Jú­lio la­men­ta si­lên­cio da FAB

As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Bas­que­te­bol de Lu­an­da adia o cam­pe­o­na­to

Jornal dos Desportos - - MODALIDADES - ME­LO CLEMENTE

Osi­lên­cio a que es­tá re­mi­ti­da a di­rec­ção da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Bas­que­te­bol (FAB), en­ca­be­ça­da por Hél­der Mar­tins da Cruz "Ma­ne­da", dei­xa in­sa­tis­fei­ta a As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Bas­que­te­bol de Lu­an­da (Ap­bl), li­de­ra­da pe­lo an­ti­go juiz in­ter­na­ci­o­nal, Car­los Jú­lio.

Ao con­trá­rio do que se es­pe­ra­va, o ac­tu­al elen­co do ór­gão rei­tor da mo­da­li­da­de, não tem o seu fi­li­a­do de Lu­an­da co­mo in­ter­lo­cu­tor vá­li­do, pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da dis­ci­pli­na, na­que­le que é se­gu­ra­men­te um dos mai­o­res po­los de de­sen­vol­vi­men­to da "bo­la ao ces­to".

O fac­to foi re­ve­la­do na quin­ta-fei­ra, pe­lo pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Bas­que­te­bol de Lu­an­da (Pp­bl), Car­los Jú­lio, du­ran­te o pro­gra­ma da bo­la ao ces­to da Rá­dio Cin­co, ca­nal des­por­ti­vo da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la.

De­pois da de­sis­tên­cia da Se­lec­ção Na­ci­o­nal de Sub-16, em mas­cu­li­no, no afri­ca­no da ca­te­go­ria, ale­ga­da­men­te por adul­te­ra­ção de ida­des de cin­co in­te­gran­tes, a di­rec­ção da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al da Bas­que­te­bol de Lu­an­da en­de­re­çou uma car­ta a so­li­ci­tar o es­cla­re­ci­men­to ofi­ci­al do ór­gão rei­tor da mo­da­li­da­de, es­ta pre­fe­riu re­me­ter-se ao si­lên­cio, co­mo de res­to acon­te­ce des­te que as­su­miu os des­ti­nos da mo­da­li­da­de no país.

"In­fe­liz­men­te, nós As­so­ci­a­ção pro­vin­ci­al, não te­mos a aber­tu­ra que se es­pe­ra­va, por­que a di­rec­ção da Fe­de­ra­ção pre­fe­re re­me­ter-se ao si­lên­cio. Quan­do An­go­la de­sis­tiu do Afro­bas­ket de Sub-16, em mas­cu­li­nos, ti­ve­mos a in­for­ma­ção de for­ma ofi­ci­o­sa, que a se­lec­ção não se­guiu vi­a­gem pa­ra o pal­co da com­pe­ti­ção, por­que fo­ram des­co­ber­tos qua­tro a cin­co atle­tas, com as ida­des adul­te­ra­das. Co­mo os con­vo­ca­dos par­ti­ci­pa­ram do pro­vin­ci­al, en­de­re­ça­mos uma car­ta à Fe­de­ra­ção, no sen­ti­do de ter­mos o es­cla­re­ci­men­to ofi­ci­al, na ver­da­de é que até ho­je não re­ce­be­mos qual­quer res­pos­ta", de­sa­ba­fou o an­ti­go juiz in­ter­na­ci­o­nal que aban­do­nou o api­to o ano pas­sa­do.

Car­los Jú­lio la­men­tou, por ou­tro la­do, o fac­to da ins­ti­tui­ção não or­ga­ni­zar a dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Pro­vin­ci­al, com­pe­ti­ção que an­te­ce­de a aber­tu­ra da épo­ca des­por­ti­va na­ci­o­nal.

De acor­do com o pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Bas­que­te­bol de Lu­an­da (Ap­bl), a re­a­li­za­ção do Afro­bas­ket em se­ni­o­res mas­cu­li­no, bem co­mo o ar­ran­que das eli­mi­na­tó­ri­as pa­ra a Co­pa do Mun­do, que co­me­ça em No­vem­bro, fo­ram as prin­ci­pais ra­zões do can­ce­la­men­to do pro­vin­ci­al de Lu­an­da.

"De fac­to ,a re­a­li­za­ção do cam­pe­o­na­to afri­ca­no, em Se­tem­bro, as­sim o no­vo fi­gu­ri­no pa­ra o apu­ra­men­to a Co­pa do Mun­do de 2019, na Chi­na, cu­ja eli­mi­na­tó­ri­as ar­ran­cam em No­vem­bro, aca­ba­ram por con­tri­buir pa­ra o can­ce­la­men­to do pro­vin­ci­al, por um la­do, por ou­tro, acho que fal­tou o tão de­se­ja­do diá­lo­go que não exis­te en­tre a di­rec­ção da Fe­de­ra­ção e a nos­sa As­so­ci­a­ção, pa­ra se en­con­trar uma saí­da que não fos­se o can­ce­la­men­to da pro­va", la­men­to Car­los Jú­lio.

O res­pon­sá­vel as­se­gu­rou, a re­a­li­za­ção pa­ra o mês de Ou­tu­bro, do Tor­neio Vic­to­ri­no Cu­nha de bas­que­te­bol, em se­ni­o­res mas­cu­li­no.

" Nós As­so­ci­a­ção va­mos as­se­gu­rar a par­te téc­ni­ca, do Tor­neio Vic­to­ri­no Cu­nha, uma or­ga­ni­za­ção da di­rec­ção do Clu­be Cen­tral das For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas", fi­na­li­zou.

En­tre­tan­to, os mem­bros da di­rec­ção da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Bas­que­te­bol (FAB) es­tão a ana­li­sar, nes­ta al­tu­ra, o re­la­tó­rio do se­lec­ci­o­na­dor na­ci­o­nal dos hen­de­ca­cam­peões afri­ca­nos, Ma­nu­el Sil­va "Gi", so­bre a par­ti­ci­pa­ção do cin­co na­ci­o­nal na fa­se fi­nal da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções (Afro­bas­ket), em que não foi pa­ra além do sé­ti­mo lu­gar.

M MACHANGONGO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

An­ti­go ár­bi­tro in­ter­na­ci­o­nal quer mais aber­tu­ra da ac­tu­al di­rec­ção da fe­de­ra­ção an­go­la­na da mo­da­li­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.