Paí­ses pro­du­to­res re­a­gem com sa­tis­fa­ção e re­ser­vas

Jornal de Economia & Financas - - Petróleo -

O au­men­to dos pre­ços do pe­tró­leo de­ve-se à es­pe­ra em tor­no da ques­tão ira­ni­a­na e à re­du­ção da ex­plo­ra­ção na Áfri­ca do Nor­te, se­gun­do opi­nou o Pre­si­den­te Rus­so, Vla­di­mir Pu­tin.

No seu dis­cur­so, Pu­tin tam­bém afir­mou que os EUA er­ram ao pon­de­rar in­tro­du­zir san­ções pe­las tran­sa­ções em dó­la­res, co­me­ten­do um “er­ro tí­pi­co” de qual­quer im­pé­rio.

“Eu acre­di­to que os nos­sos par­cei­ros ame­ri­ca­nos es­tão a co­me­ter um co­los­sal er­ro es­tra­té­gi­co, mi­nam a con­fi­an­ça no dó­lar co­mo mo­e­da de re­ser­va uni­ver­sal e, de fac­to, a úni­ca na ac­tu­a­li­da­de. Mi­nam a con­fi­an­ça ne­la co­mo fer­ra­men­ta uni­ver­sal. Es­tão re­al­men­te a dar um ti­ro no pé. É es­tra­nho, até fi­co sur­pre­so, mas pa­re­ce-me que é um er­ro tí­pi­co de qual­quer im­pé­rio — quan­do as pes­so­as con­si­de­ram que na­da acon­te­ce­rá […] e não ha­ve­rá con­sequên­ci­as ne­ga­ti­vas, mas não, elas che­ga­rão ce­do ou tar­de”, ma­ni­fes­tou.

Ma­du­ro ain­da es­tá fra­gi­li­za­do

A Ve­ne­zu­e­la pre­ci­sa ra­pi­da­men­te avan­çar nas ne­go­ci­a­ções e ven­das de to­do o seu pe­tró­leo e de­ri­va­dos, que dei­xa­rão a cos­ta ve­ne­zu­e­la­na, em pe­tro. To­do o pe­tró­leo ve­ne­zu­e­la­no de­ve ser ven­di­do em bre­ve em pe­tro dis­se o Pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro em trans­mis­são te­le­vi­si­va es­ta­tal.

Pa­ra ele, é pre­ci­so pre­pa­rar-se ra­pi­da­men­te pa­ra a ven­da de to­do o com­bus­tí­vel pa­ra a avi­a­ção, atra­vés do pe­tro. An­te­ri­or­men­te, Ma­du­ro de­ter­mi­nou que o va­lor de um pe­tro equi­va­les­se o pre­ço de um bar­ril de pe­tró­leo ve­ne­zu­e­la­no, ou se­ja, cer­ca de USD 60.

O pe­tro sur­giu no fi­nal de 2017 co­mo um pla­no do go­ver­no pa­ra evi­tar as san­ções im­pos­tas pe­lo go­ver­no dos EUA aos seus tí­tu­los e à sua prin­ci­pal em­pre­sa de pe­tró­leo, a PDVSA. Po­rém, an­tes de sua pré-ven­da o pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, emi­tiu um de­cre­to con­tra a crip­to­mo­e­da.

DR

Vlad­mir Pu­tim é ca­be­ça de car­taz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.