Do­mant de­fron­ta Leões do Pa­raí­so

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - AU­GUS­TO PANZO AP AU­GUS­TO PANZO

Ocam­pe­o­na­to pro­vin­ci­al de fu­te­bol do Ben­go ar­ran­ca ama­nhã, com a dis­pu­ta de dois, dos qua­tro jo­gos agen­da­dos pa­ra a pri­mei­ra jor­na­da, de acor­do com in­for­ma­ções avan­ça­das on­tem ao Jor­nal dos Des­por­tos, pe­lo pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al da mo­da­li­da­de da­que­la re­gião (APFB), Fran­cis­co Adão Pau­lo Ki­zem­be.

"To­da a má­qui­na or­ga­ni­za­ti­va es­tá mon­ta­da e va­mos ar­ran­car com o cam­pe­o­na­to a par­tir de sábado (ama­nhã). Co­mo ca­da equi­pa par­ti­ci­pan­te tem o cam­po pró­prio, va­mos ten­tar fa­zer com que os jo­gos cor­res­pon­den­tes a ca­da par­ti­ci­pan­te se­jam re­a­li­za­dos nos res­pec­ti­vos re­cin­tos. Is­so vai evi­tar que ha­ja mui­tas mo­vi­men­ta­ções em ter­re­nos alhei­os sem ne­ces­si­da­des", elu­ci­dou.

O Do­mant FC do Bu­la Atum­ba, até pro­va con­trá­ria, vai re­a­li­zar os seus jo­gos no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal do Dande, a Aca­dé­mi­ca do Pan­gui­la, no cam­po da vi­la do Pan­gui­la, os Leões do Pa­raí­so jo­gam no seu re­du­to, no Va­le do Pa­raí­so, e o FC 1 de Ju­nho vai usar o cam­po da Kin­jan­da.

"Te­mos cin­co cam­pos dis­po­ní­veis. Es­ta­mos a con­tar com o Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal do Dande, e os cam­pos do Va­le do Pa­raí­so, Pan­gui­la, Kin­jan­da e do Kan­gom­be. Va­mos fa­zer dis­pu­tar dois jo­gos aos sá­ba­dos e ou­tros dois, aos do­min­gos", dis­se.

Se­gun­do aque­le di­ri­gen­te des­por­ti­vo, a pro­va vai con­tar coma a par­ti­ci­pa­ção de cin­co equi­pas, que vão se de­fron­tar no sis­te­ma de du­pla ca­te­go­ria, is­to é, sé­ni­or e jú­ni­or a du­as vol­tas.

"Co­mo o cam­pe­o­na­to vai ser no sis­te­ma uni­fi­ca­do, va­mos con­tar com um to­tal de 10 equi­pas, das qu­ais, cin­co são da ca­te­go­ria de ju­ni­o­res, e ou­tras cin­co do es­ca­lão sé­ni­or. Es­te sis­te­ma per­mi­te-nos dar mai­or nú­me­ro de jo­gos às equi­pas, pa­ra além de que, per­mi­te-nos apro­vei­tar bem o tem­po do ca­len­dá­rio", ex­pli­cou.

A for­ma­ção do Do­mant FC do Bu­la Atum­ba é a equi­pa mais re­pre­sen­ta­ti­va do Ben­go nas pro­vas ofi­ci­ais da FAF. Con­ta com cin­co par­ti­ci­pa­ções no tor­neio de apu­ra­men­to ao Girabola Zap, igual nú­me­ro de pre­sen­ças na Ta­ça de An­go­la e uma no Girabola Zap.

Na Ta­ça de An­go­la o con­jun­to tem si­do mui­to for­te, ao pon­to de ter já atin­gi­do as mei­as-fi­nais na épo­ca pas­sa­da, ten­do si­do afas­ta­do pe­lo Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga.

Qu­an­to às da­tas, o di­ri­gen­te má­xi­mo da APF do Uí­ge apon­tou o pe­río­do de 3 a 4 de Ju­nho co­mo sen­do os pro­vá­veis di­as da dis­pu­ta do tor­neio."Em prin­cí­pio tu­do es­tá pre­vis­to pa­ra os di­as 3 e 4 de Ju­nho pró­xi­mos, por­que pa­ra além de as­si­na­lar aque­la efe­mé­ri­de, que­re­mos apro­vei­tar igual­men­te a pau­sa pe­da­gó­gi­ca que os pe­ti­zes es­ta­rão a ob­ser­var nes­se pe­río­do", dis­se.

