FEDERAÇÃO PREPARA TRIBUTO À SELECÇÃO

In­te­gran­tes da equi­pa na­ci­o­nal re­gres­sam ho­je de­pois da ex­ce­len­te clas­si­fi­ca­ção no Mun­di­al

Jornal dos Desportos - - PORTADA - SILVA CACUTI

A Federação An­go­la­na de Pa­ti­na­gem (FAP) es­tá a pre­pa­rar uma ho­me­na­gem à Selecção Na­ci­o­nal sé­ni­or mas­cu­li­na de hóquei em patins que con­quis­tou, de for­ma iné­di­ta, o quin­to lu­gar do 43º cam­pe­o­na­to do mun­do, dis­pu­ta­do em Nan­jing, Chi­na, no âm­bi­to da pri­mei­ra edi­ção dos jo­gos mun­di­ais da pa­ti­na­gem. A in­for­ma­ção foi pres­ta­da ao Jor­nal dos Des­por­tos por Hi­ron­di­no Gar­cia, pre­si­den­te da FAP.

O ges­to da federação não tem ain­da uma da­ta mar­ca­da pe­lo fac­to do gru­po da selecção não po­der re­gres­sar ho­je com­ple­to. Ape­nas che­gam qua­tro atletas e os mem­bros da equi­pa téc­ni­ca, ra­zão pe­la qual, in­for­mou, a FAP vai en­con­trar uma da­ta que per­mi­ta a vin­da dos de­mais in­te­gran­tes da selecção que evo­lu­em na Eu­ro­pa. "Es­ta­mos a ela­bo­rar um pla­no de ac­ção por for­ma a en­con­trar al­gu­ma da­ta para que to­dos es­te­jam cá para se­rem ho­me­na­ge­a­dos, não é fá­cil, é um es­for­ço que va­mos fa­zer, den­tro do qua­dro de di­fi­cul­da­des, co­mo fi­ze­mos já para que a equi­pa fos­se jo­gar", dis­se.

A Selecção Na­ci­o­nal foi cons­ti­tuí­da por atletas que evo­lu­em no país e ou­tros que jo­gam em equi­pas eu­ro­pei­as. Ho­je re­gres­sam ao país qua­tro atletas que evo­lu­em no país, no­me­a­da­men­te Es­te­vão Da­la, Ar­gen­ti­no Agos­ti­nho "Ti­no", Adil­son Ban­go "Pi" e An­der­son Silva "Nery".

Re­gres­sam tam­bém os in­te­gran­tes da equi­pa téc­ni­ca co­man­da­da por Fernando Fal­lé e Edu­ar­do Vic­tor "Du­ke".

Hi­ron­di­no Gar­cia fez sa­ber que ape­sar do re­sul­ta­do iné­di­to para o hóquei em patins an­go­la­no a so­ci­e­da­de mos­tra-se in­di­fe­ren­te. "Ape­nas re­ce­be­mos fe­li­ci­ta­ções pes­so­ais de Pe­dro Go­di­nho, pre­si­den­te da federação de an­de­bol, é um ges­to, agra­de­ce­mos e va­mos con­ti­nu­ar a tra­ba­lhar, por­que não es­ta­mos mor­tos"

Es­ta foi a mai­or re­pre­sen­ta­ção de atletas que evo­lu­em no país na Selecção Na­ci­o­nal. Par­ti­ci­pa­ram tam­bém da con­quis­ta do re­sul­ta­do histórico os ho­quis­tas An­dré Cen­te­no do Pa­ço de Ar­cos de Por­tu­gal. João Pin­to (Spor­ting Clu­be de Lis­boa), Hum­ber­to Men­des (Noia de Es­pa­nha), João Vi­ei­ra "Johe" (Cam­de­lá­ria), Mar­tin Paye­ro (Li­ceo de la Co­ruña) e Fran­cis­co Ve­lu­do (HC de Bra­ga).

Angola ti­nha co­mo me­lhor re­gis­to em mun­di­ais o sex­to lu­gar, con­se­gui­do na edi­ção de 2009, em Vi­go. A pro­va de Nan­jing foi con­quis­ta­da pe­la Es­pa­nha. Angola efec­tu­ou seis jo­gos e con­sen­tiu uma úni­ca der­ro­ta, di­an­te da Ar­gen­ti­na.

Ecos do quin­to lu­gar mun­di­al da Selecção Na­ci­o­nal de hóquei em patins con­ti­nu­am a res­so­ar

KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.