RAFAEL NADAL AFASTADO DO TOP 5 DA ATP ACTUALIZADO ONTEM

O te­nis­ta es­pa­nhol so­freu brus­ca que­da no ran­king da ATP des­ta se­ma­na

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

Com a que­da dos pon­tos do Mas­ters 1000 de Mon­te Car­lo vin­do uma se­ma­na an­tes, o ac­tu­al cam­peão do tor­neio, o es­pa­nhol Rafael Nadal, aca­bou por so­frer uma que­da no ran­king. No­ve ve­zes cam­peão do even­to mo­ne­gas­co, ele aca­bou por vol­tar a sair do top 5 e caiu do quin­to lu­gar para o sé­ti­mo.

A sua po­si­ção foi her­da­da pe­lo ja­po­nês Kei Nishi­ko­ri, que con­ti­nu­ou exac­ta­men­te na con­tra­mão, in­do do sé­ti­mo pos­to para o quin­to. Es­ta foi a úni­ca mu­dan­ça em to­do o top 10, com os ou­tros oi­to nes­ta fai­xa de ran­king man­ten­do as su­as res­pec­ti­vas po­si­ções.

Nadal cor­re até o ris­co de sair do top 10 na pró­xi­ma se­ma­na, já que nes­ta de­fen­de 500 pon­tos e pre­ci­sa de uma boa cam­pa­nha em Mon­te Car­lo para se man­ter en­tre os 10 pri­mei­ros. Ele de­pen­de só de si para vol­tar a su­bir e se for cam­peão nes­ta se­ma­na vai ga­ran­tir o re­gres­so à quin­ta po­si­ção, mas se sur­pre­en­di­do na es­treia vai cair pe­lo me­nos para o no­no lu­gar, po­den­do des­cer mais.

Ac­tu­al quar­to do mun­do, o suí­ço Ro­ger Fe­de­rer vai man­ter a sua po­si­ção mes­mo sem jo­gar, al­go que acon­te­ce com o com­pa­tri­o­ta Stan Wa­wrin­ka, o nú­me­ro 3 do mun­do, e tam­bém com o sér­vio No­vak Djo­ko­vic e o bri­tâ­ni­co Andy Mur­ray, que con­ti­nu­a­rão no mes­mo lu­gar in­de­pen­den­te dos pró­pri­os re­sul­ta­dos em Mó­na­co e dos ri­vais.

Ou­tros dois que não es­ta­rão em ac­ção, Nishi­ko­ri e o ca­na­di­a­no Mi­los Ra­o­nic es­tão a mer­cê dos que es­tão lo­go atrás de­les.

O ja­po­nês de­fen­de 300 pon­tos e vai cair pe­lo me­nos uma po­si­ção. Con­tu­do, ele não de­ve per­der mais do que dois lu­ga­res, al­go que acon­te­ce ape­nas em ca­so de tí­tu­lo dos três per­se­gui­do­res mais pró­xi­mos: Nadal, o cro­a­ta Ma­rin Ci­lic (8º) e o aus­tría­co Do­mi­nic Thi­em (9º).

Fa­bu­lo­sa re­cu­pe­ra­ção te­ve o bra­si­lei­ro Tho­maz Be­lu­ci. Vi­ce­cam­peão no ATP 250 de Hous­ton, na se­ma­na pas­sa­da, o pau­lis­ta viu a boa cam­pa­nha no sai­bro nor­te-ame­ri­ca­no lhe ren­der uma boa as­cen­são no ran­king da ATP. O ca­nho­to de Ti­e­tê ga­nhou 12 po­si­ções na lis­ta e fi­cou bem per­to de re­gres­sar ao top 50, apa­re­cen­do no 53º pos­to nes­ta se­gun­da-fei­ra.Os ou­tros dois bra­si­lei­ros do top 100 ti­ve­ram va­ri­a­ções bem pe­que­nas.

Se­gun­do me­lhor do país, o pau­lis­ta Ro­gé­rio Sil­va caiu uma po­si­ção e ago­ra é o 70º do mun­do. Já o ce­a­ren­se Thi­a­go Mon­tei­ro su­biu no ran­king, mas tam­bém ape­nas uma po­si­ção, foi do 81º pos­to para o 80º.

Um pou­co mais em­bai­xo, o pau­lis­ta João "Fei­jão" Sou­za e o gaú­cho An­dré Ghem ga­nha­ram du­as po­si­ções ca­da. O pri­mei­ro as­su­miu o 136º lu­gar na lis­ta, ao pas­so que o ex­pe­ri­en­te te­nis­ta de Por­to Ale­gre foi para a 242ª po­si­ção eé o quin­to me­lhor do Bra­sil na ATP.An­drea Ian­no­ne, que lar­gou da 12ª po­si­ção no GP da Ar­gen­ti­na, re­a­li­za­do no úl­ti­mo do­min­go.

O ita­li­a­no foi pu­ni­do com um ri­de th­rough por quei­mar a lar­ga­da, o que o fez cair da dé­ci­ma po­si­ção para ter­mi­nar em 16º - o úl­ti­mo en­tre os que cru­za­ram a li­nha de che­ga­da.

ROB FOLDY | AFP

Nadal cor­re até o ris­co de sair do top 10 na pró­xi­ma se­ma­na já que nes­ta

de­fen­de 500 pon­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.