Des­co­ber­ta re­de de cor­rup­ção nos Es­ta­dos Uni­dos

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES -

A Jus­ti­ça dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca pren­deu e de­nun­ci­ou 10 pes­so­as, na ter­ça-fei­ra, en­vol­vi­das no re­ce­bi­men­to ou pa­ga­men­to de su­bor­nos pa­ra en­ca­mi­nhar os jo­ga­do­res a de­ter­mi­na­das uni­ver­si­da­des. En­tre os acu­sa­dos cons­ta um di­ri­gen­te da Adi­das e trei­na­do­res de basquetebol uni­ver­si­tá­rio, co­mo Chuck Per­son, ex-jo­ga­dor da NBA.

Os de­ti­dos são acu­sa­dos de frau­de e cor­rup­ção, de­pois da in­ves­ti­ga­ção que du­rou dois anos e que con­tou com agen­tes in­fil­tra­dos e cen­te­nas de gra­va­ções se­cre­tas, in­for­mou o De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça.

Se­gun­do uma das três ac­tas de acu­sa­ção, Jim Gat­to, di­rec­tor de mar­ke­ting des­por­ti­vo glo­bal pa­ra basquetebol na Adi­das, con­cor­dou com os téc­ni­cos em pa­gar atle­tas do en­si­no mé­dio. O ob­jec­ti­vo era que es­ses po­ten­ci­ais jo­ga­do­res de­fen­des­sem uni­ver­si­da­des, pa­tro­ci­na­das pe­la em­pre­sa de ma­te­ri­al des­por­ti­vo ale­mã.

Em um dos ca­sos, Gat­to e ou­tros acu­sa­dos são sus­pei­tos de pa­ga­rem 100 mil dó­la­res à fa­mí­lia de um jo­vem jo­ga­dor do en­si­no mé­dio, não identificado, pa­ra con­ven­cê-lo a es­tu­dar nu­ma uni­ver­si­da­de de Ken­tucky.

A acu­sa­ção não iden­ti­fi­ca a uni­ver­si­da­de. A im­pren­sa ame­ri­ca­na acha que po­de ser a Uni­ver­si­da­de de Louis­vil­le, que as­si­nou con­tra­to de pa­tro­cí­nio de 160 milhões de dó­la­res com a Adi­das, em Agos­to. Se for con­fir­ma­do, se­ria ou­tro du­ro gol­pe pa­ra a ins­ti­tui­ção, que es­te­ve en­vol­vi­da em es­cân­da­los so­bre os mé­to­dos de re­cru­ta­men­to de jo­ga­do­res de basquetebol. O pro­ces­so in­cluía, en­tre ou­tras coi­sas, ser­vi­ço de pros­ti­tu­tas co­mo di­fe­ren­ci­al.

"Ho­je, fi­ca­mos a sa­ber que in­ves­ti­ga­do­res fe­de­rais pren­de­ram um em­pre­ga­do da Adi­das, mas não es­ta­mos ci­en­te de ne­nhu­ma má con­du­ta. Co­o­pe­ra­mos to­tal­men­te com as au­to­ri­da­des pa­ra en­ten­der mais", dis­se à AFP um por­ta-voz da Adi­das nos Es­ta­dos Uni­dos.

A NCAA e a uni­ver­si­da­de de Louis­vil­le não res­pon­de­ram ao pe­di­do da AFP, pa­ra co­men­tar a in­for­ma­ção.

Agen­tes in­fil­tra­dos e gra­va­ções se­cre­tas le­va­ram a des­co­ber­ta de uma re­de de frau­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.