An­dré Makanga co­man­da Go­ri­las do Nor­te

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - JO­A­QUIM SUAMI, EM CA­BIN­DA

O an­ti­go ca­pi­tão dos Pa­lan­cas Ne­gras, An­dré Makanga, 39 anos, foi apre­sen­ta­do ofi­ci­al­men­te on­tem, nes­ta ci­da­de, ofi­ci­al­men­te co­mo no­vo téc­ni­co do FC de Ca­bin­da pa­ra um con­tra­to de três anos, com o ob­jec­ti­vo de co­lo­car os "go­ri­las" do nor­te no Gi­ra­bo­la de 2018.

O téc­ni­co An­dré Makanga ini­cia com os tra­ba­lhos de pes­qui­sa de no­vos jo­ga­do­res pa­ra o plan­tel no dia de 1 de Agos­to, mas, an­tes, o no­vo vi­a­ja pa­ra ca­pi­tal do país on­de vai man­ter con­tac­tos com res­pon­sá­veis de al­guns clu­bes de Lu­an­da pa­ra aqui­si­ção de jo­ga­do­res e, de­pois, vi­a­ja pa­ra Por­tu­gal com o mes­mo pro­pó­si­to.

O ob­jec­ti­vo prin­ci­pal da di­rec­ção do FC de Ca­bin­da e dos dois em­pre­sá­ri­os, no­me­a­da­men­te Raul To­mas e Jor­ge Oli­vei­ra, que as­su­mi­ram em apoi­ar fi­nan­cei­ra­men­te o clu­be é ver o téc­ni­co a fa­zer uma re­or­ga­ni­za­ção téc­ni­ca e de en­con­trar os me­lho­res jo­ga­do­res pa­ra co­lo­car agre­mi­a­ção na pri­mei­ra di­vi­são.

Du­ran­te a ce­ri­mo­nia de apre­sen­ta­ção do téc­ni­co An­dré Makanga, o pre­si­den­te do FC de Ca­bin­da, Jo­sé Ngo­ma Pu­a­ti, dis­se que de­pois de vá­ri­os anos de pro­cu­ra de pa­tro­ci­na­do­res pa­ra sus­ten­tar o clu­be, en­con­trou "com a aju­da de Deus" dois em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos que ma­ni­fes­ta­ram a von­ta­de de ti­rar o FCC da si­tu­a­ção em que se en­con­tra.

"Dois ho­mens mo­vi­do de sen­ti­men­to hu­ma­no e de bo­a­fé que pron­ti­fi­ca­ram-se em ti­rar o nos­so clu­be em es­ta­do em que se en­con­tra. Eles ma­ni­fes­ta­ram-se em aju­dar o FC de Ca­bin­da a vol­tar a jo­gar em com­pe­ti­ções ofi­ci­ais, por is­so, es­ta­mos aqui a apre­sen­tar o no­vo téc­ni­co que vai ter a mis­são de co­lo­car a equi­pa no pa­ta­mar que me­re­ce", dis­se.

O di­ri­gen­te re­fe­riu que, com o An­dré Makanga no co­man­do téc­ni­co do FC de Ca­bin­da, o fu­tu­ro da for­ma­ção azul e bran­co se­rá me­lhor. Afir­mou, pa­ra tal, que a di­rec­ção a pos­sui al­gu­mas con­di­ções téc­ni­cas que vão per­mi­tir o no­vo trei­na­dor ini­ci­ar com os seus tra­ba­lhos.

"Te­mos ob­jec­ti­vos cla­ros a atin­gir, pri­mei­ro, o téc­ni­co de­ve fa­zer uma re­or­ga­ni­za­ção, aliás, já te­mos al­gu­mas con­di­ções téc­ni­cas pa­ra ele po­der tra­ba­lhar num pe­río­do de três anos, se­gun­do, é de vol­tar a dar a vi­ta­li­da­de ao clu­be pa­ra par­ti­ci­par nas pro­vas ofi­ci­ais", dis­se.

A di­rec­ção do FC de Ca­bin­da, se­gun­do o mes­mo, já li­qui­dou uma par­te da di­vi­da do jo­ga­dor bra­si­lei­ro, Mar­lon, e nos, pró­xi­mos di­as, o pro­ble­ma se­rá re­sol­vi­da na to­ta­li­da­de jun­to do agen­te do atle­ta via FIFA pa­ra que o FCC pos­sa vol­tar a com­pe­tir sem so­bres­sal­tos.

"VA­MOS TRA­BA­LHAR"

O no­vo téc­ni­co do FC de Ca­bin­da, An­dré Makanga, mos­trou con­fi­an­te em fa­zer um ex­ce­len­te tra­ba­lho nos Leões do Nor­te, fru­to da ex­pe­ri­ên­cia que ad­qui­riu anos que ves­tiu ca­mi­so­las de vá­ri­os clu­bes eu­ro­peus e do mé­dio ori­en­te.

O trei­na­dor re­fe­riu que con­ta com o apoio da di­rec­ção, dos dois em­pre­sá­ri­os do clu­be e da mas­sa as­so­ci­a­ti­va pa­ra que o seu pro­jec­to se­ja con­cre­ti­za­do.

"A equi­pa não tem equi­pa sé­ni­or, por is­so, va­mos tra­ba­lhar pa­ra re­fa­zer­mos tu­do de ini­cio pa­ra que pos­sa dig­ni­fi­car o FC de Ca­bin­da. Ago­ra, pe­los anos que jo­guei e pe­la ex­pe­ri­en­cia que ad­qui­ri co­mo jo­ga­dor, te­nho ba­ga­gem su­fi­ci­en­te pa­ra fa­zer um ex­ce­len­te tra­ba­lho no FCC. Sei que não vai ser fá­cil, mas, com a aju­da de to­dos tu­do se­rá mais sim­ples", con­cluiu.

An­dré Makanga, co­mo jo­ga­do,r evo­luiu, em Por­tu­gal, nas for­ma­ções de Ar­ri­fa­nen­ce, Vi­da No­va­nen­ce, Sal­guei­ros, FC do Por­to, Al­ver­ca, Vi­to­ria de Gui­ma­rães, Aca­de­mi­ca de Coim­bra e Bo­a­vis­ta, na Tur­quia, jo­gou no Ga­zi­an­te Sport, no Kuwe­te, mi­li­tou no Kuwet Sport Clu­be, e no Qa­tar, jo­gou no Cha­mal Clu­be.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.