Aces­so à ban­da lar­ga po­de es­tar mais fa­ci­li­ta­do

Jornal de Economia & Financas - - Transportes -

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Te­le­co­mu­ni­ca­ções, Mário de Oli­vei­ra, dis­se em Lu­an­da, du­ran­te o “Bre­ak­fast com o re­gu­la­dor”, que 80 por cen­to da po­pu­la­ção an­go­la­na de­ve­rá ter aces­so ao ser­vi­ço de ban­da lar­ga até 2022.

De acor­do com o go­ver­nan­te, es­ta pre­ten­são en­qua­dra-se nos ob­jec­ti­vos de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel das Na­ções Uni­das e da agen­da 2030 da União Afri­ca­na, cu­jas ac­ções se en­con­tram plas­ma­das nos com­pro­mis­sos da SADC 2025, bem co­mo no Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Na­ci­o­nal (PDN) 2018-2022.

Nes­te âm­bi­to, de acor­do com Mário de Oli­vei­ra, 50 por cen­to dos la­res em ca­da Es­ta­do-mem­bro da SADC de­ve es­tar co­nec­ta­do à in­ter­net, os ser­vi­ços bá­si­cos de ban­da lar­ga têm de tor­nar-se aces­sí­veis na SADC em, pe­lo me­nos, dois por cen­to do PIB men­sal per ca­pi­ta.

To­dos Es­ta­dos-mem­bros de­vem pos­suir um pla­no na­ci­o­nal de ban­da lar­ga ou in­cluir ban­da lar­ga na sua de­fi­ni­ção de ser­vi­ço de aces­so uni­ver­sal, bem co­mo apre­sen­tar usuá­ri­os de ban­da lar­ga/in­ter­net na or­dem dos 65 por cen­to.

De­sa­fi­os

Ain­da no âm­bi­to do PDN, 60 por cen­to dos jo­vens e adul­tos, em ca­da mem­bro da SADC, de­ve ter al­can­ça­do pe­lo me­nos um ní­vel mí­ni­mo de re­fe­rên­cia nas ha­bi­li­da­des di­gi­tais sus­ten­tá­veis e a des­co­ne­xão das pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas de­ve ser re­du­zi­da em 50 por cen­to por sec­tor, bem co­mo 40 da po­pu­la­ção de­ve usar ser­vi­ços de fi­nan­ças di­gi­tais.

Se­gun­do ele, o PDN 2018-2022 re­co­men­da ain­da que a igual­da­de en­tre os se­xos de­ve ser lan­ça­da em to­das as me­tas de ban­da lar­ga da SADC e os ser­vi­ços bá­si­cos ou os ser­vi­ços de ins­ta­la­ção nos agre­ga­dos fa­mi­li­a­res do aces­so à ban­da lar­ga fi­xa ou mó­vel de­vem tor­nar-se aces­sí­veis na SADC, pas­san­do a cus­tar me­nos de 50 dó­la­res ou dois por cen­to do PIB men­sal per ca­pi­ta, pre­va­le­cen­do o cri­té­rio que for me­nor.

CONTREIRAS PI­PA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

80% da po­pu­la­ção te­rá ser­vi­ços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.