Pri­va­dos vão as­se­gu­rar a ma­nu­ten­ção das pro­vi­sões

Jornal de Economia & Financas - - Destaque -

A ca­deia de va­lor da pro­vi­são ali­men­tar es­tá de­fi­ni­da em três blo­cos prin­ci­pais, de­sig­na­da­men­te, su­per­vi­são, ges­tão e ope­ra­ção.

As­sim, o pla­no pre­vê que o En­tre­pos­to Adu­a­nei­ro de An­go­la (EAA) de­ve­rá pro­cu­rar o en­vol­vi­men­to do sec­tor pri­va­do pa­ra a pres­ta­ção de ser­vi­ços, sem­pre que re­ve­lar van­ta­gens lo­gís­ti­cas e eco­nó­mi­cas.

Ca­be ain­da ao EAA es­ta­be­le­cer os mei­os pa­ra ga­ran­tir a to­tal se­gre­ga­ção fí­si­ca e de ges­tão da ope­ra­ção da REA fa­ce às su­as de­mais ac­ti­vi­da­des, su­por­ta­do num sis­te­ma de con­ta­bi­li­da­de que per­mi­ta ao Exe­cu­ti­vo au­di­tar as ope­ra­ções.

Sen­do o pla­no um ins­tru­men­to do Exe­cu­ti­vo, o fi­nan­ci­a­men­to é ga­ran­ti­do pe­lo Es­ta­do. As­sim, fo­ram apro­va­dos dois ce­ná­ri­os de ope­ra­ções de fi­nan­ci­a­men­to a se­rem ope­ra­ci­o­na­li­za­dos pe­los Mi­nis­té­ri­os das Fi­nan­ças e do Co­mér­cio.

Con­cor­rên­cia

No en­tan­to, por ques­tões de ra­ci­o­na­li­da­de e de re­du­ção de cus­tos fi­xos as­so­ci­a­dos à re­ser­va e a ren­ta­bi­li­za­ção de in­ves­ti­men­tos pas­sa­dos, o EAA de­ve­rá con­ti­nu­ar a exer­cer ac­ti­vi­da­des re­la­ci­o­na­das, des­de que se­ja fei­ta em con­di­ções pu­ras de con­cor­rên­cia com os agen­tes pri­va­dos e com cla­ra se­gre­ga­ção de cus­tos das ac­ti­vi­da­des.

Após a cons­ti­tui­ção do pri­mei­ro stock, a re­ser­va de­ve pro­cu­rar a au­to-sus­ten­ta­bi­li­da­de nu­ma óp­ti­ca de boa ges­tão co­mer­ci­al.

Não se de­ve com­por­tar co­mo uma com­pra­do­ra de úl­ti­ma ins­tân­cia pa­ra não in­tro­du­zir per­tur­ba­ções no mer­ca­do.

As­sim, pa­ra uma me­lhor per­cep­ção do con­cei­to e da sua in­te­gra­ção em di­fe­ren­tes re­a­li­da­des eco­nó­mi­cas e so­ci­ais, foi fei­ta uma aná­li­se de ben­ch­mar­king a três paí­ses (Etió­pia, Bra­sil e Ru­an­da) cu­ja re­ser­va es­tra­té­gi­ca se en­con­tra em fun­ci­o­na­men­to.

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

En­tre­pos­to Adu­a­nei­ro de An­go­la vai cri­ar con­di­ções de ar­ma­ze­na­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.