MU­NI­CÍ­PIO DA CAHAMA AU­MEN­TA NÍ­VEIS DE ABAS­TE­CI­MEN­TO DE ÁGUA

Jornal de Economia & Financas - - Energia -

O Ga­bi­ne­te pro­vin­ci­al de In­fra-es­tru­tu­ras e Ser­vi­ços Téc­ni­cos do Cu­ne­ne indica que es­te ano foi con­cluí­do o pro­jec­to de abas­te­ci­men­to de água no mu­ni­cí­pio da Cahama, com 250 li­ga­ções e con­ta­do­res.

A fon­te indica que foi ain­da con­cluí­da a bar­ra­gem hí­dri­ca do Ca­lu­e­que, bem co­mo re­a­bi­li­ta­dos cin­co pon­tos de água com o apoio da DW, a re­a­bi­li­ta­ção de 20 cap­ta­ções de água sub­ter­râ­nea com aju­da do Uni­cef.

Dos 742 pon­tos de água na pro­vín­cia, ape­nas 422 es­tão ope­ra­ci­o­nais e 320 ino­pe­ran­tes, e dos cer­ca de 19 pe­que­nos sis­te­mas de abas­te­ci­men­to de água, qua­tro es­tão fo­ra de ser­vi­ço. O Cu­ne­ne tem 112 fon­te­ná­ri­os ou cha­fa­ri­zes exis­ten­tes.

A ní­vel de aces­so de água nas se­des co­mu­nais des­ta­ca-se a do Xan­gon­go que con­ta com um sis­te­ma com 1.300 li­ga­ções e 39 cha­fa­ri­zes e Hum­be tem 72 li­ga­ções e dois cha­fa­ri­zes.

O mo­de­lo de ges­tão co­mu­ni­tá­ria na pro­vín­cia do Cu­ne­ne es­tá a ser im­ple­men­ta­do em al­gu­mas lo­ca­li­da­des tais co­mo nas se­des dos mu­ni­cí­pi­os da Cahama, Cu­a­nha­ma, Cu­ve­lai, Na­ma­cun­de, Om­bad­ja e Cu­ro­ca.

A ba­se de da­dos da qua­li­da­de de água en­con­tra-se pa­ra­li­sa­da por fal­ta de re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra aqui­si­ção de re­a­gen­tes la­bo­ra­to­ri­ais e des­lo­ca­ções dos téc­ni­cos. Ain­da pa­ra es­te ano pre­vê-se a aber­tu­ra de 60 fu­ros na pro­vín­cia, 45 chim­pa­cas, a re­a­bi­li­ta­ção de 30 fu­ros as­sim co­mo a cons­tru­ção da II fa­se da re­de de dis­tri­bui­ção de água no bair­ro Ca­xi­la III.

Es­tá tam­bém pre­vis­ta a cons­tru­ção da II fa­se da re­de de dis­tri­bui­ção de água no bair­ro Nahum­ba I.

A fal­ta de re­cur­sos pa­ra en­qua­dra­men­to de téc­ni­cos pa­ra a fis­ca­li­za­ção a ní­vel da pro­vín­cia cons­ti­tui um dos prin­ci­pais pro­ble­mas a ní­vel do Cu­ne­ne, bem co­mo re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra tra­ba­lhos de mo­bi­li­za­ção so­ci­al e a fal­ta de re­cur­sos pa­ra acom­pa­nhar a exe­cu­ção dos tra­ba­lhos a ní­vel de to­da a pro­vín­cia. AV

CEDIDA

422 pon­tos de água fun­ci­o­nam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.