JO­SÉ KILAMBA

Jornal dos Desportos - - FUTEBOL - GH

O cur­so de trei­na­do­res de fu­te­bol de ní­vel I, que ar­ran­cou na ter­ça­fei­ra no Lubango, com a fi­na­li­da­de de po­ten­ci­ar e qua­li­fi­car os jo­vens que an­sei­am abra­çar a car­rei­ra, con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de 90 for­man­dos, em re­pre­sen­ta­ção de no­ve pro­vín­ci­as.

Du­ran­te 15 di­as, nos pe­río­dos da ma­nhã e tar­de, os par­ti­ci­pan­tes vão to­mar co­nhe­ci­men­to de ma­té­ri­as so­bre me­to­do­lo­gia de trei­no téc­ni­co e tác­ti­co, ca­pa­ci­da­de mo­to­ra, Lei de Jo­go, Scou­ting, Psi­co­lo­gia do Des­por­to, Pri­mei­ros So­cor­ros, en­tre ou­tros.

O se­cre­tá­rio -ge­ral da As­so­ci­a­ção de Trei­na­do­res de Fu­te­bol de Angola (ATEFA), Jo­sé Kilamba, que pro­ce­deu a aber­tu­ra ofi­ci­al do cur­so, ex­pli­cou que a ac­ção for­ma­ti­va que es­tá a ser da­da aos jo­vens, é ne­ces­sá­ria e im­por­tan­te na me­di­da em que pa­ra ser trei­na­dor por ex­ce­lên­cia, tem de obe­de­cer a de­ter­mi­na­dos pas­sos. Avan­çou que es­ses pas­sos, pas­sam jus­ta­men­te pe­la ob­ten­ção das licenças C, B ou A, pois só as­sim, é que os trei­na­do­res po­dem sen­tar no banco e di­ri­gir jo­gos. “Co­mo te­mos um le­que de trei­na­do­res que pre­ci­sam de di­ri­gir equi­pas, es­ta­mos a dar a pos­si­bi­li­da­de de­les fa­ze­rem o cur­so bá­si­co, pa­ra quan­do es­ti­ve­rem na con­di­ção de fa­zer o cur­so da li­cen­ça C, es­ta­rem em con­di­ções de cor­res­pon­der com as exi­gên­ci­as do cur­so”, es­cla­re­ceu. Jo­sé Kilamba in­di­cou que o cur­so além de pa­go, é di­fí­cil.

“É um cur­so, que as va­lên­ci­as do pon­to de vis­ta de ela­bo­ra­ção das pro­vas, têm de sa­ber. Se não sou­be­rem, os for­man­dos não são ha­bi­li­ta­dos a exer­cer a ac­ti­vi­da­de. A ATEFA só es­tá a fa­ci­li­tar”, fri­sou.

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.