“Mão-ami­ga” chi­ne­sa tam­bém cria em­pre­gos

Jornal de Economia & Financas - - Especial -

Cons­truí­ram a Cen­tra­li­da­de do Ki­lam­ba, em Lu­an­da, e vá­ri­as ou­tras pe­lo país; re­a­bi­li­ta­ram os ca­mi­nhos-de-ferro, por­tos e ae­ro­por­tos; es­tra­das; re­des de água e de elec­tri­ci­da­de e des­de ce­do ini­ci­a­ram um pro­ces­so de cri­a­ção de em­pre­go em mas­sa pa­ra os na­ci­o­nais.

A es­tra­té­gia da pre­sen­ça chi­ne­sa em An­go­la pre­viu o suir­gi­men­to de cer­ca de 500 mil em­pre­gos, ma­xi­mi­zan­do, por es­sa via, a pre­sen­ça de 300 mil con­ci­da­dãos chi­ne­ses em ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

A Li­nha de Cré­di­to da Chi­na (LCC) a An­go­la ad­mi­tiu fi­nan­ci­ar 155 pro­jec­tos com 5,2 mil mi­lhões de dó­la­res. Nes­se pro­gra­ma pre­viu-se cri­ar 365 mil em­pre­gos di­rec­tor.

O sec­tor da ener­gia e águas li­de­rou, em ter­mos dos mon­tan­tes a in­ves­tir, en­tre no­ve sectores com cer­ca de três mil mi­lhões de dó­la­res alo­ca­dos pa­ra 34 pro­jec­tos. Nes­te, só o pro­jec­to pa­ra re­a­bi­li­ta­ção e re­for­ço do sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água à pro­vín­cia de Ca­bin­da apli­ca­ram-se em 18 me­ses 209 mi­lhões de dó­la­res , com a ge­ra­ção de 42.421 em­pre­gos.

Já o sec­tor da cons­tru­ção con­tou, is­to en­tre 2015 e 2017, com 33 pro­jec­tos e mo­bi­li­zou 1,6 mil mi­lhões de dó­la­res. Na edu­ca­ção con­cen­trou-se o mai­or nú­me­ro de pro­jec­tos, num to­tal de 55, so­bre­tu­do com a cons­tru­ção de es­co­las. O in­ves­ti­men­to glo­bal foi de 373 mi­lhões de dó­la­res.

Por pro­vín­ci­as, Lu­an­da foi qu­em mais in­ves­ti­men­to mo­bi­li­zou, com cer­ca de um quin­to do to­tal do in­ves­ti­men­to, is­to é 1.026 mi­lhões de dó­la­res. Em se­gui­da sur­giu o Hu­am­bo, com 776 mi­lhões de dó­la­res.

Na ca­pi­tal an­go­la­na é vi­sí­vel a pre­sen­ça dos in­ves­ti­men­tos chi­ne­ses em vá­ri­os do­mí­ni­os, com re­al­ce tam­bém pa­ra o co­mér­cio au­to­mó­vel, que per­mi­tiu a ins­ta­la­ção da mon­ta­do­ra Zen­za.

CONTREIRAS PI­PA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

O Ki­lam­ba é amos­tra da par­ce­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.