SUÍÇO ROGER FEDERER TRIUNFA NO TOR­NEIO DE WIMBLEDON

Te­nis­ta suíço der­ro­tou o cro­a­ta Ci­lic e con­quis­tou o tro­féu do tor­neio de Wim­blen­don

Jornal dos Desportos - - PORTADA -

Ote­nis­ta suíço Roger Federer tor­nou-se on­tem no re­cor­dis­ta de vi­tó­ri­as em Wimbledon, ao con­quis­tar o seu oi­ta­vo tí­tu­lo na rel­va lon­dri­na, com um triun­fo so­bre o cro­a­ta Ma­rin Ci­lic, em três "sets".

Seis me­ses de­pois de se sa­grar cam­peão do Open da Aus­trá­lia, Federer impôs-se na fi­nal do "ma­jor" lon­dri­no ao sex­to te­nis­ta mun­di­al, que se de­ba­teu com pro­ble­mas fí­si­cos, por 6-3, 6-1 e 6-4, em uma ho­ra e 43 mi­nu­tos.

Aos 35 anos, o suíço, que não ce­deu qual­quer "set" no seu per­cur­so no All En­gland Club, am­plia ain­da mais a sua len­da, iso­lan­do-se co­mo o te­nis­ta mais vi­to­ri­o­so da his­tó­ria de Wimbledon.

O te­nis­ta suíço con­quis­tou o seu 19.º tí­tu­lo do ‘Grand Slam’, am­pli­an­do ain­da mais o re­cor­de que já de­ti­nha.

Re­cor­dis­ta ab­so­lu­to de tí­tu­los do ‘Grand Slam’, o te­nis­ta de 35 anos es­cre­veu uma no­va pá­gi­na na sua len­da na his­tó­ria do ténis, ao tor­nar-se o pri­mei­ro ho­mem a ven­cer por oi­to ve­zes no All En­gland Club.

Me­nos de seis me­ses de­pois de triun­far no Open da Aus­trá­lia e in­ter­rom­per um in­ter­reg­no de qua­se cin­co anos, o suíço dei­xou ain­da mais à dis­tân­cia o se­gun­do clas­si­fi­ca­do, o es­pa­nhol Ra­fa­el Na­dal, que, em ju­nho, so­mou o seu 15.º tí­tu­lo ‘ma­jor’, em Ro­land Gar­ros.

Es­te é o pri­mei­ro tí­tu­lo na ‘ca­te­dral da rel­va’ da­que­le que é con­si­de­ra­do um dos me­lho­res te­nis­tas de sem­pre des­de 2012.

Federer tem oi­to tí­tu­los em Wimbledon (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012 e 2017), cin­co nos Es­ta­dos Uni­dos (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008), cin­co na Aus­trá­lia (2004, 2006, 2007, 2010 e 2017), sen­do o pri­mei­ro jo­ga­dor da his­tó­ria a ven­cer, pe­lo me­nos cin­co tí­tu­los, em três ‘Grand Slam’ di­fe­ren­tes.

O an­ti­go nú­me­ro um mun­di­al com­ple­tou tam­bém o ‘Slam’ de car­rei­ra, ao con­quis­tar Ro­land Gar­ros, em 2009.

PARES O bra­si­lei­ro Mar­ce­lo Melo e o po­la­co Lu­kasz Ku­bot con­quis­ta­ram on­tem o tí­tu­lo de pares mas­cu­li­nos de Wimbledon, ao ven­ce­rem, nu­ma fi­nal épi­ca, o duo for­ma­do pe­lo aus­tría­co Oli­ver Ma­ra­ch e o cro­a­ta Ma­te Pa­vic.

Pa­ra con­quis­ta­rem o seu se­gun­do tí­tu­lo do ‘Grand Slam’, o pri­mei­ro en­quan­to du­pla, Melo e Ku­bot ti­ve­ram de ul­tra­pas­sar uma ma­ra­to­na de qua­tro ho­ras e 40 mi­nu­tos, im­pon­do-se por 57, 7-5, 7-6 (7-2), 3-6 e 13-11.

Nu­ma fi­nal, in­ter­rom­pi­da mo­men­ta­ne­a­men­te pa­ra que o te­to amo­ví­vel do "court" cen­tral do All En­gland Club fos­se fe­cha­do, de­vi­do à au­sên­cia de luz na­tu­ral, os quar­tos ca­be­ças de sé­rie des­per­di­ça­ram dois ‘mat­ch points’ no 12.ª jo­go do úl­ti­mo "set", mas aca­ba­ram por con­su­mar a vi­tó­ria no 24.º jo­go.

Os dois te­nis­tas vi­to­ri­o­sos com­ple­ta­ram a tem­po­ra­da de rel­va in­vic­tos, de­pois de ven­ce­rem em S'Her­to­gen­bos­ch e Hal­le. Es­ta épo­ca, Melo e Ku­bot tam­bém saí­ram vi­to­ri­o­sos em Mi­a­mi e Ma­drid.

DA­NI­EL LEAL-OLIVAS / AFP

Roger Federer é o te­nis­ta com mais triun­fos no tor­neio lon­dri­no

de Wimbledon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.