So­mos de uma fa­mí­lia de des­por­tis­tas

Jornal dos Desportos - - ESTRELA DO FUTURO -

Ós­car Men­des e Ida­li­na Fu­ta são os pro­ge­ni­to­res do ado­les­cen­te Ós­car, que des­pon­ta no es­ca­lão de ini­ci­a­dos de fu­te­bol, do Pe­tro de Lu­an­da. Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal dos Des­por­tos,o pai do me­ni­no dis­se, que o en­se­jo co­me­çou des­de ce­do.

"Sem­pre gos­tou de fu­te­bol, e exi­gia co­mo brin­que­do a bo­la. Pe­la for­ma res­pon­sá­vel e a de­di­ca­ção com que en­ca­ra o des­por­to, não te­nho dú­vi­das de que pos­sa vir a ter um fu­tu­ro pro­mis­sor no fu­te­bol, e po­de che­gar até on­de o pai não che­gou, por­que ele vem de uma fa­mí­lia de des­por­tis­tas.

JD- Co­mo sur­giu a ideia de abra­çar a mo­da­li­da­de?

Des­de pe­que­no, que o Ós­car co­me­çou a mos­trar es­sa von­ta­de, is­so, por­que tam­bém via a pai jo­gar, eu gos­to do fu­te­bol e já pra­ti­quei quan­do mui­to jo­vem. Pen­so, que es­te con­tac­to com a bo­la o in­cen­ti­vou. Ele pra­ti­ca­va na rua, ti­nha bom his­to­ri­al, mas eu não qu­e­ria que en­tras­se ce­do pa­ra um clu­be, dei­xei-o cres­cer um pou­co mais, e o ano pas­sa­do de­ci­di en­qua­dra- lo no Pe­tro de Lu­an­da.

JD- Com quan­tos anos co­me­çou a pra­ti­car?

Co­mo já dis­se co­me­çou ce­do, mas não es­ta­va in­te­gra­do em ne­nhum clu­be. Den­tro das nor­mas do des­por­to, trei­na há me­nos de um ano.

JD- Os pais não se opu­se­ram a is­so?

Não de for­ma ne­nhu­ma. Pe­lo con­trá­rio, sem­pre apoi­a­mos a ideia e in­cen­ti­va­mos a con­ti­nu­ar, e a aju­dar em tu­do de que ne­ces­si­ta.

JD- Qu­em apoia o ra­paz em ter­mos de trans­por­tes pa­ra os trei­nos?

Eu le­vo-o, pe­la ma­nhã, aos trei­nos, e ele re­gres­sa so­zi­nho por vol­ta das 10 ho­ras.

JD- Ele con­se­gue con­ci­li­ar o des­por­to com os es­tu­dos?

Con­se­gue. Os trei­nos são fei­tos pe­la ma­nhã, e as au­las são de tar­de. Os fu­te­bol não lhe atra­pa­lha em na­da, até por­que é um ex­ce­len­te alu­no.

JD- Co­mo pais acre­di­tam no po­ten­ci­al des­por­ti­vo do fi­lho?

Sim, acre­di­ta­mos. Ele tem mui­ta von­ta­de de se­guir em fren­te, e Deus vai aju­dá-lo a con­cre­ti­zar o so­nho.

JD- Já há his­tó­ri­co de des­por­tis­tas na fa­mí­lia?

Te­mos um his­to­ri­al gran­de de des­por­tis­tas na fa­mí­lia. Sou pri­mo do Zi­co, que jo­ga no Pe­tro de Lu­an­da, eu pes­so­al­men­te jo­guei no Pro­gres­so, es­ti­ve tam­bém nas equi­pas da For­ça Aé­rea e do Exér­ci­to, te­nho um ir­mão que jo­ga no Li­bo­lo, e o meu pai tam­bém foi jo­ga­dor de fu­te­bol.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.