EUA-Mé­xi­co-Ca­na­dá op­ti­mis­tas com no­vo acor­do co­mer­ci­al

Jornal de Economia & Financas - - Mundo -

Os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, Ca­na­dá e Mé­xi­co che­ga­ram a acor­do na pas­sa­da se­gun­da-fei­ra pa­ra a re­vi­são do Acor­do de Li­vre Co­mér­cio da Amé­ri­ca do Nor­te (NAF­TA), de acor­do com um co­mu­ni­ca­do con­jun­to en­tre Washing­ton e Ot­tawa.

O Acor­do EUA-Mé­xi­co-Ca­na­dá (AEUMC), no­me do no­vo tra­ta­do, “for­ne­ce­rá aos tra­ba­lha­do­res, agri­cul­to­res, pes­ca­do­res e em­pre­sas um acor­do co­mer­ci­al de al­ta qua­li­da­de que re­sul­ta­rá num mer­ca­do mais li­vre, um co­mér­cio mais jus­to e num for­te cres­ci­men­to eco­nó­mi­co na nos­sa re­gião”, re­fe­re o co­mu­ni­ca­do con­jun­to, di­vul­ga­do no do­min­go à noi­te.

“É um bom dia pa­ra Ca­na­dá”, dis­se o pri­mei­ro-mi­nis­tro ca­na­di­a­no, Jus­tin Tru­de­au, à saí­da de uma reu­nião de emer­gên­cia do seu ga­bi­ne­te em Ot­tawa. O acor­do - que de­ve ser as­si­na­do em No­vem­bro - foi al­can­ça­do com ce­dên­ci­as de am­bas as par­tes.

Por um la­do, o Ca­na­dá au­to­ri­zou o aces­so dos pro­du­to­res ame­ri­ca­nos de lac­ti­cí­ni­os ao seu mer­ca­do in­ter­no, en­quan­to do la­do ame­ri­ca­no per­mi­te-se o cres­ci­men­to das ex­por­ta­ções au­to­mó­veis ca­na­di­a­nas pa­ra o seu ter­ri­tó­rio. Por re­sol­ver no Acor­do Es­ta­dos Uni­dos-Mé­xi­co-Ca­na­dá res­ta a sus­pen­são da isen­ção de ta­ri­fas adu­a­nei­ras so­bre aço e alu­mí­nio.

No fi­nal de Agos­to, o Pre­si­den­te do EUA, Do­nald Trump anun­ci­ou, a par­tir da Sa­la Oval da Ca­sa Bran­ca, a con­clu­são de “um bom acor­do” co­mer­ci­al com o Mé­xi­co, no qua­dro da re­vi­são do NAF­TA.

O Exe­cu­ti­vo ca­na­di­a­no as­su­miu que pre­fe­ria jun­tar-se à me­sa de dis­cus­sões após a re­so­lu­ção dos di­fe­ren­dos que se­pa­ra­vam os Es­ta­dos Uni­dos e o Mé­xi­co.

O Ca­na­dá foi o mai­or mer­ca­do de ex­por­ta­ções dos Es­ta­dos Uni­dos em 2017, com 293 mil mi­lhões de dó­la­res. Por seu la­do, o país fez che­gar a so­lo nor­te-ame­ri­ca­no 286 mil mi­lhões de dó­la­res de mer­ca­do­ri­as. As tro­cas co­mer­ci­ais en­tre os vi­zi­nhos são cru­ci­ais pa­ra os dois paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.