ADEUS AO TÍTULO

Mei­as-fi­nais dis­pu­tam-se ho­je com a Tu­ní­sia a de­fron­tar o Mar­ro­cos e a Ni­gé­ria a me­dir for­ças com o Se­ne­gal.

Jornal dos Desportos - - PORTADA - MELO CLEMENTE | TUNÍS

Afal­ta de lei­tu­ra na pon­ta final por par­te do se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal, em que dei­xou no ban­co por lar­gos mi­nu­tos, a sua me­lhor uni­da­de, Le­o­nel Paulo, aca­bou por di­tar a der­ro­ta de Angola on­tem fren­te ao Se­ne­gal, no Pa­vi­lhão de Ra­des, por 57-66, no en­cer­ra­men­to dos quartos-de-final da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, vul­go Afrobasket.

Com es­te triun­fo, por si­nal, se­gun­do con­se­cu­ti­vo num es­pa­ço de dois anos, os se­ne­ga­le­ses vão en­fren­tar ho­je, sex­ta­fei­ra, os ni­ge­ri­a­nos, a par­tir das 20h39 mi­nu­tos, para a se­gun­da meia-final.

Com o jo­vem Le­an­dro da Con­cei­ção a ser-lhe atri­buí­do à con­du­ção do jo­go ofen­si­vo, a Selecção Na­ci­o­nal en­trou me­lhor no de­sa­fio, inau­gu­ran­do a mar­cha do mar­ca­dor com um lan­ça­men­to a lon­ga dis­tân­cia, pro­ta­go­ni­za­do pe­lo ex­tre­mo pos­te do Petro de Luanda, Le­o­nel Paulo.

Aliás, os três lan­ça­men­tos con­ver­ti­dos pe­los hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos no quar­to ini­ci­al ti­ve­ram o ca­rim­bo do ex­tre­mo pos­te pe­tro­lí­fe­ro, que as­su­miu a si as des­pe­sas do jo­go nes­ta eta­pa.

Edu­ar­do Min­gas com uma mar­ca­ção im­pi­e­do­sa ao cra­que Gir­gui Di­eng, a es­tre­la se­ne­ga­le­sa que mi­li­ta no Min­ne­so­ta Tim­berwol­ves, viu-se im­pos­si­bi­li­ta­do de "vi­o­lar" a ces­ta con­trá­ria por vá­ri­as oca­siões.

A dois mi­nu­tos do ter­mo do pri­mei­ro pe­río­do, Di­eng ha­via ano­ta­do ape­nas um pon­to. Nes­ta fa­se de jo­go re­gis­ta­ram-se di­as igual­da­des (5-5 e 10-10). Com a saí­da de Le­o­nel Paulo na pon­ta final do quar­to ini­ci­al, em vir­tu­de de atin­gi­do du­as fal­tas, o ata­que do cin­co na­ci­o­nal per- deu al­gum ful­gor, ten­do os se­ne­ga­le­ses ter­mi­na­do em van­ta­gem de três pon­tos (16-19).

A Selecção Na­ci­o­nal man­te­ve a co­e­são de­fen­si­va no se­gun­do pe­río­do, al­tu­ra em que os no­va­tos, no­me­a­da­men­te, Le­an­dro da Con­cei­ção, Ger­son Gon­çal­ves "Lu­ke­nia" e Sí­vio Sou­sa as­su­mi­am as des­pe­sas do ata­que.

An­te a ex­ce­len­te postura de­fen­si­va dos an­go­la­nos, os se­ne­ga­le­ses fo­ram obri­ga­dos a jo­gar dis­tan­te da zo­na do ri­gor (de­bai­xo da ces­ta). Nes­te pe­río­do, os hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos ven­ce­ram no par­ci­al, por 21-15, o que per­fez 37-34, ao ca­bo dos pri­mei­ros vin­te mi­nu­tos, a fa­vor da Selecção Na­ci­o­nal. Le­an­dro da Con­cei­ção no so­ar do api­to man­dou uma "bom­ba" dos seis me­tros e se­ten­ta e cin­co.O ter­cei­ro pe­río­do co­me­çou a fei­ção

ANGOLA PERDE COM SE­NE­GAL NOS QUARTOS DE FINAL DO AFROBASKET

KINDALA MANUEL| TUNÍS | EDIÇÕES NOVEMBRO

Car­los Mo­rais es­te­ve sim­ples­men­te apa­ga­do no de­sa­fio de on­tem que di­tou o afas­ta­men­to do con­jun­to na­ci­o­nal da com­pe­ti­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.