AN­GO­LA COM SAFRA MEDIOCRE

Mar­ro­cos con­quis­ta pri­mei­ro lu­gar do Gru­po B da fa­se pre­li­mi­nar em Da­kar

Jornal dos Desportos - - PORTADA - ME­LO CLEMENTE | TUNÍS

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal de basquetebol, que par­ti­ci­pa no cam­pe­o­na­to afri­ca­no, te­rá ti­do o pi­or de­sem­pe­nho na fa­se de gru­pos nos úl­ti­mos 20 anos. A pre­sen­ça nos quar­tos-de-fi­nal, di­ga-se de pas­sa­gem, foi so­frí­vel.

Con­tra to­das as ex­pec­ta­ti­vas, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal de basquetebol em se­ni­o­res masculinos ocu­pou o se­gun­do lu­gar do Gru­po B da fa­se pre­li­mi­nar da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, vul­go Afro­bas­ket, sen­do su­pe­ra­do de for­ma sur­pre­en­den­te pe­la si­mi­lar de Mar­ro­cos.

Com um pal­ma­rés in­ve­já­vel, on­de se des­ta­cam as de­zas­se­te (17) me­da­lhas ar­re­ba­ta­das, sen­do on­ze (11) de ou­ro, qua­tro (4) de pra­ta e du­as (2) de bron­ze, os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos fo­ram in­ca­pa­zes de de­mons­tra­rem du­ran­te a fa­se pre­li­mi­nar da alu­di­da com­pe­ti­ção, is­to na ci­da­de de Da­kar, ca­pi­tal se­ne­ga­le­sa, o es­ta­tu­to que os­ten­tam não só no con­ti­nen­te ber­ço da hu­ma­ni­da­de as­sim co­mo a ní­vel mun­di­al.

Ape­sar de con­se­guir de for­ma a tan­gen­te o pas­se de aces­so aos quar­tos-de-fi­nal da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, a exi­bi­ção pa­ten­te­a­da em Da­kar, Se­ne­gal, pal­co dos gru­pos B e D, fi­cou mui­to aquém do ha­bi­tu­al.

Os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos, ago­ra na ver­são Ma­nu­el Sil­va "Gi", ti­ve­ram de se em­pe­nhar ao má­xi­mo pa­ra ul­tra­pas­sa­rem os seus ad­ver­sá­ri­os, fun­da­men­tal­men­te, o Ugan­da, a qu­em ven­ceu por 94-89, após pro­lon­ga­men­to, de­pois de uma igual­da­de a 84 pon­tos, e Mar­ro­cos, com qu­em per­deu por 60-53, num pré­lio on­de a Se­lec­ção es­te­ve sim­ples­men­te ir­re­co­nhe­cí­vel.

A se­lec­ção do Ugan­da, que no ran­king mun­di­al não tem qual­quer pon­tu­a­ção, es­te­ve à bei­ra de pro­ta­go­ni­zar a sua mai­or fa­ça­nha a ní­vel da "bo­la ao ces­to", ba­ten­do os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos.

A ins­pi­ra­ção de Car­los Mo­rais, ex­tre­mo ba­se do Sport Lisboa e Ben­fi­ca, Ya­nick Mo­rei­ra, pos­te a ca­mi­nho da Rús­sia, Le­o­nel Pau­lo, com 21, 13 e 12 pon­tos res­pec­ti­va­men­te, li­vra­ram o cin­co na­ci­o­nal da mai­or hu­mi­lha­ção de to­dos os tem­pos. O mau co­me­ço de pro­va veio a con­fir­mar-se na se­gun­da jor­na­da da fa­se pre­li­mi­nar da re­fe­ri­da com­pe­ti­ção, on­de os ac­tu­ais vi­ce-cam­peões afri­ca­nos aca­ba­ram der­ro­ta­dos pe­la se­lec­ção mar­ro­qui­na por 60-53, de­sa­fio em que os an­go­la­nos fo­ram in­ca­pa­zes de pro­por­ci­o­nar o basquetebol que lhes é ca­rac­te­rís­ti­co.Com o apu­ra­men­to em ris­co pa­ra os quar­tos-de-fi­nal e de­pois de uma reu­nião de emer­gên­cia, nu­ma or­ga­ni­za­ção do ho­mem for­te da di­rec­ção da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Basquetebol (FAB), Hélder Mar­tins da Cruz "Ma­ne­da", en­vol­ven­do jo­ga­do­res e a equi­pa téc­ni­ca, o com­bi­na­do na­ci­o­nal con­se­guiu dar uma res­pos­ta dig­na na der­ra­dei­ra jor­na­da do Gru­po B, fren­te a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na, a qu­em ven­ceu por cla­ros 66-44.

A par­ti­da fi­cou mar­ca­da sem som­bras de dú­vi­das com vá­ri­os cor­tes de ener­gia re­gis­ta­do no ar­cai­co Pa­vi­lhão Ma­rius Ndi­aye, re­cin­to que a mais de vin­te (20) não re­ce­be obras de res­tau­ro.

O árbitro ma­li­a­no, Mai­ga You­suf, fez tu­do pa­ra re­ti­rar a qua­li­fi­ca­ção do cin­co na­ci­o­nal, ao con­trá­rio dos seus "com­pa­nhei­ros", Fa­brí­cio, da Ar­gen­ti­na, e Bo­ris Shul­ga, da Ucrâ­nia, que fi­ze­ram uma ar­bi­tra­gem exem­plar.

En­tre­tan­to, as más exi­bi­ções pa­ten­te­a­das pe­la Se­lec­ção Na­ci­o­nal na fa­se de gru­pos de­vem­se, pro­va­vel­men­te, ao tempo em que fi­cou sem "com­pe­tir" em Lu­an­da, de­pois de ter re­gres­sa­do da Re­pú­bli­ca Po­pu­lar da Chi­na, on­de ha­via cum­pri­do um es­tá­gio pré-com­pe­ti­ti­vo de apro­xi­ma­da­men­te três se­ma­nas e meia.

Os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos de­vi­am re­a­li­zar o úl­ti­mo tes­te, an­tes de se­guir vi­a­gem pa­ra a ca­pi­tal se­ne­ga­le­sa, Da­kar, no tor­neio in­ter­na­ci­o­nal de Lu­an­da, pro­va que a di­rec­ção da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Basquetebol de­ci­diu can­ce­lar, ale­ga­da­men­te, por­que as se­lec­ções con­vi­da­das pa­ra o even­to, de­sig­na­da­men­te, Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go e Áfri­ca do Sul não ha­via fei­to as ins­cri­ções nas da­tas pre­vi­a­men­te de­ci­di­da pe­la or­ga­ni­za­ção.

Na al­tu­ra, o se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal, Ma­nu­el Sil­va "Gi" mi­ni­mi­zou por e sim­ples­men­te o can­ce­la­men­to do re­fe­ri­do tor­neio in­ter­na­ci­o­nal.

KINDALA MA­NU­EL| TUNÍS | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mau co­me­ço de pro­va fi­cou pa­ra trás e ago­ra os olhos es­tão vi­ra­dos pa­ra os quar­tos-de-fi­nal que ar­ran­ca ama­nhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.