Abid­jan quer er­ra­di­car po­bre­za

O pre­jec­to tem o apoio do PAM e se­rá uma va­lia pa­ra a na­ção afri­ca­na

Jornal de Economia & Financas - - África -

A Cos­ta do Mar­fim (Cô­te d’Ivoi­re) e o Pro­gra­ma Ali­men­tar Mun­di­al (PAM) vão cons­truir, em Abid­jan, um cen­tro re­gi­o­nal de ex­ce­lên­cia pa­ra a er­ra­di­ca­ção da po­bre­za.

As ca­rac­te­rís­ti­cas do cen­tro se­rão idên­ti­cas ao do Bra­sil, quer ser­ve a Amé­ri­ca La­ti­na, e co­bri­rá as re­giões da Áfri­ca Oci­den­tal e Cen­tral, in­di­ca um co­mu­ni­ca­do do Con­se­lho de Mi­nis­tros Ivo- ri­en­ses pu­bli­ca­do re­cen­te­men­te.

A cons­tru­ção do mes­mo en­qua­dra-se nu­ma es­tra­té­gia do Go­ver­no ivoi­ri­en­se cu­jos ob­jec­ti­vos, até 2025, são os de apoi­ar o re­gu­lar for­ne­ci­men­to de ali­men­tos em to­do o país, o de­sen­vol­vi­men­to de can­ti­nas es­co­la­res, a mo­der­ni­za­ção das es­tra­das e a cri­a­ção a ní­vel lo­cal de in­fra-es­tru­tu­ras de re­ser­va de ali­men­tos.

Pa­ra o efei­to, as par­tes as­si­nam a 05 de Ou­tu­bro pró­xi­mo um me­mo­ran­do pa­ra a sua efec­ti­va­ção, de­ven­do a sua cons­tru­ção ini­ci­ar em Fe­ve­rei­ro de 2019.

A Cô­te d’Ivoi­re vai dis­po­ni­bi­li­zar o es­pa­ço on­de vai ser cons­truí­do o em­pre­en­di­men­to e o fun­do fi­du­ciá­rio pa­ra ga­ran­tir o seu fun­ci­o­na­men­to.

Re­cor­de-se que em 2015 a ta­xa de pre­va­lên­cia de in­se­gu­ran­ça ali­men­tar na­que­le país da Áfri­ca Oci­den­tal era de 12,8%, com ta­xas aci­ma da mé­dia nas re­giões Nor­te, Nor­des­te e Oes­te.

A Cos­ta do Mar­fim é o mai­or pro­du­tor e ex­por­ta­dor de ca­cau do mun­do. En­tre os prin­ci­pais pro­du­tos de ex­por­ta­ção es­tão a ba­na­na, aba­ca­xi e o ca­fé. Até a se­gun­da me­ta­de do sé­cu­lo XX, era o mai­or ex­plo­ra­dor de mar­fim, daí o no­me do país.

DR

For­ne­ci­men­to de ali­men­tos é a me­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.