Gran­de Pré­mio He­rói Na­ci­o­nal abre épo­ca ama­nhã

No ca­len­dá­rio da fe­de­ra­ção cons­ta vin­te uma pro­vas das quais oi­tos cam­pe­o­na­tos na­ci­o­nais

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - SIL­VA CACUTI

Ain­tro­du­ção dos fes­ti­vais por es­pe­ci­a­li­da­des é uma das no­tas de re­al­ce do ca­len­dá­rio de com­pe­ti­ções da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo (FAA) de Atle­tis­mo, re­fe­ren­te à tem­po­ra­da 2017/2018, apre­sen­ta­do on­tem em conferência de im­pren­sa re­a­li­za­da na Galeria dos Des­por­tos.

A épo­ca abre ama­nhã com a dis­pu­ta do Gran­de Pré­mio He­rói Na­ci­o­nal e de­ve en­cer­rar a 31 de Agos­to de 2018, com a dis­pu­ta da 6ª edi­ção do GP Cuí­to Ci­da­de In­vic­ta, no Bié.

O ca­len­dá­rio cons­ta de um to­tal de 21 pro­vas, das quais oi­to cam­pe­o­na­tos na­ci­o­nais. A no­vi­da­de é que os cam­pe­o­na­tos na­ci­o­nais pas­sam a adop­tar o no­me da em­pre­sa Bru­man­gol, que pas­sa a ser o prin­ci­pal pa­tro­ci­na­dor da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Atle­tis­mo (FAA).

Os fes­ti­vais que surgem pe­la pri­mei­ra vez no ca­len­dá­rio de com­pe­ti­ções vi­sam, se­gun­do ex­pli­ca­ção de Or­lan­do Bo­ni­fá­cio, di­rec­tor téc­ni­co da FAA, têm por ob­jec­ti­vo "pro­mo­ver e mas­si­fi­car as es­pe­ci­a­li­da­des em cau­sa".

Os fes­ti­vais, ex­pli­cou, pa­ra o ca­so das ve­lo­ci­da­des e sal­tos, "in­clu­em dis­tân­ci­as que não são in­te­gra­das nas dis­pu­tas dos cam­pe­o­na­tos na­ci­o­nais. São de par­ti­ci­pa­ção aber­ta, por atle­tas fe­de­ra­dos, po­pu­la­res, es­tu­dan­tes e pa­ra­lím­pi­cos de to­das as fai­xas etá­ri­as. Ser­vem tam­bém pa­ra a cap­ta­ção de ta­len­tos".

Em Ou­tu­bro, sem da­ta in­di­ca­da, na ci­da­de do Lu­ban­go, re­a­li­za-se o pri­mei­ro dos três fes­ti­vais, que cor­po­ri­za dis­ci­pli­nas de meio fun­do e fun­do. Em Abril de 2018 dis­pu­ta-se o fes­ti­val de lan­ça­men­tos, em Mo­çâ­me­des e, em Maio, re­a­li­za-se o fes­ti­val de ve­lo­ci­da­des e sal­tos, em Lu­an­da.

Do ca­len­dá­rio apre­sen­ta­do cons­ta a 62ª edi­ção da São Sil­ves­tre, que vai ser apre­sen­ta­da a 20 do pró­xi­mo mês de Ou­tru­bro.

FUN­DA­ÇÃO NE­TO FAZ PAR­CE­RIA

Pe­la pri­mei­ra vez a Fun­da­ção Agos­ti­nho Ne­to faz par­ce­ria com a FAA na or­ga­ni­za­ção do Gran­de Pré­mio He­rói Na­ci­o­nal, pro­va de es­tra­da, que tra­di­ci­o­nal­men­te abre a épo­ca do atle­tis­mo an­go­la­no. Es­te ano a pro­va dis­pu­ta-se ama­nhã, e mar­ca o en­cer­ra­men­to das ac­ti­vi­da­des alu­si­vas às co­me­mo­ra­ções da jor­na­da do He­rói Na­ci­o­nal, ao con­trá­rio de ou­tros anos em que a pro­va se dis­pu­ta­va por oca­sião do 17 de Se­tem­bro, dia con­sa­gra­do à efe­mé­ri­de.

Se­gun­do a fe­de­ra­ção, com a par­ce­ria a pro­va vai pas­sar a dis­pu­tar-se em vá­ri­as ci­da­des, obe­de­cen­do ao cri­té­rio de­fi­ni­do pa­ra a ce­le­bra­ção do dia do he­rói na­ci­o­nal.

Cer­ca de 200 par­ti­ci­pan­tes são es­pe­ra­dos. A or­ga­ni­za­ção, até on­tem ti­nha con­fir­ma­do cer­ca de 100 ins­cri­tos e pre­via mai­or ade­são às ins­cri­ções pa­ra ho­je, úl­ti­mo dia.

A pro­va par­te às 7H30, no Pon­to Fi­nal, Ilha de Lu­an­da e tem che­ga­da pre­vis­ta pa­ra zo­na do me­mo­ri­al Agos­ti­nho Ne­to.

A or­ga­ni­za­ção anun­ci­ou que tu­do está a pos­tos pa­ra o su­ces­so da pro­va. "O per­cur­so, de 10 km, está ap­to, já foi vis­to­ri­a­do e aguar­da­mos pe­la ho­ra do ti­ro de lar­ga­da".

Du­ran­te a conferência de im­pren­sa fo­ram tam­bém anun­ci­a­dos os pré­mi­os aos ven­ce­do­res des­ta com­pe­ti­ção. O pré­mio de mai­or va­lor vai pa­ra a clas­se de atle­tas fe­de­ra­dos, em que os ven­ce­do­res (mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no) vão re­ce­ber 50 mil Kwan­zas. Ao se­gun­do e ter­cei­ro clas­si­fi­ca­dos a or­ga­ni­za­ção vai pa­gar 35 e 25 mil Kwan­zas.

O me­nor pré­mio está re­ser­va­do pa­ra os po­pu­la­res cu­jo pa­co­te de pré­mi­os ins­cre­ve 30, 20 e 15 mil Kwan­zas, res­pec­ti­va­men­te, pa­ra os três pri­mei­ros clas­si­fi­ca­dos.

Pa­ra os atle­tas pa­ra­lím­pi­cos o pré­mio pre­vis­to é de 40, 25 e 15 mil Kwan­zas.

JO­SÉ SO­A­RES | EDIÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.