Agos­ti­nho Ne­ves as­se­gu­rou igual­men­te que, pa­ra além de de­di­car o tor­neio ao Dia da Cri­an­ça, o qua­dran­gu­lar vi­sa tam­bém apro­vei­tar iden­ti­fi­car no­vos ta­len­tos, com vis­ta ao en­gran­de­ci­men­to das fu­tu­ras se­lec­ções jovens.A par des­te qua­dran­gu­lar, a A pri­mei­ra jor­na­da do cam­pe­o­na­to pro­vin­ci­al de fu­te­bol do Ben­go, cu­jo ar­ran­que es­tá agen­da­do pa­ra ama­nhã à tar­de, sábado, tem no jo­go Do­mant (A) - FC Leões do Pa­raí­so, par­ti­da mar­ca­da pa­ra as 15h30, no Es­tá­dio Mu­ni­ci­pal do Dande, o des­ta­que, por en­vol­ver uma das equi­pas mais ro­da­das da re­gião. Si­mul­ta­ne­a­men­te a es­se de­sa­fio, à mes­ma ho­ra, mas no cam­po da vi­la do Pan­gui­la, a equi­pa A da Aca­dé­mi­ca lo­cal de­fron­ta a sua si­mi­lar do FC 1 de Ju­nho, do Mus­se­que Ka­pa­ri, con­jun­to que se es­treia na com­pe­ti­ção. A jor­na­da tem sequên­cia no pró­xi­mo do­min­go, 23, com o con­jun­to B do Do­mant FC do Bu­la Atum­ba a me­dir for­ças com a si­mi­lar da Aca­dé­mi­ca do Pan­gui­la, du­e­lo pre­vis­to pa­ra as 15h30, no Mu­ni­ci­pal do Dande. O ou­tro de­sa­fio do dia vai opor o Kan­gom­be FC à equi­pa B do FC 1 de Ju­nho do Ka­pa­ri, cu­jo de­sa­fio vai se de­sen­ro­lar no cam­po da vi­la de Ca­te­te, se­de do mu­ni­cí­pio do Ico­lo e Ben­go. Por ra­zões ad­mi­nis­tra­ti­vas, a equi­pa do Kan­gom­be FC par­ti­ci­pa ape­nas nu­ma ca­te­go­ria, o que im­pli­ca o sur­gi­men­to de uma fol­ga for­ça­da a ca­da jor­na­da, por cau­sa des­sa va­ca­tu­ra. A úl­ti­ma reu­nião de con­cer­ta­ção en­tre a APF do Ben­go e os clu­bes par­ti­ci­pan­tes, com vis­ta aos es­cla­re­ci­men­tos que se im­põem foi re­a­li­za­da on­tem à tar­de, na ci­da­de de Ca­xi­to, ca­pi­tal do Ben­go. APF do Uí­ge tem igual­men­te em car­tei­ra a or­ga­ni­za­ção de ou­tro tor­neio em alu­são ao cen­te­ná­rio da fun­da­ção da ci­da­de do Uí­ge, a ser dis­pu­ta­do no dia 29 de Ju­nho. A efe­mé­ri­de co­me­mo­ra-se a 1 de Ju­lho, da­ta em que em 1917 a vi­la do Uí­ge, na al­tu­ra com a de­sig­na­ção de Carmona, foi ele­va­da à ca­te­go­ria de ci­da­de.

Pa­ra es­te tor­neio, a APF do Uí­ge con­vi­dou uma se­lec­ção de ve­te­ra­nos da Re­pú­bli­ca Por­tu­gue­sa, cu­ja che­ga­da em An­go­la es­tá pre­vis­ta pa­ra fi­nais do mês de Ju­nho, es­tan­do em cur­so nes­te mo­men­to di­li­gên­ci­as do âm­bi­to ad­mi­nis­tra­ti­vo, so­bre­tu­do pa­ra a ob­ten­ção dos vis­tos.

Se­ni­o­res e ju­ni­o­res vão com­pe­tir na edi­ção des­te ano do cam­pe­o­na­to em ter­ras do "Ja­ca­ré Ban­gão"

PAU­LO MULAZA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

PAU­LO MULAZA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.