RA­MI­RO BAR­REI­RA ENALTECE PI­LO­TOS

Di­ri­gen­te fe­de­ra­ti­vo acre­di­ta no sur­gi­men­to de no­vos ta­len­tos nos pró­xi­mos tem­pos

Jornal dos Desportos - - PORTADA - GAU­DÊN­CIO HAMELAY,

Opre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na dos Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos, Ra­mi­ro Bar­rei­ra, con­si­de­rou no Lubango, pro­vín­cia da Huí­la, os pi­lo­tos e as pes­so­as li­ga­das a mo­da­li­da­de “au­tên­ti­cos he­róis”.

Ra­mi­ro Bar­rei­ra jus­ti­fi­cou se­rem ver­da­dei­ros he­róis por­que pe­los sa­cri­fí­ci­os exi­gi­dos, são ca­pa­zes de sair das su­as pro­vín­ci­as pa­ra Lu­an­da, Huí­la, Ben­gue­la, Cu­an­za Sul, Hu­am­bo e vi­ce-ver­sa pa­ra par­ti­ci­par em pro­vas num mo­men­to di­fí­cil pa­ra o país sem re­cur­sos fi­nan­cei­ros.

“To­dos aque­les que es­tão a en­gran­de­cer es­te des­por­to mo­to­ri­za­do, prin­ci­pal­men­te os pi­lo­tos, as pes­so­as que es­tão li­ga­das a mo­da­li­da­de, te­mos que dar os nos­sos pa­ra­béns e fe­li­ci­ta-los por­que são eles os ver­da­dei­ros he­róis pa­ra que o des­por­to mo­to­ri­za­do em An­go­la es­te­ja fir­me. Com os sa­cri­fí­ci­os que são exi­gi­dos, com tu­do o que eles fa­zem, são ca­pa­zes de sair por exem­plo do Na­mí­be pa­ra Lu­an­da, Huí­la, Ben­gue­la, Cu­an­za Sul e vi­ce-ver­sa pa­ra com­pe­tir mes­mo sem mei­os fi­nan­cei­ros”, qua­li­fi­cou.

O di­ri­gen­te fe­de­ra­ti­vo su­bli­nhou que o país to­do tem um gran­de vi­vei­ro de no­vos ta­len­tos que des­pon­tam no des­por­to mo­to­ri­za­do. Por is­so, a fe­de­ra­ção tem que dar opor­tu­ni­da­des pa­ra que as pes­so­as tra­ba­lhem nos va­lo­res que sur­gem.

“Os no­vos ta­len­tos que des­pon­tam, es­tão aí. A ní­vel da Huí­la te­mos o miú­do Adil­son Pin­to, de ape­nas 18 anos. Por is­so, a ní­vel da fe­de­ra­ção te­mos que tra­ba­lhar pa­ra ver se con­se­gui­mos me­tê-lo à ní­vel de com­pe­ti­ções in­ter­na­ci­o­nais. Va­mos tra­ba­lhar pa­ra ver se con­se­gui­mos lhe me­ter even­tu­al­men­te a fa­zer pro­vas num país eu­ro­peu com mui­ta tra­di­ção ao ní­vel do mo­to­ci­clis­mo”, as­se­gu­rou.

Ra­mi­ro Bar­rei­ra ad­mi­tiu que o jo­vem pi­lo­to hui­la­no Adil­son Pin­to “Ran­go”, na ca­te­go­ria das mo­tos EVO600cc pos­sui um po­ten­ci­al mui­to gran­de que de­ve ser bem tra­ba­lha­do.

“O di­a­man­te es­tá ali. Ago­ra é pre­ci­so la­pi­da-lo bem. A Huí­la foi sem­pre um vi­vei­ro de bons pi­lo­tos no­me­a­da­men­te Fió­rio, Ri­qui­to, entre ou­tros. Há tam­bém um con­jun­to de com­po­nen­tes nou­tras pro­vín­ci­as Na­mí­be, Ben­gue­la, Lu­an­da, Cu­an­za Sul, Hu­am­bo. Em su­ma, o país to­do tem um gran­de vi­vei­ro e te­mos que dar opor­tu­ni­da­des pa­ra que as pes­so­as tra­ba­lhem”, des­ta­cou.

O pre­si­den­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na dos Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos (FADM), anun­ci­ou que o ór­gão que di­ri­ge tem em car­tei­ra vá­ri­as com­pe­ti­ções.

Ci­tou ter agen­da­do pro­vas de kar­ting, rally, entre ou­tras e acres­cen­tou que ao ní­vel do mo­to­ci­clis­mo e automobilismo, tem pers­pec­ti­va­do a re­a­li­za­ção do Gran­de Pré­mio “Zé Dú”, na pro­vín­cia do Hu­am­bo, no âm­bi­to das fes­tas da­que­la ci­da­de.

“Pro­va­vel­men­te va­mos ter o Gran­de Pré­mio Zé Dú pa­ra ver se re­a­li­za­mos is­so no Hu­am­bo no âm­bi­to das fes­tas da ci­da­de e es­ta­mos a tra­ba­lhar ain­da. Mas en­quan­to não ti­ver­mos a cer­te­za e res­pos­ta do Go­ver­no do Hu­am­bo, não de­ve­mos fa­zer tam­bém o anun­ci­ou ofi­ci­al”, re­fe­riu.

Ra­mi­ro Bar­rei­ra ex­pli­cou que em re­la­ção a pre­sen­ça de pi­lo­tos es­tran­gei­ros em pro­vas na­ci­o­nais, “no fu­tu­ro te­re­mos con­cor­ren­tes de ou­tros paí­ses”.

Ac­tu­al­men­te, adi­an­tou que a si­tu­a­ção es­tá di­fí­cil. “Pa­ra tra­zer pi­lo­tos es­tran­gei­ros, nós te­mos que me­lho­rar um pou­co os nos­sos ní­veis não di­ria de or­ga­ni­za­ção, mas a ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra pa­ra tê-los. Eles (pi­lo­tos) pa­ra vi­rem pre­ci­sam de ou­tras con­di­ções que nós nes­ta al­tu­ra não te­mos. Mas va­mos aguar­dar. Já ti­ve­mos aqui pi­lo­tos es­tran­gei­ros a cor­rer. A nos­sa pro­mes­sa é que no fu­tu­ro va­mos ter pi­lo­tos es­tran­gei­ros a cor­rer em pro­vas na­ci­o­nais”, tran­qui­li­zou.

JOÃO GOMES |EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Fe­de­ra­ção An­go­la­na dos Des­por­tos Mo­to­ri­za­dos anun­ci­ou que o ór­gão que di­ri­ge tem em car­tei­ra vá­ri­as com­pe­ti­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.