se­gu­rou.

A EX­PE­RI­ÊN­CIA BRA­SI­LEI­RA PO­DE AGRE­GAR VA­LOR À CADEIA PRODUTIVA LO­CAL

AGOS­TI­NHO NAR­CI­SO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Em­bai­xa­dor da Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil em An­go­la, Pau­li­no de Car­va­lho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.