Ben­fi­ca e Por­to apos­tam nos “oi­ta­vos”

Spor­ting num gru­po di­fí­cil com Bar­ce­lo­na e a Ju­ven­tus além do Olym­pi­a­kos

Jornal dos Desportos - - INTERNACIONAL -

Ali­ga mi­li­o­ná­ria da Eu­ro­pa es­tá de vol­ta a par­tir de ho­je, e em con­sequên­cia, as emo­ções do fu­te­bol ao mais al­to ní­vel na Eu­ro­pa e não só, uma ver­da­dei­ra ma­ra­to­na que os ma­dri­lis­tas do Re­al Ma­drid par­tem em bus­ca do ter­cei­ro tí­tu­lo con­se­cu­ti­vo, en­quan­to ou­tros co­los­sos po­si­ci­o­nam-se pa­ra o as­sal­to ao tro­féu, co­mo os in­gle­ses do City, do Uni­ted e do Chel­sea, os fran­ce­ses do Pa­ris Saint- Ger­main, os ale­mães do Bayern de Mu­ni­que.

En­tre os clu­bes lusos, Ben­fi­ca e FC Por­to par­tem pa­ra edi­ção 2017/18 da Li­ga dos Cam­peões em fu­te­bol, com o ob­jec­ti­vo de al­can­ça­rem os oi­ta­vos de fi­nal, fa­se que pa­re­ce "ve­da­da" ao Spor­ting, de ‘olhos’ na Li­ga Eu­ro­pa.

Os ‘en­car­na­dos’ têm pe­la fren­te um ‘tu­ba­rão’, o Man­ches­ter Uni­ted, de Jo­sé Mou­ri­nho, mas po­dem fi­car à fren­te do Ba­si­leia e do CSKA Mos­co­vo, en­quan­to o FC Por­to es­tá num gru­po im­pre­vi­sí­vel, com o Mó­na­co de Le­o­nar­do Jar­dim, Leip­zig e Be­sik­tas.

Por seu la­do, do Po­te 4, o Spor­ting sa­bia que di­fi­cil­men­te ia ter um gru­po que per­mi­tis­se so­nhar e não te­ve, da­das as pre­sen­ças de FC Bar­ce­lo­na e Ju­ven­tus, o Olym­pi­a­cos tam­bém não se afi­gu­ra co­mo ad­ver­sá­rio fá­cil.

A cum­prir uma oi­ta­va pre­sen­ça con­se­cu­ti­va, no­vo re­cor­de por­tu­guês de um to­tal de 13, o Ben­fi­ca par­te pa­ra man­ter o ple­no de apu­ra­men­to na ‘era’ Rui Vi­tó­ria, de­pois de che­gar aos ‘quar­tos’ em 2015/16, e aos ‘oi­ta­vos’ em 2016/17.

Com Se­fe­ro­vic, Ga­bri­el Bar­bo­sa, Dou­glas e Svi­lar co­mo no­vi­da­des, os ‘en­car­na­dos’ sur­gem ór­fãos de Eder­son, Nél­son Se­me­do, Lin­delöf e Mi­tro­glou, qua­tro jo­ga­do­res que fo­ram de­ter­mi­nan­tes na tem­po­ra­da tran­sac­ta.

O regressado Man­ches­ter Uni­ted, de­pois de uma in­cur­são na Li­ga Eu­ro­pa pa­ra ven­cer Bar­ce­lo­na e Ju­ven­tus vão re­e­di­tar meia-fi­nal pas­sa­da da Li­ga dos Cam­peões a pro­va, é o gran­de can­di­da­to ao pri­mei­ro lu­gar, mas era cla­ra­men­te em 2011/12, num agru­pa­men­to igual­men­te com o Ba­si­leia, e caiu. E, ao la­do dos ‘en­car­na­dos’, tam­bém ‘tom­bou’ em 2005/06. In­de­pen­den­te­men­te do pas­sa­do, os in­gle­ses são fa­vo­ri­tos no Gru­po A, com os ‘en­car­na­dos’ a lu­ta­rem pe­lo se­gun­do pos­to com Ba­si­leia e com o CSKA Mos­co­vo, du­as equi­pas que não têm as mes­mas cre­den­ci­ais, mas são ‘pe­ri­go­sas’.

