FIFA ga­ran­te apoio à FAF

Jornal dos Desportos - - ÚLTIMA - PAU­LO CACULO

Ano­va di­rec­ção da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Fu­te­bol As­so­ci­a­do (FIFA), en­ca­be­ça­da pe­lo sui­ço Gi­an­ni In­fan­ti­no, pro­me­te fa­zer de tu­do pa­ra aju­dar a Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF) a re­a­li­zar os seus pro­jec­tos. Quem o diz é Joy­ce Co­ok, vi­ce-pre­si­den­te do ór­gão rei­tor que su­pe­rin­ten­de o fu­te­bol mun­di­al.

A res­pon­sá­vel da FIFA, de na­ci­o­na­li­da­de in­gle­sa, re­a­li­za des­de quar­ta-fei­ra uma vi­si­ta de trabalho ao nos­so país, no âm­bi­to de um con­vi­te for­mu­la­do pe­la FAF. Joy­ce Co­ok man­te­ve um en­con­tro com o pre­si­den­te Ar­tur Al­mei­da e o vi­ce-pre­si­den­te Adão Cos­ta, ten­do no fi­nal des­ta reu­nião, con­ce­di­do uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa, on­de fez ques­tão de es­cla­re­cer os mo­ti­vos da sua es­ta­da em An­go­la.

"Es­ta­mos a fa­zer de tu­do pa­ra apoi­ar a fe­de­ra­ção an­go­la­na

nos seus pro­jec­tos. Co­mo de­vem sa­ber, o pre­si­den­te In­fan­ti­no to­mou pos­se em Fe­ve­rei­ro pas­sa­do e tem vi­a­ja­do pe­la Áfri­ca e tem si­do cla­ro em mos­trar o seu gran­de in­te­res­se em co­la­bo­rar com o fu­te­bol afri­ca­no, que tem um pe­so gran­de no fu­te­bol mun­di­al", adi­an­tou-se a afir­mar a vi­ce-pre­si­den­te da FIFA.

"Te­mos de ver as gran­des ro­tas que nos le­vam a de­sen­vol­ver o fu­te­bol jo­vem, se­ni­o­res e fe­mi­ni­no em An­go­la. Es­ta­mos a tra­ba­lhar jun­tos com a fe­de­ra­ção an­go­la­na, em ter­mos de fu­te­bol, não só em Lu­an­da, mas tam­bém nas pro­vín­ci­as. As­se­gu­ra­mos que o fu­te­bol se­ja im­plan­ta­do não ape­nas na ci­da­de, mas tam­bém nas de­mais co­mu­ni­da­des, pa­ra unir o país e de­sen­vol­ver o jo­go", acres­cen­tou Joy­ce Co­ok.Já o pre­si­den­te da FAF, Ar­tur Al­mei­da, as­se­gu­rou que a vi­si­ta a An­go­la da res­pon­sá­vel da FIFA, Joy­ce Co­ok, en­qua­dra-se na apos­ta da fe­de­ra­ção que di­ri­ge, em ga­ran­tir apoi­os que vi­sem per­mi­tir a re­es­tru­tu­ra­ção do fu­te­bol an­go­la­no.

"A se­nho­ra Joy­ce Co­ok es­tá em An­go­la na sequên­cia da vi­si­ta efec­tu­a­da pe­lo se­nhor Ve­ron. Ela é a res­pon­sá­vel por 211 as­so­ci­a­ções na­ci­o­nais e é uma fi­gu­ra mui­to im­por­tan­te da FIFA. Es­ta vi­si­ta sur­ge no âm­bi­to dos ape­los que es­ta­mos a fa­zer à FIFA pa­ra a re­or­ga­ni­za­ção do fu­te­bol de An­go­la e da fe­de­ra­ção. Ela veio fa­zer uma vi­si­ta de cons­ta­ta­ção, pa­ra fa­zer­mos um di­ag­nós­ti­co de co­mo a FIFA vai po­der aju­dar a FAF a de­sen­vol­ver as ac­ções que tem pa­ra os pró­xi­mos tem­pos, no ca­pi­tu­lo da or­ga­ni­za­ção e do de­sen­vol­vi­men­to do fu­te­bol", es­cla­re­ceu Ar­tur Al­mei­da.

O pre­si­den­te da fe­de­ra­ção con­si­de­ra, por ou­tro la­do, a pre­sen­ça em An­go­la da vi­ce-pre­si­den­te da FIFA de ex­tre­ma im­por­tân­cia pa­ra o fu­te­bol an­go­la­no, na me­di­da em que na sua óp­ti­ca po­de ser­vir de fun­da­men­tal pa­ra a di­plo­ma­cia des­por­ti­va que An­go­la há mui­to pre­ci­sou de es­ta­be­le­cer.

"Ela tam­bém es­tá a vi­si­tar en­ti­da­des go­ver­na­men­tais im­por­tan­tes pa­ra es­te pro­ces­so de de­sen­vol­vi­men­to e re­es­tru­tu­ra­ção do nos­so fu­te­bol. O nos­so ape­lo a ní­vel da FIFA foi nes­se sen­ti­do de tra­zer­mos pa­ra An­go­la to­do o apoio ne­ces­sá­rio, quer da FIFA quer da CAF. Te­mos fei­to uma di­plo­ma­cia bas­tan­te for­te, nes­te cur­to pe­río­do de tem­po na FAF, no sen­ti­do de fa­zer­mos luz à es­ta ini­ci­a­ti­va de tra­zer­mos pa­ra o país al­tas figuras do fu­te­bol mun­di­al, no sen­ti­do de cons­ta­ta­rem a nos­sa re­a­li­da­de e, na­tu­ral­men­te, sa­be­rem co­mo nos vão aju­dar em fun­ção da­qui­lo que foi di­ag­nos­ti­ca­do", re­fe­riu.

A vi­ce-pre­si­den­te da FIFA en­cer­ra ho­je a sua vi­si­ta de três di­as ao nos­so país, de­ven­do an­tes do re­gres­so à Zu­ri­ch man­ter um en­con­tro com o mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Al­bi­no da Con­cei­ção, pre­vis­to pa­ra o pe­río­do da ma­nhã.

De­fen­so­ra da igual­da­de e da in­clu­são no des­por­to, Joy­ce Co­ok tem um his­tó­ri­co com­pro­va­do de de­sen­vol­vi­men­to e en­tre­ga de pro­jec­tos de di­ver­si­da­de e in­clu­são de lon­go al­can­ce e sus­ten­tá­veis, tan­to a ní­vel na­ci­o­nal co­mo in­ter­na­ci­o­nal, com um am­plo co­nhe­ci­men­to de es­tru­tu­ras de fu­te­bol e go­ver­na­ção. É fun­da­do­ra e di­rec­to­ra do Cen­tro de Aces­so ao Fu­te­bol na Eu­ro­pa (CAFE) e re­co­nhe­ci­da in­ter­na­ci­o­nal­men­te co­mo con­sul­to­ra es­pe­ci­a­li­za­da em es­tá­di­os aces­sí­veis e no am­bi­en­te cons­truí­do pa­ra even­tos e ser­vi­ços des­por­ti­vos, incluindo ma­nu­ais de­sen­vol­vi­dos pe­la FIFA e pe­la UEFA pa­ra os seus even­tos em­ble­má­ti­cos.

Vi­ce-pre­si­den­te da FIFA en­cer­ra ho­je vi­si­ta ao nos­so país

JOÃO GO­MES | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

PU­BLI­CI­DA­DE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.