AN­GO­LA COM RCA MAR­RO­COS E UGAN­DA

Ma­nu­el Sil­va "Gi" con­si­de­ra di­fí­cil gru­po de An­go­la pa­ra a fa­se fi­nal do Afro­bas­ket de 2017

Jornal dos Desportos - - PORTADA - MELO CLEMENTE

Ose­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal de bas­que­te­bol em se­ni­o­res mas­cu­li­no, Ma­nu­el Sil­va "Gi", con­si­de­rou di­fí­cil o gru­po de An­go­la pa­ra a fa­se fi­nal da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções da mo­da­li­da­de, vul­go Afro­bas­ket ,pro­va a de­cor­rer de oi­to a 16 de Se­tem­bro do ano em cur­so, na Tu­ní­sia e Se­ne­gal, res­pec­ti­va­men­te, de acor­do com o sor­teio re­a­li­za­do on­tem, nas Ilhas Mau­rí­ci­as, pal­co da fa­se fi­nal do Afro­bas­ket na ca­te­go­ria de Sub-16 em mas­cu­li­no.

De acor­do com o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal es­tá in­se­ri­da num gru­po ex­tre­ma­men­te di­fí­cil, a jul­gar pe­la qua­li­da­de dos res­pec­ti­vos plan­teis.

"Creio que es­ta­mos num gru­po ex­tre­ma­men­te di­fí­cil, a jul­gar pe­la qua­li­da­de das se­lec­ções que va­mos en­fren­tar na fa­se pre­li­mi­nar. A Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na en­fren­ta­mos na úl­ti­ma edi­ção do Afro­bas­ket e ven­ce­mos por ape­nas um pon­to de di­fe­ren­ça. A se­lec­ção de Mar­ro­cos é uma equi­pa que nós co­nhe­ce­mos per­fei­ta­men­te por­que já ti­ve­mos o pri­vi­lé­gio de en­fren­tar es­te ad­ver­sá­rio em vá­ri­as oca­siões. Já o Ugan­da é uma se­lec­ção que de­ve­mos ter em con­ta em fun­ção da­qui­lo que te­mos es­ta­dos a en­fren­tar. Por­tan­to, nós qu­e­re­mos ven­cer a fa­se fi­nal da 29ª edi­ção o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções de bas­que­te­bol em se­ni­o­res mas­cu­li­nos", as­se­ve­rou o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal dos hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos da "bo­la ao ces­to".

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal de bas­que­te­bol em se­ni­o­res mas­cu­li­no vai dis­pu­tar a fa­se fi­nal da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções de bas­que­te­bol, in­se­ri­do no Gru­po B, ao la­do das se­lec­ções de Mar­ro­cos, Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na e Ugan­da, res­pec­ti­va­men­te, com se­de em Da­kar, Se­ne­gal.Ni­gé­ria, cam­peã afri­ca­na em tí­tu­lo, li­de­ra o Gru­po

A, jun­ta­men­te com as se­lec­ções da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go Ma­li e Cos­ta do Mar­fim, ao pas­so que a Tu­ní­sia, ven­ce­do­ra da XXVIIII edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções da bo­la ao ces­to fi­gu­ram no gru­po C, jun­ta­men­te com a Gui­né, Rwan­da e Ca­ma­rões. Já no Gru­po D, com se­de em Da­kar, es­tão as se­lec­ções do Se­ne­gal, Mo­çam­bi­que, Egip­to e Áfri­ca do Sul.

En­tre­tan­to, a par­tir des­te se­ma­na, o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal vai re­a­li­zar a pri­mei­ra tri­a­gem do gru­po, an­tes de se­guir vi­a­gem pa­ra a Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na, pal­co do tor­neio in­ter­na­ci­o­nal. Nes­ta pri­mei­ra tri­a­gem, se­rão afas­ta­dos dois

atle­tas e nas pró­xi­mas du­as se­ma­nas mais qua­tro atle­tas fi­ca­rão de fo­ra.

Já Síl­vio Sou­sa, me­lhor res­sal­ta­dor da 13ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to do Mun­do, com 92, em se­te par­ti­das dis­pu­ta­das, com­pe­ti­ção que en­cer­rou re­cen­te­men­te na ci­da­de do Cai­ro, ca­pi­tal po­lí­ti­ca do Egip­to, de­ve jun­tar-se ao gru­po nos pró­xi­mos tem­pos.

O ex­tre­mo pos­te es­tá em Lu­an­da e de­ve se­guir nos pró­xi­mos di­as pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, a fim de re­a­li­zar pro­vas es­co­la­res.

Bru­no Fer­nan­do, do IMG Aca­demy dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca con­ti­nua au­sen­te dos tra­ba­lhos da Se­lec­ção Na­ci­o­nal,

por ra­zões aca­dé­mi­cas, ao pas­so que Val­dir Ma­nu­el, por le­são, es­tá igual­men­te fo­ra do gru­po.

Dos 22 atle­tas con­vo­ca­dos pa­ra o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções de 2017, ape­nas 18 es­tão às or­dens do se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal, no­me­a­da­men­te, Ara­man­do Cos­ta, Ger­son Do­min­gos, He­re­me­ne­gil­do San­tos, Ro­ber­to For­tes, Pe­dro Bas­tos, Car­los Mo­rais, Le­an­dro da Con­cei­ção, Ger­son Gon­çal­ves, Ed­son Ndo­ni­e­ma, Olím­pio Ci­pri­a­no, Ale­xan­dre Jun­go, Le­o­nel Paulo, Reg­gie Mo­o­re, Fe­li­zar­do Am­bró­sio "Mil­ler", Ya­nick Mo­rei­ra, Te­o­tó­nio Dó e Edu­ar­do Min­gas.

An­go­la­nos vol­tam a re­en­con­trar os mar­ro­qui­nos e os cen­tro-afri­ca­nos na fa­se fi­nal do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções

AN­GOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.