Quan­to ao FC Por­to, não tem a ‘co­que­lu­che’ An­dré Sil­va, mas viu re­gres­sar Ri­car­do Pe­rei­ra, Abou­ba­kar ou Ma­re­ga, jo­ga­do­res com os quais o trei­na­dor Sér­gio Con­cei­ção con­ta cer­ta­men­te pa­ra con­se­guir uma boa es­treia na "Cham­pi­ons".

Na fa­se de gru­pos, pe­la 22.ª vez, e sé­ti­ma con­se­cu­ti­va, os ‘dra­gões’ ti­ve­ram a fe­li­ci­da­de de não en­con­trar uma ca­be­ça de sé­rie ina­ces­sí­vel (Mó­na­co), mas fi­ca­ram com um dos in­de­se­já­veis do Po­te 4 (Leip­zig) e um ‘in­có­mo­do’ Be­sik­tas, que traz Pe­pe e Ri­car­do Qu­a­res­ma de re­gres­so ao Dra­gão.De­pois da mag­ní­fi­ca épo­ca efec­tu­a­da em 2016/17, em que se sa­grou cam­peão fran­cês e che­gou às mei­as­fi­nais da Li­ga dos Cam­peões, o Mó­na­co per­deu Mbap­pé, Ber­nar­do Sil­va ou Mendy, mas con­ti­nua for­te com os ex -por­tis­tas Fal­cao e Mou­ti­nho.

Os mo­ne­gas­cos são os prin­ci­pais can­di­da­tos ao pri­mei­ro pos­to, mas ne­nhu­ma clas­si­fi­ca­ção - uma ou a mes­ma de ‘per­nas pa­ra o ar’ - vai ser uma gran­de sur­pre­sa, fa­ce ao po­de­rio dos vi­ce -cam­peões ale­mães e dos bi­cam­peões tur­cos.

Quan­to ao Spor­ting, apa­re­ce com uma equi­pa mui­to re­for­ça­da, fa­ce às en­tra­das de Fá­bio Co­en­trão, Mathi­eu, Acuña, Bru­no Fer­nan­des, Doum­bia, Pic­ci­ni ou Bat­ta­glia, em con­tra­pon­to com uma saí­da im­por­tan­te, a do ‘ca­pi­tão’ Adri­en.

Ain­da as­sim, a mai­or ca­pa­ci­da­de pa­re­ce in­su­fi­ci­en­te pa­ra ‘as­sus­tar’ o FC Bar­ce­lo­na, de Li­o­nel Mes­si, ou a Ju­ven­tus, de Pa­o­lo Dy­ba­la, du­as for­ma­ções que es­tão en­tre as for­tes can­di­da­tas a che­gar à fi­nal de Ki­ev, mes­mo com a per­da de Ney­mar,

AFP Bo­nuc­ci e Da­ni Al­ves.

Os ‘leões’ vão ter pe­la fren­te qua­tro jo­gos, de enor­me di­fi­cul­da­de, em prin­cí­pio fi­cam ‘li­mi­ta­dos’ a lu­tar pe­lo ter­cei­ro pos­to, al­go que não se afi­gu­ra fá­cil, fa­ce aos cró­ni­cos cam­peões gre­gos do Olym­pi­a­cos.

Na his­tó­ria da pro­va, o FC Por­to ul­tra­pas­sou por 13 ve­zes a fa­se de gru­pos, em 21 ten­ta­ti­vas, o Ben­fi­ca se­guiu em cin­co oca­siões pa­ra a fa­se a eli­mi­nar em 12, e o Spor­ting só atin­giu uma vez os ‘oi­ta­vos’ em se­te, pa­ra le­var 1-12 do Bayern Mu­ni­que.

A fa­se de gru­pos re­a­li­za-se de 12 de Se­tem­bro a 06 de De­zem­bro, com as 32 equi­pas di­vi­di­das em oi­to gru­pos de qua­tro. Os dois pri­mei­ros de ca­sa agru­pa­men­to se­guem pa­ra os oi­ta­vos de fi­nal mar­ca­dos pa­ra 13, 14, 20 e 21 de Fe­ve­rei­ro de 2018 (pri­mei­ra mão) e 06, 07, 13 e 14 de Mar­ço (se­gun­da).

Os quar­tos de fi­nal jo­gam-se a 03, 04, 10 e 11 de Abril, as mei­as-fi­nais a 24 e 25 de Abril, e 01 e 02 de Maio, e a fi­nal no Es­tá­dio Olím­pi­co de Ki­ev, na Ucrâ­nia, a 26 de Maio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.